Estudante

Desigualdade social e suas consequências

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Promulgada pela Organização das Nações Unidas em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos diz, todos são iguais perante a lei, sem distinção de sexo, cor ou raça. Fator que não se propala ao se ter em pauta a desigualdade social no Brasil atrelada a desigualdade econômica e suas consequências decorrentes da falta de acesso à educação de qualidade e a elitização da renda do país.
Segundo o filósofo Immanuel Kant, ¨o homem é aquilo que a educação faz dele¨. Nota-se que a educação se consolidou como um dos pilares da estrutura social e por consequente sua equidade, tornando-se no Brasil um elemento de sustentação da desigualdade social. O sistema educacional brasileiro configura as relações sociais e de produção que dividem a sociedade em grupos econômicos distintos e estabelece uma relação desigual entre classes sociais antagônicas, onde os interesses da classe dominante delimitam o acesso a educação qualificada cada vez mais escasso das demais classes.
Ademais, embora o Brasil esteja entre os dez países com o Produto Interno Bruto mais alto, é o oitavo país com maior índice de desigualdade econômica provedora da desigualdade social do mundo. A elitização da renda do país se faz irrefutável, tendo a 2° pior concentração de renda do mundo. Conforme o Relatório de Desenvolvimento da ONU: o 1% mais rico da população concentra 28,3% da renda total do país, ficando palpável o abismo entre as classes, com o capital na mão de poucos e a miséria na de muitos.
Destarte, percebe-se que a desigualdade social no Brasil ainda é um impasse que incontestavelmente necessita ser solucionado. Portanto, cabe ao Ministério da Educação juntamente com o Ministério da Economia engajarem no aprimoramento de projetos de leis e programas públicos que visem a acessibilidade análoga a educação de qualidade e ainda a reformulação da distribuição de renda, visando uma maior equidade entre classes. Executando tais ideias com auxílio governamental, para que maior parte da população possa ter acesso aos seus direitos.
SE POSSÍVEL DAR NOTA DE ACORDO COM AS 5 COMPETÊNCIAS DO ENEM. OBRIGADA!

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2 Correções

  1. Olá, Dani. Então, sua introdução está ótima, você utilizou de um repertório forte que é a declaração dos direitos humanos. Porém, seu segundo período está muito longo e sem pausa, em “atrelada a desigualdade econômica e suas consequências, decorrentes da falta de acesso à educação de qualidade e a elitização da renda do país.” Entra um vírgula após consequências.
    No desenvolvimento é muito importante que você tenha um tópico frasal, que é uma pequena frase, introduzida por um conectivo, que vai resumir o que você vai abordar no seu parágrafo. Você apresenta boas ideias, mas utiliza a vírgula de forma errônea e não explora os conectivos, que são muito importantes para você garantir uma boa nota na competência 4. Irei reescrever seu parágrafo para que você possa notar:
    “Em primeiro lugar destaca-se a desigualdade social na educação. Nesse sentido,segundo o filósofo Immanuel Kant, “o homem é aquilo que a educação faz dele”. Assim,nota-se que a educação se consolidou como um dos pilares da estrutura social e ,por consequente, sua equidade, tornando-se no Brasil um elemento de sustentação da desigualdade social. Dessa forma,o sistema educacional brasileiro configura as relações sociais e de produção que dividem a sociedade em grupos econômicos distintos e estabelece uma relação desigual entre classes sociais antagônicas, a qual os interesses da classe dominante delimitam o acesso a educação qualificada cada vez mais escasso das demais classes.”
    Repare como o parágrafo fica mais fluido com os conectivos. E cuidado, “onde” só é utilizado quando você está se referindo a lugares.
    Seu D2 apresenta a mesma deficiência, bons argumentos mas sem um tópico frasal e ausência de conectivos. Estude mais sobre isso, você escreve bem, só precisa se atentar a esses detalhes.
    Sua conclusão está bem desenvolvida, só faltou explicitar mais o meio pelo qual sua ação seria realizada, isso pode ser feito com o uso do conectivo “por meio/intermédio de…”
    Como eu já disse, você escreve bem, mas se atente aos detalhes. Bons estudos!

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  2. Promulgada pela Organização das Nações Unidas em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos diz, todos são iguais perante a lei, sem distinção de sexo, cor ou raça. Fator que não se propala ao se ter em pauta a desigualdade social no Brasil atrelada a(crase) desigualdade econômica e suas consequências decorrentes da falta de acesso à educação de qualidade e a elitização da renda do país.
    Segundo o filósofo Immanuel Kant, ¨o homem é aquilo que a educação faz dele¨(frase um pouco cliche). Nota-se que a educação se consolidou(colocação pronominal “consolidou-se”) como um dos pilares da estrutura social e, por consequente,(adjunto adverbial deslocado necessita de virgula “por consequência”) sua equidade, tornando-se no Brasil um elemento de sustentação da desigualdade social. O sistema educacional brasileiro configura as relações sociais e de produção que dividem a sociedade em grupos econômicos distintos e estabelece uma relação desigual entre classes sociais antagônicas, onde( esse adverbio refere-se a lugar, tenta trocar por “em que” ou “na qual”) os interesses da classe dominante delimitam o acesso a educação qualificada cada vez mais escasso das demais classes.
    Ademais, embora o Brasil esteja entre os dez países com o Produto Interno Bruto mais alto, é o oitavo país com maior índice de desigualdade econômica provedora da desigualdade social do mundo. A elitização da renda do país se faz (faz-se) irrefutável, tendo a 2° pior concentração de renda do mundo. Conforme o Relatório de Desenvolvimento da ONU: o 1% mais rico da população concentra 28,3% da renda total do país, ficando palpável o abismo entre as classes, com o capital na mão de poucos e a miséria na de muitos.
    Destarte, percebe-se que a desigualdade social no Brasil ainda é um impasse que incontestavelmente necessita ser solucionado. Portanto, cabe ao Ministério da Educação juntamente com o Ministério da Economia engajarem no aprimoramento de projetos de leis e programas públicos que visem a acessibilidade análoga a (crase) educação de qualidade e ainda a reformulação da distribuição de renda, visando uma maior equidade entre classes. Executando tais ideias com auxílio governamental, para que maior parte da população possa ter acesso aos seus direitos.

    Competência I: 160 pontos-Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de
    escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
    marquei alguns errinhos q achei alo em cima entre parenteses, tenta cuidar eles

    Competência II: 160 pontos- Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio
    do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
    senti falta de maior repertório socio-cultural
    Competência III: 200 pontos – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma
    consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
    ótimos argumentos, bem fundamentados

    Competência IV: 160 pontos – Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
    tenta usar mais elementos coesivos dentro dos parágrafos também
    Competência V: 200 pontos- Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e
    articulada à discussão desenvolvida no texto.
    nota final: 880
    espero ter ajudado! :)

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