Desigualdade social no Brasil

  • 0

A desigualdade social é a diferença existente entre as diferentes classes sociais, levando-se em conta fatores econômicos, educacionais e culturais. É um problema que afeta grande parte da população brasileira. Logo, fica evidente que é importante analisar uma das causas do impasse e a consequência desse desequilíbrio.

A príncipio, a má distribuição de renda é um fator que afeta negativamente na igualdade social. O que Karl Marx observou para escrever O Capital, era um sistema extremamente desigual, na qual uma pequena parcela da população tinha muito e a maior parte não tinha sequer o básico. Dessa forma, percebe-se o desacaso por parte do Estado em mudar essa realidade.

Ademais, de acordo com a constituição dos direitos humanos, a sociedade tem o direito de ter acesso a uma ótima formação escolar, saúde e lazer, porém, é visto que apenas pequena parte das pessoas tem esse acesso. Para o pesquisador Antonio David Cattani é preciso reduzir a distância entre ricos e pobres afim de ter um mundo mais equilibrado, com a qualidade de vida a todos. Assim, é notorio que os orgãos competentes devem romper tal barreira para se concretizar a igualdade social.

Portanto, de acordo com o que foi escrito. O governo brasileiro deve garantir excelente serviços básicos à população por meio de investimentos nas demais áreas com a finalidade de mitigar o desigualdade social existente.

Compartilhar

5 Correções

  1. Boa tarde!!!
    Achei uma boa redação, porém apresenta alguns erros que precisam ser corrigidos:
    Introdução: Muita repetição de conectivos e falta de detalhadamento
    Desenvolvimento: Achei bacana a analogia ao livro de Karl Marx, mas ela poderia ser retomada na conclusão
    Conclusão: Como dito antes, falta um pouco da retomada de partes do desenvolvimento, e falta o modo de como a ação será realizada. Nota: 750

    • 1
  2. “. É um problema que afeta grande parte da população brasileira.”—-> FALTA O CONECTIVO, RELACIONE COM O Q FOI DITO ANTES.
    “é importante analisar uma das causas do impasse e a consequência desse desequilíbrio.”—–> DEIXE CLARA A SUA TESE.
    ”O que Karl Marx observou para escrever O Capital, ”—-> TROQUE O ”O QUE” E O CAPITAL TEM QUE ESTAR ENTRE ASPAS.
    ”na qual uma pequena parcela da população tinha muito e a maior parte não tinha sequer o básico. Dessa forma, percebe-se o desacaso por parte do Estado em mudar essa realidade.”——> TRABALHE MARX NESTE ÚLTIMO PARÁGRAFO TBM, DANDO A SUA OPINIÃO E DEPOIS CONCLUA ELE COM O Q VC ESCREVEU, DESCASO .
    ” Para o pesquisador Antonio David Cattani é preciso reduzir a distância entre ricos e pobres afim de ter um mundo mais equilibrado, com a qualidade de vida a todos.” —-> TROQUE ”PARA” POR “SEGUNDO”, E ESCREVA SEU ARGUMENTO SOBRE O Q FOI DITO PELO PESQUISADOR.
    ” Portanto, de acordo com o que foi escrito.” —-> RETOME O SEUS ARGUMENTOS.
    “O governo brasileiro deve garantir excelente serviços básicos à população por meio de investimentos nas demais áreas com a finalidade de mitigar o desigualdade social existente.”——> QUAIS ÓRGÃOS , FALTA O DETALHAMENTO E SUA AÇÃO E MEIO ESTÃO SUPERFICIAIS, DETALHE ELAS MAIS.

    SUA REDAÇÃO É BOA, COM ALGUNS AJUSTES ELA VAI FICAR COM UMA NOTA MELHOR. ESTUDE MAIS SOBRE ARGUMENTAÇÃO, POIS VC JÁ SABE USAR SEUS REPERTÓRIOS. ESPERO TER AJUDADO ; )

    • 1
  3. Bom dia, vou fazer algumas recomendações de acordo com meu ponto de vista.
    No desenvolvimento, acredito que falta um pouco mais da sua opinião sobre o assunto e desenvolver mais o tema. Na conclusão senti falta de mais detalhes, você deve explicar como será feita tal ação e o que se espera disso. Bom, espero ter ajudado.

    • 1
  4. C1 ->160. Quem é o sujeito deste período: “É um problema que afeta grande parte da população brasileira”?. Cuidado com a repetição de “que”. “Afetar” é um verbo transitivo direto: “afeta negativamente (a) igualdade social”. Eu isolaria “para escrever o Capital” entre vírgulas, pois acredito ser um deslocamento. Erro de concordância “na qual”. Você estava se referindo ao sistema. “constituição dos direitos humanos” Os direitos humanos não são exatamente uma constituição, você também deveria deixar em maiúsculo o nome.Faltou crase em “direito de ter acesso a”. Quem tem direito, tem direito a alguma coisa.Cuidado com a repetição do verbo ter no 2º desenvolvimento.Faltou vírgula no final do deslocamento “Para o pesquisador Antonio David Cattani ” e antes de afim. Você errou a acentuação da palavra órgãos. Faltou alguma vírgula na conclusão.

    C2->120. Você produziu um texto dissertativo-argumentativo com três partes não embrionárias, isto é, você tem introdução, desenvolvimento e conclusão. Acredito que conseguiu estar parcialmente no tema, mas aconselho retomar sempre que puder a palavra-chave, inclusive, onde ficou o Brasil?.Seu repertório sociocultural é legitimado(tem uma fonte), mas nem é pertinente nem produtivo. Samara,você deveria relacionar o seu repertório(karl marx ou o outro pesquisador) com o tema proposto e as suas teses. eles estão muito isolados, como “enfeite”. Procure argumenta em conjunto com o seu repertório.Também senti falta da sua opinião.Ela é super importante para o texto.

    C3->120.Samara, você disse que iria me apresentar uma causa e uma consequência, lembra?
    “analisar uma das causas do impasse e a consequência desse desequilíbrio” Você não desenvolveu a consequência que me prometeu lá na introdução.Além disso, onde está a parte de “fatores culturais”. Seria interessante retomar esse item.Você afirmou no final do 1° desenvolvimento que: “Dessa forma, percebe-se o desacaso por parte do Estado em mudar essa realidade”.O problema aqui é que você não falou do Estado. O que ele faz aí? você deveria ter explicitado um caminho para o leitor.No 2° desenvolvimento ” a sociedade tem o direito de ter acesso a uma ótima formação escolar, saúde e lazer” você esqueceu disso. A sua conclusão também me parece estranha ao texto. Tente relacionar a sua proposta com o seus dois desenvolvimentos.

    C4->200.Samara, apenas vou avaliar a quantidade de conectivos e nexos e as inadequações. Não irei avaliar o uso de referentes. Mas, nessa competência, acredito que você atingiu o número mínimo sem nenhuma inadequação.

    C5->160.Samara, acho que vale ler sobre a proposta de intervenção no enem. Ela precisa que você tenha 5 itens: agente, ação, meio, finalidade e detalhamento.Você conseguiu 4 dos itens.É importante também anotar que sua proposta deve ser mais objetiva e estar relacionada à discussão.
    Agente->O governo brasileiro
    Ação->deve garantir excelente serviços básicos à população
    Meio->por meio de investimentos nas demais áreas
    Efeito->com a finalidade de mitigar o desigualdade social existente
    Detalhamento->Nenhum

    Nota Final:760
    Parabéns, Samara. Espero que tenha gostado da minha correção. Acredito que esteja no caminho certo,abraços.

    • 1
  5. Olá, Samara. Bom, irei fazer algumas recomendações para a melhoria de sua redação, uma delas é que aconselho que vc detalhe mais a sua proposta de intervenção citando o modo como a ação será executada e para qual objetivo ela deve ser feita. Aconselharia que vc finalizasse sua redação fazendo uma retomada a respeito do livro que você citou do Karl marx em forma de analogia ao tema. Espero ter ajudado!! Bons estudos

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.