Estudante

Desigualdade racial e as medidas de inclusão no Brasil (ENEM)

  • 1

A série “Olhos que Condenam” – disponível no canal digital “Netflix” – apresenta a vida de cinco jovens que, por serem negros, são presos por um crime que não cometeram. Nesse contexto, observa-se que a desigualdade racial é um problema amplo e específico, visto que o julgamento da sociedade em relação à etnias diferentes, principalmente a negra, perdura no âmbito atual. Por conseguinte, percebe-se que a problemática se deve à perpetuação de um estereótipo que ainda se mantêm hereditário no Brasil.

A priori, o movimento conservador e extremista “Ku Klux Klan”, retrava a supremacia branca como a única válida e pura mediante à raça humana. Além disso, o intuito de preservar o padrão étnico na sociedade, fez com que esta utopia hostil disseminasse o ódio à população negra. Dessa forma, observa-se no âmbito hodierno o reestabelecimento da precarização racial que, explicitamente, contribui para o mau desenvolvimento do corpo social.

Ademais, tal discrepância faz com que a população negra seja vista como portadora de um crescente prejuízo que, amplamente, afeta aos cidadãos. Outrossim, é indubitável contestar que negros pagam, obrigatoriamente, por uma dívida histórica e inexistente. A diferença de salário, a dificuldade de encontrar um bom emprego e o racismo, são fatores que demonstram a escassez de direitos dignos e essenciais que devem ser oferecidos à todo cidadão.

Em suma, é imprescindível que o Governo Federal em conjunto com o Ministério da Defesa, promova abertamente a inclusão e proteção da população negra na política, por meio da inserção igualitária de representantes da etnia branca e negra. Espera-se com essa ação que os cidadãos negros adquiram a defesa de seus direitos, a equidade social e a eliminação do estereótipo perpetuado.

Compartilhar

6 Correções

  1. Oi tudo bem?
    Não sou nenhuma especialista mas posso tentar corrigir pelo que tenho conhecimento. Eu achei que sua redação está boa, gostei muito da contextualização na introdução, mas senti falta de um pouco mais de repertório sociocultural, você citou umas palavras que não conversou muito bem com o texto, achei desconexas. Mas no entanto, sua redação ficou muito boa, parabéns.

    • 2
  2. Olá Iana, tudo bem?
    Vamos corrigir sua redação:
    1. Você apresentou uma ótima introdução! Citou um filme e soube conecta-lo com a questão abordada, bom trabalho.
    2. A respeito das teses, acredito que não houve uma clareza do que seria dito no d1 e d2. Tente deixar explícito o conteúdo que será discutido ao longo do texto, isso é essencial.
    3. Você apresentou uma ótima alusão e argumentação, porém, poderia ter dissertado a problemática de modo direto. Usar muitas palavras rebuscadas pode deixar o seu texto com uma escassez de conteúdo, priorize utilizar mais o repertório a seu favor!
    4.Sobre a proposta de intervenção: poderia ser mais consistente. Você utilizou um Ministério que não cabe a essa função (inserção política).
    5. A ideia da proposta é muito boa, mas se possível, tente solucionar conectando as problemáticas apresentadas durante o texto, assim, não será necessário apresentar uma nova perspectiva do problema.
    Parabéns pelo texto, está no caminho! ❤️

    • 1
  3. Tu escreve mto bem, mas eu vou te dar uma idéia a mais para sua conclusão : a mídia, como grande influenciadora, poderia criar papéis onde o negro estivesse numa situação superior/ onde pessoas negras não sejam bandidos/ pobres e etc .
    A mídia na vdd é um agente pra quase todo tema, já que são bem ampla as possibilidades dela

    • 1
  4. boa noite :)
    não sou nenhuma profissional, vou corrigir de acordo com meus conhecimentos
    *achei sua redação está boa, gostei muito da contextualização na introdução
    *senti falta de um pouco mais de repertório sociocultural
    *você citou umas palavras mais cultas como “hodierno” “outrossim” e “indubitável” que não conversou muito bem com o texto, achei desconexas
    C1: 160
    C2: 180
    C3: 160
    C4: 180
    C5: 160
    Total: 840
    parabéns :) foi muito bem no geral

    • 1
  5. A série “Olhos que Condenam” – disponível no canal digital “Netflix” – apresenta a vida de cinco jovens que, por serem negros, são presos por um crime que não cometeram. Nesse contexto, observa-se que a desigualdade racial é um problema amplo e específico, visto que o julgamento da sociedade em relação à etnias diferentes, principalmente a negra, perdura no âmbito atual. Por conseguinte, percebe-se que a problemática se deve à perpetuação de um estereótipo que ainda se mantêm hereditário no Brasil.
    ¥Você apresentou uma ótima introdução! Citou um filme e soube conecta-lo com a questão abordada, bom trabalho.

    • 0
  6. Muito bom o seu texto. Parabéns!
    Ótima introdução, vc contextualizou o tema e deixou a tese a ser defendida bem clara.
    No primeiro parágrafo vc usou um repertório histórico que foi muito pertinente ao tema logo no seu tópico frasal. Desenvolveu a ídeia de forma clara e progressiva.
    No segundo, senti a falta de um dado ou repertório mais robusto. Ficou bom, mas ficaria melhor, em minha opinião, se você relacionasse o seu argumento de que é um fato histórico com a escravidão e ausencia de direitos que historicamente o negros sofreram durante o Brasil Colônia e Império.
    Sobre a proposta de intervenção, ficou confusa para mim. O Ministério da Defesa é responsável pelas forças armadas e defesa nacional do país. Acho que vc escolheu de forma errada. O Ministério da Cidadania poderia ser melhor para a sua solução. No entanto, a sua ação é inserção na política, não é? Vc poderia utilizar como agente o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e suferir que criasse um percentual de vagas para negros nos quadros de cargos políticos, sobretudo, no Congresso, que é a casa onde se faz as leis do país. Dessa forma, vc poderia dizer que assim os negros poderiam criar leis que garantam respeito e direitos Às pessoas negras.
    O exto está coeso e vc apresenta bom uso na escolha dos CONECTIVOS.
    C1- 200 (Embora tenha um erro de virgula- nao separe sujeito do predicado – e o racismo são fatores)
    C2- 200
    C3- 160
    C4- 200
    C5-160
    TOTAL:920

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.