A desigualdade entre as camadas sociais está presente no Brasil desde o seu descobrimento. Atualmente, não raro, observa-se através das mídias televisiva ou social, que o Brasil vem enfrentando problemas relacionados à desigualdade social. Nesse sentido, tais problemas têm como base: a má distribuição de renda á população, e a omissão do Governo no gerenciamento e na aplicação de verbas públicas ao país.
Segundo dados da ONU, o Brasil é o décimo país mais desigual do planeta. Nesse contexto, é válido salientar que essa situação é gerada e expandida por meio da má distribuição de renda a população, trazendo como consequência a baixa oferta de empregos á população, que por conseguinte, além de afetar a qualidade de vida da população, a situação econômica do país que remedia a problemática por meio de políticas assistenciais, se mostram incompletas, no que tange, a disparidade econômica.
Além disso, observa-se que preocupações associadas á desigualdade social no Brasil, não só existem como vem crescendo a cada dia. Por conta disso, nota-se que a omissão do Governo no gerenciamento e aplicação de verbas públicas no país, é visto como impulsionador do problema. Desse modo, surge como consequência o aumento da desigualdade social, que por sua vez, atinge todo o cenário econômico e social do país, fazendo com que todos os recursos adquiridos pela sociedade, sejam desperdiçados com ações governamentais que se tornam inúteis á população.
Portanto, faz-se necessária a intervenção pontual do problema. Na sequência, é dever do Governo brasileiro atuar por meio de uma melhor distribuição de renda igualitária á todos da sociedade, visando por meio de incentivos, realizar reformas nos campos produtores/agrícolas, gerando consequentemente empregos e uma baixa disparidade social e/ou econômica . Ademais, é necessário aprimorar a qualidade da educação pública no país, vindo com objetivo desenvolver valores no meio dos cidadãos, para que os mesmos apresentem oportunidades favoráveis á sociedade. Dessa forma, surgirá um país justo e igualitário.
>TEMA ENEM.
>SE POSSÍVEL CORRIJAM DE ACORDO COM AS COMPETÊNCIAS DO MESMO.
> OBRIGADA =)
DMV
Copiei e colei sua redação aqui abaixo, tudo bem? Colocarei anotações em [LETRA MAIÚSCULA] para melhor visualização. Espero poder ajudar em algo. :)
———————————————–
A desigualdade entre as camadas sociais está presente no Brasil desde o seu descobrimento. Atualmente, não raro, observa-se através [“ATRAVÉS” É USADO PARA DIZER QUE TRANSPASSOU ALGO. POR EXEMPLO: A LUZ ESTÁ PASSANDO ATRAVÉS DA JANELA. NAS REDAÇÕES, USE “POR MEIO DE”, “POR INTERMÉDIO DE”] das mídias televisiva ou social, que o Brasil vem enfrentando problemas relacionados à desigualdade social. Nesse sentido, tais problemas têm como base: [NÃO HÁ NECESSIDADE DE DOIS PONTOS] a má distribuição de renda á [À] população, [JÁ IRÁ USAR O “E” ADITIVO, NÃO HÁ NECESSIDADE DE VÍRGULA] e a omissão do Governo no gerenciamento e na aplicação de verbas públicas ao país. [FEZ UM EXCELENTE TRABALHO DE PARALELISMO, PARABÉNS! =D]
Segundo dados da ONU [ESCREVA O SIGNIFICADO DA SIGLA POR EXTENSO, DEPOIS COLOQUE A SIGLA ENTRE PARÊNTESES], o Brasil é o décimo país mais desigual do planeta. Nesse contexto, é válido salientar que essa situação é gerada e expandida por meio da má distribuição de renda a [DA] população, trazendo como consequência a baixa oferta de empregos á [À] população, [SEM VÍRGULA] que [VÍRGULA] por conseguinte, além de afetar a qualidade de vida da população, a situação econômica do país que remedia a problemática por meio de políticas assistenciais, [SEM VÍRGULA] se mostram incompletas, no que tange, [SEM VÍRGULA] a disparidade econômica.
Além disso, observa-se que preocupações associadas á [À] desigualdade social no Brasil, não só existem como vem [VÊM, AS PREOCUPAÇÕES VÊM] crescendo a cada dia. Por conta disso, nota-se que a omissão do Governo no gerenciamento e [NA] aplicação de verbas públicas no país, [SEM VÍRGULA] é visto [VISTA. A OMISSÃO É VISTA.] como impulsionador do problema. Desse modo, surge como consequência o aumento da desigualdade social [QUE], por sua vez, atinge todo o cenário econômico e social do país, fazendo com que todos os recursos adquiridos pela sociedade, [SEM VÍRGULA] sejam desperdiçados com ações governamentais que se tornam inúteis á [À] população. [QUE AÇÕES INÚTEIS SÃO ESTAS?]
Portanto, faz-se necessária a intervenção pontual do problema. Na sequência, é dever do Governo brasileiro atuar por meio de uma melhor distribuição de renda igualitária á [A] todos da sociedade, visando [VÍRGULA] por meio de incentivos, [A] [REGÊNCIA DE VISAR] realizar reformas nos campos produtores/agrícolas [EVITE O USO DE BARRA], gerando consequentemente empregos e uma baixa disparidade social e/ou [OU] [EVITE BARRA ENTRE E e OU] econômica. Ademais, é necessário aprimorar a qualidade da educação pública no país, vindo com objetivo desenvolver valores no meio dos cidadãos, para que os mesmos [ELES] [NÃO USE “MESMOS”, HÁ VÁRIOS CORRETORES QUE JÁ ME DISSERAM NÃO APROVAR ESTE USO] apresentem oportunidades favoráveis á [À] sociedade. Dessa forma, surgirá um país justo e igualitário.
EXCELENTE REDAÇÃO, PARABÉNS! ALGUNS PONTINHOS AQUI OU ALI, MAS É ASSIM MESMO, ESTAMOS SEMPRE EM UM CONSTANTE APRENDIZADO. PARABÉNS NOVAMENTE E CONTINUE FIRME!
Láiny
Esse texto ta saboroso de ler! Apesar, de ter repeticões, Como por exemplo desigualdade sociais. VC mostrou que sabe usar as palavras, no entanto poderia usar novas Como sinonimos. Na sua introdução foi onde você se saiu melhor, se no desenvolvimento tivesse mais repertorio aumentaria mais a sua nota,mas parabéns ta no caminho certo!
Nota: 800
Pamela_gross
Bom dia,
na introdução
“a má distribuição de renda á população, e a omissão do Governo no gerenciamento e na aplicação de verbas públicas ao país.”
além da crase que deve ter sido erro na digitação, creio que aquela virgula antes do “e” está incorreta
” Nesse contexto, é válido salientar que essa situação é gerada e expandida por meio da má distribuição de renda a VAI CRASE população,EU SEI QUE ESTÁ RETOMANDO SEU ARGUMENTO, MAS FICARIA MAIS INTERESSANTE MANTER A IDEIA COM OUTRAS PALAVRAS, ENTAO NO LUGAR DE MÁ DISTRIUBUIÇÃO DE RENDA PODERIA USAR INADEQUADA DIVISÃO OU OUTROS trazendo como consequência a baixa oferta de empregos á população REPETIÇÃO, ISSO DESCONTA NO DOMINIO DA LINGUA PORTUGUESA, que por conseguinte, além de afetar a qualidade de vida da população REPETIÇAO 3X, a situação econômica REPETIÇÃO do país que remedia a problemática por meio de políticas assistenciais, se mostram incompletas, no que tange, a disparidade econômica REPETIÇAO.”
Você pode se atentar antes de passar a limpo, lendo com olhar mais critico, depois de um tempo. Assim, já terá distanciado um pouco do que estava olhando a muito tempo, além dessas repetições dos vocábulos, há vários “que”, não penso em que você tenha problema com isso, mas tem uns evitáveis. As vezes, basta trocar a ordem das palavras na frase.
Além disso, observa-se que preocupações associadas á desigualdade social no Brasil, não só existem VIRGULA como vem crescendo a cada dia. Por conta disso, nota-se que a omissão do Governo no gerenciamento e aplicação de verbas públicas no país, NAO TENHO CERTEZA, MAS ESSA VIRGULA PODE ESTAR SOBRANDO é visto como impulsionador do problema. Desse modo, surge como consequência o aumento da desigualdade social NOVAMENTE, PODERIA USAR OUTROS TERMOS PARA NAO FICAR UMA REDAÇÃO PRESA, O PORTUGUES TEM TANTAS PALAVRAS PQ NAO VARIAR NE?, que por sua vez, atinge todo o cenário econômico e social do país, fazendo com que todos os recursos adquiridos pela sociedade, sejam desperdiçados com ações governamentais que se tornam inúteis á população AOS MEMBROS, AO PÚBLICO, À SOCIEDADE, à COMUNIDADE, AO POVO, AOS CIVIS, AOS CIDADÃOS…
CONCLUSÃO
distribuição de renda NOVAMENTE igualitária á NAO IRIA CRASE todos da sociedade, visando por meio de incentivos, realizar reformas nos campos produtores/agrícolas, gerando VIRGULA consequentemente VIRGULA (OU TIRA O CONSEQUENTEMENTE POIS MANTERIA O MESMO SENTIDO NA FRASE) empregos e uma baixa disparidade social e/ou econômica .E OU OU? NESSE CASO ESPECIFICO SERIA MELHOR VC DEFINIR
NO GERAL DIRIA PARA ARGUMENTAR MAIS, ANTES DE ESCREVER, ANOTAR COM DESTAQUE QUAL SERÁ O FOCO DO D1 E DO D2. BUSCAR ARGUMENTOS DISTINTOS PARA NÃO FICAREM PARECIDOS COMO NESSA REDAÇÃO
ALEM DISSO, LER MAIS, ANOTAR PALAVRAS SOLTAS NO RASCUNHO PARA COLOCAR DURANTE O TEXTO QUANDO DER UM BRANCO…
Maciel Rodrigues
Bom dia :)
O texto tá bem bacana, mas falta atenção para a argumentação nos dois desenvolvimentos.
“Segundo dados da ONU, o Brasil é o décimo país mais desigual do planeta. Nesse
contexto, é válido salientar que essa situação é gerada e expandida por meio da má distribuição de renda a população, trazendo como consequência a baixa oferta de empregos á população”
( ( ( Se a renda tá sendo mal distribuída a consequência é fome e mazelas sociais. A geração de emprego está ligada a incentivos fiscais a empresas e criação de postos pelo governo ) ) )
“Além disso, observa-se que preocupações associadas á desigualdade social no Brasil, não só existem como vem crescendo a cada dia.”
( ( ( Quais preocupações? ) ) )
“sejam desperdiçados com ações governamentais que se tornam inúteis á população.”
( ( ( Quais ações ) ) )
C1 : 180
C2 : 200
C3 : 120
C4 : 100
C5 : 140
NOTA : 740
cartola682
A desigualdade entre as camadas sociais está presente no Brasil desde o seu descobrimento. Atualmente, não raro, observa-se através das mídias televisiva ou social, que o Brasil vem enfrentando problemas relacionados à desigualdade social. Nesse sentido, tais problemas têm como base: a má distribuição de renda à população,(1) e a omissão do Governo no gerenciamento e na aplicação de verbas públicas ao país.(2)
1 – não tem vírgula
2 – Boa introdução, você escreve bem e tem poucos erros gramaticais.
Segundo dados da ONU, o Brasil é o décimo país mais desigual do planeta. Nesse contexto, é válido salientar que essa situação é gerada e expandida por meio da má distribuição de renda a(3) população, trazendo como consequência a baixa oferta de empregos á população, que por conseguinte, além de afetar a qualidade de vida da população, a situação econômica do país que remedia a problemática por meio de políticas assistenciais,(5) se mostram incompletas, no que tange, a disparidade econômica.(4)
3 – à
4 – Não deu de entender esse fim do segundo parágrafo, tenta escrever de forma que deixa fácil compreensão.
5 – Não tem vírgula
Além disso, observa-se que preocupações associadas á desigualdade social no Brasil, não só existem como vem crescendo a cada dia. Por conta disso, nota-se que a omissão do Governo (6)no gerenciamento e aplicação de verbas públicas no país, é visto(8) como impulsionador(9) do problema. Desse modo, surge como consequência o aumento da desigualdade social, que(6) por sua vez, atinge todo o cenário econômico e social do país, fazendo com que todos os recursos adquiridos pela sociedade,(7) sejam desperdiçados com ações governamentais que se tornam inúteis á população.
6 – vírgula
7 – tira vírgula
8 – vista
9 – impulsionadora
Portanto, faz-se necessária a intervenção pontual do problema. Na sequência, é dever do Governo brasileiro(agente) atuar(10)por meio de uma (meio)melhor distribuição de renda igualitária á todos da sociedade, visando (10)por meio de incentivos, realizar reformas(ação) nos campos produtores/agrícolas, gerando consequentemente empregos e uma baixa disparidade social e/ou econômica(finalidade). Ademais, é necessário aprimorar a qualidade da educação pública (Ação 2)no país, vindo com objetivo(finalidade 2) desenvolver valores no meio dos cidadãos, para que os mesmos apresentem oportunidades favoráveis á sociedade. Dessa forma, surgirá um país justo e igualitário.
10 – vírgula