Desigualdade racial no Brasil

  • 0

A desigualdade racial sofrida pela maioria dos brasileiros não é atual. Suas raízes perpassam os três séculos de escravidão e permanecem inferiorizando os negros, que apesar de apresentar em 56,10% da população ( IBGE), são os que menos os que menos usufruem do sistema educacional do país.

O racismo estrutural resulta na exclusão dos negros na sociedade. Visto que sofrem inúmeras agressões tal como comparações a criminosos e preconceitos negativos pelo simples fato da pigmentação de sua pele. Além de abalar o psicológico, físico e o comportamental, o que dificulta a consequentemente as possibilidades de enfrentar ambientes escolares.

O afastamento de oportunidade de ensino é vivenciado em outros países. Demonstrando a vivência dos negros na sociedade norte-americana nos anos 80, a série Todo Mundo Odeia o Chris, baseada em fatos reais, apresenta a discriminação sofrida principalmente pelo estudante Cris que encaram os desafios em frequentar ambientes escolares nunca oportunos para uma qualidade de ensino igualitária.

Essa realidade enraizada no passado vem sendo reparada por ações como o sistema de cotas que reservam um percentual das vagas em escolas e universidade às minorias. Portanto, as cotas fazem parte do grande caminho a ser percorrido na busca pelo acesso a educação de qualidade e pela equiparação de direitos.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi, tudo bem?
    Eu não sou muito bom em redação e estou aqui para melhorar. Não posso fazer uma correção muito aprofundada, porém faltou na sua conclusão dar uma solução para esse problema.
    Tirando o fato da conclusão ter ficado faltando, gostei muito da sua redação alguém que não saiba muito sobre esse assunto ia sair com bastante conhecimento dos seus dados e o exemplo da série que fez parte da vida de muitos.
    Boa sorte!

    • 1
  2. Olá, tudo bem?
    Vamos fazer umas observações na sua redação por parágrafos, ok?
    .
    INTRODUÇÃO: ao meu ver, sua intro ficou muito curtinha, e ainda, não consegui identificar sua tese.
    OBS: o ideal é trazer uma alusão que mostre seu repertório cultural, que depois você relacione isso com o problema proposto, e então você mostre sua tese (ou seja, o porquê desse problema).
    .
    D1 e D2: discorreu no seu desenvolvimento citando conceitos, fatos, e ainda uma série, o que mostra veracidade e repertório, entretanto, te indico a citar dados estatísticos, pois assim você estará convencendo ainda mais seu leitor.
    .
    INTERVENÇÃO: neste último parágrafo, você deve apresentar sua proposta de como mudar tal situação. No seu caso, você apresentou algo que já acontece, não como melhorá-lo, ou mudá-lo. Se atente a este último parágrafo pois é super importante.
    A estrutura que se sugere é citar:
    AGENTE
    AÇÃO
    MODO
    FINALIDADE
    DETALHAMENTO
    .
    Em suma, parabéns pela sua redação. :)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.