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Desigualdade Racial no Brasil

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No Brasil por volta do século XVII, após diversas revoltas contra o sistema escravo, lideradas principalmente por Quilombo dos Palmares, a lei Áurea na inglaterra foi finalmente dissolvida pelo mundo, trazendo assim a libertação dos escravos dos cafezais e ao mesmo tempo o ínicio da favelização.

Esse processo se deve a falta de compromisso humano que a população explorada nunca recebeu e se tornou ainda mais acentuado durante a libertação, em que o enfoque principal era tornar os antigos servos, possíveis consumistas da revolução industrial. Em contra-partida, a miséria fez com que a única opção de sobrevivência fosse a invasão de terrenos livres, popularmente conhecidos como “áreas verdes”.

Consequentemente nos dias atuais, o preconceito implicito é destacado na vivência em conjunto, visto que segundo o IBGE 80% dos índividuos com baixa escolaridade e residentes de comunidades vulneráveis são negros e é de supra-importância reconhecer que os mesmos são minorias no campo de inclusão social enquanto a raça branca é privilegiada por sua cor, formando assim um ciclo vicioso por meio de uma meritocracia injustiçada.

Para resolver esse impasse, torna-se necessário um reparo histórico, no qual a Secretária de Educação Federal por meio de decretos, óficios, protocolos e investimentos irá após a implementação e aprovação da imenda pelo orgão Legislativo Federal, construir novas unidades escolares nas áreas carentes do Brasil, visando atender a população mais necessitada e diminuir as imparcialidades desiguais que permanecem marcadas em cada índividuo.

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4 Correções

  1. oiii thaina ! aqui é a jú ! vou te ajudar a melhora seus conhecimentos de uma redação digna de nota 1000 !
    o seu tema é bem abrangente aos recursos solicitados
    Pontuação; NN ESTA TOTALMENTE CORRETA , TEM ALGUNS ERROS !
    Flexão de nomes e verbos; OK , ESTAVEL
    Colocação de pronomes oblíquos (átonos e tônicos); ALGUNS ERRINHOS QUE PODEM SER APARADOS !
    Grafia das palavras (inclusive acentuação gráfica e emprego de letras maiúsculas e minúsculas); NN ESTA TOTALMENTE CORRETA
    Divisão silábica na mudança de linha (translineação) OK
    eventos em relação a ambiguidade : OK
    PERCEBI QUE VC NN CONSEGUI ORGANIZAR A ESTRUTURA DISSERTATIVA , NO SEU TEXTO !
    POREM , ELE CONTEM BASTANTE INFORMAÇÕES E É ABRANGENTE !
    NOTA FINAL : 790
    PARABENS PELA REDAÇÃO
    -BJ JÚ , ESPERO TER AJUDADO !
    DA UMA PASSADINHA NO MEU PERFIL E CORRIJA ALGUMAS REDAÇÕES MINHAS ! TENHA CERTEZA DE QUE , ADORO NOVAS DICAS !

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  2. Introdução:
    – Não entendi o Inglaterra… Não sei se houve erro de digitação ou afins, mas analisaria o que está escrito.
    – Legal, você usou uma referência, mas senti falta de sua tese. Qual seu posicionamento sobre o tema? Sobre o que você pretende debater nos seus desenvolvimentos?
    Desenvolvimento 01:
    – “Esse processo se deve a falta de compromisso humano que a população explorada nunca recebeu e se tornou ainda mais acentuado durante a libertação”. Achei esse trecho bastante confuso. Não consegui captar bem o que você buscou dizer.
    – Mais uma vez, não vejo muito sua opinião. Você adiciona fatos, mas não opina propriamente. Isso deixa o texto expositivo.
    Desenvolvimento 02:
    – Trouxe dados, o que é válido. Porém, não ratificam/reforçam o que você quis dizer. Ficou muito confuso também.
    Intervenção:
    Eu li a correção dos colegas acima e não discordo da maioria das coisas apontadas. Porém, por mais que alguns erros sejam verídicos (a questão da Secretaria), há uma orientação prevista no manual dos corretores para se deixar isso passar (não concordo, mas…)
    Localizei o quem: Secretarias e afins; o o que: um reparo histórico; o como: por meio de decretos, óficios, protocolos e investimentos irá após a implementação e aprovação da imenda pelo orgão Legislativo Federal, construir novas unidades escolares nas áreas carentes do Brasil e o para que, que é a última frase. Ainda vejo detalhamento no como, embora os colegas discordem.
    Daria, portanto:
    C1 – 160 – Há alguns erros de português, sobretudo de vírgulas.
    C2 – 120 – O repertório existe, porém é pouco produtivo. Texto basicamente expositivo.
    C3 – 80 – Você faz o processo Introdução-Desenvolvimento-Conclusão, mas falta um projeto de fato, você não deixa muito clara sua opinião.
    C4 – 160 – Não entendi muito bem as notas dos colegas acima. Você usa conectivos de maneira adequada, embora haja algumas falhas no decorrer do texto.
    C5 – 160/200 – Não vejo razão para menos de 160. A questão do detalhamento é a única polêmica.
    TOTAL: 680/720.

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  3. Ola Thaina, td bem?
    Vou tentar te ajudar com algumas dicas:
    INTRODUÇÃO:
    O teu primeiro parágrafo trouxe muita informação, mas não cumpriu o que a prova de redação do ENEM espera. Na sua introdução, vc precisa ter o seguinte: DELIMITAÇÃO DO TEMA E TESE. Eu gosto de usar um macete, sempre faço 3 períodos (alusão, contextualização com o tema+ tese). Faça isso e vc irá cumprir esta etapa. A tese é muito importante, pois ela dará o norte da tua redação. Se nao tiver tese, o texto ficará confuso.
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    DESENVOLVIMENTO: Em cada parágrafo de desenvolvimento vc deverá construir , pelo menos, 3 orações. (tópico frasal+ argumentação+ registro de autoria). O TF é a ideia principal do bloco, a argumentação vai apoiar-se sobre ele e o registro de autoria tbm. [É nesse momento que vc faz uso de repertório socioeconômico para legitimar o teu argumento. Pode ser dados de alguma pesquisa, matéria de jornal ou revista, citações , história, CF e outros.
    No teu D1, a primeira oração está muito grande, isso prejudica a leitura e o corretor pode descontar pontos na C4 (coesão) e C1(pontuação). Vc usou um fato histórico, mas faltou deixar claro o século, o período ou contexto.
    No teu D2, vc fez um parágrafo todo em um único periodo. Não faça isso, além do mais vc precisa se atentar que é um texto dissertativo-argumentativo. Argumente mais. Vc ate usou um dado, mas as ideias não estão claras.
    OBS: Atente-se para os elementos de coesão, ou seja , os conectivos. eles sao importantes para relacionar as partes do texto e deixa a idéia clara.
    Vc tem boas ideias, porém precisam estar claras e bem articuladas,
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    CONCLUSÃO: a conclusão serve pra vc reafirmar a sua tese e, na redação do enem, elaborar uma proposta de intervenção que deverá ter 5 elementos: agente, ação, meio/modo, finalidade + detalhamento de um deles. Além disso, vc tem que responder os problemas apresentados no texto. Nao vai precisar de solução, se não houver um problema. A tua conclusao tem alguns elementos, mas a descrição está muito confusa.
    pesquise na internet o que é GOMIFES, e use esse macete pra sua redação. Deixa eu explicar outra coisa, o Governo Federal tem MINISTÉRIOS, os estados e municípios têm secretarias.
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    Não sou corretor e nem professor, mas com base em meus conhecimentos e experiência vou te dar uma nota. Espero ter contribuído de alguma maneira.
    C1-140
    C2-120
    C3-80
    C4-80
    C5-120 =========================NOTA: 540

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  4. Primeiramente, há muitos erros no seu texto, principalmente desviando da estrutura dissertativa-argumentativa.
    No 1º parágrafo:
    Não há a presença de uma tese (ponto de vista), apenas informações. O que eu te aconselho é: Trás uma informação, relaciona ela com o tema (contexto ) e expõe sua tese.
    Ademais que, de modo geral, há erros gamaticais e incoerência. No brasil, mas Lei Áurea da Inglaterra? Você começa com uma frase, corta ela com outro assunto e depois retoma.
    No 2º parágrafo:
    Já neste parágrafo, você expõe sua tese, a qual deveria estar no anterior.
    Em geral, há também erros gramaticais,
    No 3º parágrafo:
    Novamente você expõe seu ponto de vista (tese), neste caso usando outro argumento, mas que não foi dito no 1º parágrafo.
    Você perde muitos pontos por causa disso.
    No 4º parágrafo:
    O Agente “Secretária de Educação Federal” está errado, visto que quem faz os papéis citado no Modo é o Ministério da Educação junto com o Superministério da Cidadania.
    Consigo identificar Agente, Modo, Meio e Finalidade (efeito); mas falta citar o Detalhamento. Como serão estas novas unidades escolares?
    Portanto, embasando-me nas diretrizes do ENEM, avalio sua redação com uma nota de 500.
    Competências analisadas:
    1. Demonstrar domínio da escrita formal da língua portuguesa
    Nota: 140
    2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limiter estruturais do texto dissertativo-argumentativo
    Nota: 120
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    Nota: 80
    4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    Nota: 40
    5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
    Nota: 120
    Conselho: estude sobre os Superministérios e suas funções para te ajudar no Agente. Além do mais que, leia e estude a estrutura de uma redação que tirou nota 1000 no ENEM. Estas dicas certamente irá te amparar.

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