Desigualdade social. (corrijam conforme a correção do Enem, por favor. )

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Na época do Brasil Colônia, as desigualdades sociais já estavam enraizadas na sociedade, presentes entre senhores e escravos, e também muito significativamente na educação, visto que, somente os mais nobres tinham acesso aos estudos. Tais desafios, como, a má distribuição de renda e acesso a serviços públicos, tal qual, a educação, por certo revelam que os direitos constitucionais não estão em vigor.
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Convém ressaltar, em primeiro plano, que a inflação e os altos impostos têm diminuído o poder de consumo, principalmente das classes menos favorecidas. Esse fator têm aumentado a pobreza e contribuído para uma má qualidade na alimentação e na condição de moradia. Percebe-se que o conceito abordado sobre má distribuição de renda, materializa-se em apontamentos da PNUD, onde, 41,9% da renda do Brasil está com apenas 10% da população. Nesse ínterim, orgãos públicos e econômicos devem intervir com medidas que reverterão tal quadro.
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No que tange a educação, têm tido uma desigualdade da qualidade da didática, de acordo com as classes. Por conseguinte, as classes mais baixas tem enfrentado dificuldades em conquistar uma boa formação e qualificação. Essas dificuldades, por muitas das vezes, têm levado o aluno ao ato da evasão escolar, que, posteriormente, agrava as dificuldades, acarretando, por exemplo, na falta de oportunidade de emprego.
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Em suma, medidas podem, e devem, ser adotadas para reduzir o abismo entre ricos e pobres. O governo, em conjunto com instituições, carecem em colocar as Leis Constitucionais em vigor, fazendo pagamentos justos dos salários mínimos, e amparando famílias em situações precárias. Conjuntamente, melhorando o ensino nas escolas, viabilizando, alfabetização infantil, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e materiais didáticos eficientes. Desse modo, almeja-se, preparar jovens com o conhecimento bem desenvolvido, para quebrar o círculo de reprodução da desigualdade social.

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2 Correções

  1. Ei, vi que corrigiu uma redação minha e, de antemão, gostaria de agradecê-la. Me ajudou muito.
    Vou dar uma analisada no seu texto, ok?
    ———————- INTRODUÇÃO
    Na época do Brasil Colônia, as desigualdades sociais já estavam enraizadas na sociedade, presentes entre senhores e escravos, e também muito significativamente na educação, visto que, somente os mais nobres tinham acesso aos estudos /(contextualização)/. (?tese). Tais desafios, como, a má distribuição de renda e acesso a serviços públicos, tal qual, a educação, por certo revelam que os direitos constitucionais não estão em vigor /(encaminhamento)/.

    —– OBSERVAÇÃO: Você usou um repertorio muito bom, principalmente porque daria para fazer uma analogia bem legal com o Brasil do Século XXI, porém, não encontrei qual é seu ponto de vista (tese) acerca do assunto. Recomendo sempre por:
    CONTEXTUALIZAÇÃO >> TESE >> ENCAMINHAMENTO
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    ———————- DESENVOLVIMENTO

    Convém ressaltar, em primeiro plano, que a inflação e os altos impostos têm diminuído o poder de consumo, principalmente das classes menos favorecidas //(apresentação da ideia)//. (conectivo??) Esse fator têm aumentado a pobreza e contribuído para uma má qualidade na alimentação e na condição de moradia. (conectivo?) Percebe-se que o conceito abordado sobre má distribuição de renda, materializa-se em apontamentos da PNUD, onde, 41,9% da renda do Brasil está com apenas 10% da população //(encaminhamento da argumentação)//. Nesse ínterim, orgãos públicos e econômicos devem intervir com medidas que reverterão tal quadro //(fechamento)//.

    —- OBSERVAÇÃO: Na apresentação da ideia, você poderia ter deixado mais explicito a sua problemática 1 (má distribuição de renda). Sempre iniciar os períodos com conectivo. Organizar melhor sua argumentação. Aconselho inserir o repertorio sempre no inicio da argumentação e depois fazer a relação.

    No que tange (a -> à) educação, (têm tido -> existe) uma desigualdade da qualidade da didática, de acordo com as classes //(apresentação da ideia)//. (Por conseguinte -> Nesse sentido), as classes mais baixas tem enfrentado dificuldades em conquistar uma boa formação e qualificação. (conectivo??) Essas dificuldades, por muitas das vezes, têm levado o aluno ao ato da evasão escolar, que, posteriormente, agrava as dificuldades, acarretando, por exemplo, na falta de oportunidade de emprego //(encaminhamento da argumentação)//. //(? fechamento)//.

    —- OBSERVAÇÃO: Inicio com conectivos, sempre. Senti falta de um repertório nesse desenvolvimento :( Outra coisa, você abordou outras problemáticas decorrentes da desigualdade didática, porém, isso não seria cabível uma vez que você deve apenas desenvolver a sua problemática 2, que foi abordada na introdução. Faltou o fechamento (frase de efeito). Aconselho realizar um planejamento de texto, organizando as ideias antes de iniciar a redação. Com a prática, tudo vai bem :)
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    ———————- CONCLUSÃO

    Em suma, medidas podem, e devem, ser adotadas para reduzir o abismo entre ricos e pobres. (conectivos??) O governo, em conjunto com instituições (AGENTE), carecem em colocar as Leis Constitucionais em vigor, fazendo pagamentos justos dos salários mínimos, e amparando famílias em situações precárias (AÇÃO). Conjuntamente, melhorando o ensino nas escolas, viabilizando, alfabetização infantil, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e (inserindo) materiais didáticos eficientes (AÇÃO). Desse modo, almeja-se, preparar jovens com o conhecimento bem desenvolvido, para quebrar o círculo de reprodução da desigualdade social (FINALIDADE).

    —- OBSERVAÇÃO: Não identifiquei o detalhamento e o meio. Vou te mostrar como você pode organizar a conclusão:
    Em suma, medidas podem, e devem, ser adotadas para reduzir o abismo entre ricos e pobres. Por certo, cabe ao (AGENTE), juntamente com o (AGENTE), – por meio de (MODO/MEIO), como exemplo o/a (DETALHAMENTO) -, inserir/realizar/propor/criar (AÇÃO), a fim de (FINALIDADE). Desse modo, (FINALIZAÇÃO).

    PONTUAÇÃO:
    PONTUAÇÃO ———– 640
    C1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita. 200
    —> ao meu ver, existem, sim, erros de pontuação mas não que prejudique ou que seja desconexo e dê alguma interpretação dúbia. Erros convencionais de escrita.

    C2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 120
    —> Poderia ter investido mais em repertórios legitimados.

    C3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 80
    —> A organização deixou à desejar, mas eu creio que em seu próximo texto você estará muito melhor! Não desanime, você esta no caminho certo.

    C4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 120
    —> Falta de conectivos em lugares específicos

    C5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. 120
    —> Faltou os 2 elementos.
    Espero, de coração, que minha correção te ajude em algo!
    Precisar, só chamar!

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  2. Competência 1:
    *Cuidado com o uso da vírgula; percebi que você usa mais vírgulas que o necessário, principalmente na introdução.
    *Cuidado também com a acentuação; ‘têm’ só é utilizado quando se refere a algum substantivo no plural
    *Seu texto apresenta algumas marcas de oralidade, busque sempre evitar
    *Cuidado com a concordância (acarretando na falta -> acarretando a falta)

    Competência 2:
    *Use mais repertórios pertinentes, produtivos e legitimados para afirmar sua argumentação
    *Poderia ter abordado de maneira mais objetiva a desigualdade social, use com mais constância as palavras do tema para te assegurar uma boa nota nesta competência

    Competência 3:
    *Aprofunde sua argumentação; sua argumentação no D1 está bem superficial, busque defender com mais clareza sua tese
    – De que maneira a diminuição do poder de consumo/inflação contribui para uma má qualidade de alimentação e moradia? Procure relacionar esses fatores ao repertório usado.
    *Cuidado com a organização; a estrutura do seu texto deixou um pouco a desejar, com foco nos parágrafos de desenvolvimento. Vou deixar aqui uma estrutura que pode te ajudar a organizar melhor suas ideias:
    INTRODUÇÃO
    -Repertório
    -Problematização (Relacionar o repertório ao tema)
    -Tese (Apresentar os argumentos; não vi uma tese no seu texto)
    DESENVOLVIMENTOS 1 E 2
    -Tópico frasal (Apresentar brevemente o argumento que vai ser aprofundado no parágrafo)
    -Repertório
    -Argumentação (Apresentar seu ponto de vista, relacionar o repertório e o argumento à realidade brasileira na questão do tema)
    -Finalização (Breve conclusão do parágrafo, apenas para não deixar os argumentos ‘jogados no ar’)
    CONCLUSÃO
    -Introdução (Apresentar o parágrafo, avisar ao corretor que agora começa sua conclusão//não é obrigatório, mas ajuda na organização do texto)
    -Proposta de intervenção (os 5 elementos)
    -Fechamento (Frase de efeito para concluir a redação)

    Competência 4:
    *Se atente às repetições de locuções (tem levado, tem tido, tem diminuído)
    *Use mais elementos coesivos; recomendo que use um elemento coesivo no início de cada período.

    Competência 5:
    *Colocou o governo como agente válido e isso é algo bom, mas o termo ‘instituições’ é muito genérico; quais instituições? É preferível que você use apenas o governo como agente ou explicite quais são as instituições.
    *Foi colocado que o governo carece de colocar a lei em prática. Essa carência já foi explícita no decorrer do seu texto. No lugar de ‘carecem’, use um verbo que valide sua ação (‘deve’, ‘necessita’, ‘urge’), já que ‘carece’ indica a situação atual, e não uma ação que solucione o problema.
    *Consegui visualizar seus elementos, mas use expressões que deixem mais claras as suas partes (por meio de, no objetivo de, etc.)

    C1: 120
    C2: 120
    C3: 80
    C4: 160
    C5: 160
    NOTA FINAL: 640

    Espero ter ajudado :)
    Continue praticando, a prática leva à perfeição!

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