“No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho.” Através desse trecho do poeta Modernista Carlos Drummond de Andrade vê-se que a desigualdade social se configura como um obstáculo na vida de muitos brasileiros.
Com a declaração da atual pandemia de COVID19, foi decretado juntamente o isolamento social para evitar um possível colapso no sistema de saúde. Perante a essa delicada situação, muitos brasileiros deixaram de trabalhar e perderam seus empregos por consequência da crise econômica causada pelo fechamento temporário dos comércios não essenciais.
Com o decreto do fechamento das escolas, o governo, juntamente com a ajuda de educadores propuseram as chamadas “aulas à distância” para jovens e crianças matriculados em escolas públicas e particulares. Diante da situação, recapitula-se que cerca de 4,8 milhões de estudantes brasileiros não têm acesso à internet. Com a nova modalidade de ensino sendo aplicada, muitos jovens ficaram sem acesso à educação básica dando inicio a uma discussão de cunho sócio-educacional: O direito a educação básica.
Os jovens sem acesso a internet, tornam-se, consequentemente sem “voz” para gerir movimentos pró-educação. Diante das limitações, houve posicionamento por parte de figuras importantes no círculo educacional, tendo como viés o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Alegando como justificativa principal, justamente a grande parte de estudantes sem o acesso a internet. Os protestos tiveram resultado e houve a adiamento do Exame num o prazo de até dois meses. Evidentemente o problema vai muito além disso, é uma questão social-educacional que abrange diversos parâmetros relacionados à desigualdade e justificados com a chamada “Meritocracia”.
Finda-se que o governo, juntamente com o sistema educacional deveria disponibilizar material físico escolar (livros e apostilas) assegurando a conclusão do ano letivo para todos os estudantes matriculados.
Ana262908
Texto bom, argumentos poderiam ter mais pesquisa ou dados, os períodos estão extensos, menores ficam mais fácil para a compreensão. Alem de fazer uma conclusão mais detalhada, pois a conclusão deve ter uma proposta de intervenção que responda as perguntas o que, como, onde, quem, para que, quando e exemplos. A conclusão também deve ter os outros dois elementos: conectivos de conclusão e retomada dos objetivos do texto(deve relembrar do objetivo do seu primeiro parágrafo de desenvolvimento e depois o objetivo do segundo.
Continue treinando é assim que se aprende!!!
rafaelaeliaas
Oii, tudo bem?? Você poderia apontar seus argumentos logo no primeiro parágrafo, por exemplo : tendo em vista que existem problemas, como :
Outra dica, utilizar conectores em todos os seus parágrafos, como “nesse contexto “, dessa forma, além disso, isso, assim, esse
Na proposta, é necessário responder as perguntas : agente/ meio / finalidade/ detalhamento e ação
aline ferraz
Muito obrigada! Vou procurar seguir suas dicas nas próximas redações..
É a minha primeira desse ano, acredito que consigo evoluir na prática da escrita do texto dissertativo argumentativo.
Acredito que semana que vem já consigo colocar em prática e enviar outro texto.
E, mais uma vez, muito obrigada!! <3
Danilo023
Bom seus argumentos estavam lógicos e bem desenvolvidos. eu não posso fazer uma boa correção pois não sei muito sobre redação Estou começando a estudar praticamente agora entretanto notei que sua redação pelo menos na minha visão estava muito bem desenvolvida e lógica minha nota pra você é 9 continue assim sempre estudando e aperfeiçoando seus estudos e sua dissertação, tenho certeza que você conseguirá o seu objetivo.