Mestre

Desigualdade escolar em tempos de pandemia

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A constituição Federal de 1988, prevê em seu artigo 6º, o direito a educação como próprio a todo cidadão brasileiro. Todavia, tal prerrogativa não tem se repercutido com ênfase na prática quando se observa a desigualdade escolar em tempos de pandemia, dificultando, desta maneira, a disseminação desse direito social tão importante. Nessa perspectiva, pode-se afirmar que a ausência de medidas governamentais e a falta de acesso a internet para pessoas mais pobres como agravantes da situação.

Primordialmente, deve-se salientar a carência de ações governamentais para combater a desigualdade escolar em período de pandemia. Por esse ângulo, a falta de investimento em uma educação de qualidade e que seja acessível para todo cidadão brasileiro, principalmente os de classe mais pobre, é um dos maiores fatores para que o problema continue a perdurar no país. Essa situação, conforme as concepções do filósofo contratualista, John Locke, caracteriza-se como uma violação do “Contrato Social”, já que o Estado não cumpre a sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos essenciais, como a saúde, o que lamentavelmente é evidente no Brasil.

Outrossim, é essencial apontar a ausência de acesso à internet a população carente. Segundo a PNAD, feita pelo IBGE, 17,3% da população brasileira não possui acesso à internet e, desse número, 0,262 dessas pessoas, não possuíam renda suficiente para pagar um serviço de internet. Diante de tal exposto, a desigualdade de renda é um problema presente no Brasil antes da pandemia e que se intensificou durante o período da mesma. À vista disso, é intolerável que esse cenário continue a durar.
Infere-se, portanto, a necessidade de se contrapor esses obstáculos. Para tal fim, é fundamental que o governo e o Ministério da Educação, através de campanhas educativas e distribuição de verbas para a educação, crie programas que possibilitem a população carente a acessar a internet e a ter acesso a um sistema de ensino de qualidade – com a intenção de diminuir esses dados alarmantes. Assim, tornar-se-á possível a construção de uma sociedade permeada pela realização dos elementos listados na Magna Carta.

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3 Correções

  1. Boa tarde, acabei de vê uma correção sua e gostei, porém queria vê se você escreve tão bem como corrige. Vamos lá.

    INTRODUÇÃO:
    ▪︎A constituição [1] Federal de 1988, [2] prevê [3] em seu artigo 6º, o direito a [4] educação como próprio a todo cidadão brasileiro. Todavia, tal prerrogativa não tem se repercutido com ênfase na prática quando se observa a desigualdade escolar em tempos de pandemia, dificultando, desta maneira, a disseminação desse direito social tão importante. Nessa perspectiva, pode-se afirmar que a ausência de medidas governamentais e a falta de acesso a [5] internet para pessoas mais pobres como agravantes da situação.

    Obs.:
    ▪︎1- A inicial de “Constituição” é maiúscula.
    ▪︎2- Equívoco de vírgula.
    ▪︎3- Ausência de vírgula.
    ▪︎4- Ausência de crase, pois se tem “direito” é a alguma coisa.
    ▪︎5- Ausência de crase, pois se tem “acesso” tem a alguma coisa.

    DESENVOLVIMENTO 01:
    ▪︎Primordialmente, deve-se salientar a carência de ações governamentais para combater a desigualdade escolar em período de pandemia. Por esse ângulo, a falta de investimento em uma educação de qualidade e que seja acessível para todo cidadão brasileiro, principalmente os de classe mais pobre, é um dos maiores fatores para que o problema continue a perdurar no país. Essa situação, conforme as concepções do filósofo contratualista, John Locke, caracteriza-se como uma violação do “Contrato Social”, já que o Estado não cumpre a sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos essenciais, como a saúde, o que [1] lamentavelmente [2] é evidente no Brasil.

    Obs.:
    ▪︎1 e 2- Ausência de vírgulas.
    ▪︎Teu parágrafo só teve 3 períodos, isso não é o suficiente pra conseguir atingir os 200 pontos. Se você tivesse construído mais outro período, talvez, fecharia a competência, pois a sua argumentação é ótima.
    ▪︎Escassez de conectivos, em cada parágrafo de desenvolvimento, deve conter ao menos 2 conectivos. “primordialmente, por esse ângulo, essa situação” não são conectivos, são conectores para encaixar no seu texto. Conectivos são esses: dessa forma, dessa maneira, diante disso, nesse viés, nesse parâmetro, nesse sentido, nesse contexto, diante dessa perspectiva, desse modo, portanto, assim, além disso, outrossim, no entanto, entretanto, todavia…
    ▪︎Eu aconcelho você utilizar esses conectores para iniciar o segundo período dos desenvolvimentos: isso porque, isso ocorre porque, isso acontece porque, isso se deve ao fato de, isso se deve à/ao. Escolha um desses e use em cada parágrafo de desenvolvimento, pois você precisa explicar o motivo daquilo que você diz no tópico frasal acontecer.
    ▪︎O número ideal de períodos nos desenvolvimentos é 4, eu, por exemplo, gosto de fazer o desenvolvimento 01 com 5 e o desenvolvimento 2 com 4. Mas, se você quiser, pode fazer 4 nos 2 parágrafos.

    DESENVOLVIMENTO 02:
    ▪︎Outrossim, é essencial apontar a ausência de acesso à internet a população carente. Segundo a PNAD, feita pelo IBGE, [1] 17,3% da população brasileira não possui acesso à internet e, desse número, 0,262 dessas pessoas, não possuíam renda suficiente para pagar um serviço de internet. Diante de tal exposto, a desigualdade de renda é um problema presente no Brasil antes da pandemia e que se intensificou durante o período da mesma. À vista disso, é intolerável que esse cenário continue a durar.

    Obs.:
    ▪︎1- O que foi feita pelo IBGE? Informação solta.
    ▪︎O repertório deve vir no terceiro período e não no segundo, pois você precisa explicar o tópico frasal.
    ▪︎Argumentação muito pouca, não tenha medo de aprofundar no assunto.

    CONCLUSÃO:
    ▪︎Infere-se, portanto, a necessidade de se contrapor esses obstáculos. Para tal fim, é fundamental que o governo e o Ministério da Educação, através [1] de campanhas educativas e distribuição de verbas para a educação, crie [2] programas que possibilitem a população carente a acessar a [3] internet e a ter acesso a um sistema de ensino de qualidade – com a intenção de diminuir esses dados alarmantes. Assim, tornar-se-á [4] possível a construção de uma sociedade permeada pela realização dos elementos listados na Magna Carta.

    Obs.:
    ▪︎1- Uso inadequado da palavra “através”, uma vez que significa algo que atravessa. Substitua por “por meio de” ou “por intermédio de”.
    ▪︎2- O correto é “criem”. Tem que concordar com os 2 agentes.
    ▪︎3- Ausência de crase.
    ▪︎4- Não aconcelho usar a ênclise de forma excessiva.
    ▪︎Aconcelho colocar a sua ação antes do “meio” pra manter uma organização.
    ▪︎Cadê o detalhamento da sua ação?

    Nota:
    C1: 160
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 120
    C5: 160
    Total: 760

    Então é isso, acho que os colegas acima se equivocaram um pouco na nota, não estou dizendo que você não merece, mas essa redação está um pouco distante do 1000. Só te respondendo à correção de um colega acima: você pode usar sim as siglas, porém tem que tomar cuidado com elas, pois só pode usar se elas forem bastante conhecidas, nesse caso, são. Outra coisa, aquilo que você fez no final da sua conclusão não é o detalhamento, mas sim, uma retomada ao repertório. Qualquer dúvida me procure.

    • 1
  2. C1: 160
    Sua escrita é muito boa, PARABÉNS POR ISSO. Contudo, ainda identifiquei alguns erros.
    Por exemplo, no seguinte trecho, no final do primeiro parágrafo, faltou a crase:

    “falta de acesso a internet”

    Além disso, ocorre a repetição excessiva de palavras. Em alguns casos é inevitável e acaba tornando-se irrelevante, mas não é o caso aqui.

    Acesso – 4 vezes (duas no mesmo parágrafo)
    Internet – 5 vezes (3 no mesmo parágrafo)

    Outrossim, tenha cuidado com a concordância. Na sua conclusão você citou dois agentes.

    “o governo e o Ministério da Educação, através de campanhas educativas e distribuição de verbas para a educação, crie programas…” – A propósito, Governo deveria ser escrito com a primeira letra maiúscula, pois, nesse caso ele é sujeito.

    Voltando, você mencionou dois agentes, logo, “CRIE” está incorreto, pois deveria abranger ambos os órgãos nacionais.

    E, por fim, não é recomendável o uso de siglas sem que você tenha escrito a/as palavra/palavras por completo antes.
    Quando você usou “PNAD” e “IBGE” sem explicar seu significado, perdeu pontuação.

    C2: 200
    Você abordou perfeitamente o tema, não se desviou e manteve o foco no estilo de texto dissertativo-argumentativo.

    C3: 200
    Trouxe diferentes referências, não somente dados estatísticos, como também históricos “constituição de 1988” e concepção filosófica de John Locke.

    Contudo, CUIDADO. No final você citou a magna carta:

    “Assim, tornar-se-á possível a construção de uma sociedade permeada pela realização dos elementos listados na Magna Carta”.

    Contudo, em momento algum citou quais eram esses elementos, isso praticamente inutilizou seu argumento. Não sei se um corretor oficial fecharia sua nota nessa competência.

    C4: 200
    Ótimo uso dos conectivos.

    C5: 200
    PARABPENS, sua conclusão possui os 5 elementos essenciais. Agente (quem?), Ação (o quê?), Modo (como?), Efeito (para quê?) e Detalhamento (explicação e exemplos).

    Infere-se, portanto, a necessidade de se contrapor esses obstáculos. Para tal fim, é fundamental que o governo e o Ministério da Educação (AGENTE), através de campanhas educativas e distribuição de verbas para a educação (MODO), crie programas que possibilitem a população carente a acessar a internet e a ter acesso a um sistema de ensino de qualidade (AÇÃO) – com a intenção de diminuir esses dados alarmantes (EFEITO). Assim, tornar-se-á possível a construção de uma sociedade permeada pela realização dos elementos listados na Magna Carta. (DETALHAMENTO)

    CONTUDO, lembre-se que ao citar superficialmente a Carta Magna, deixando informações vagas no texto, você correu o risco de inutilizar esse trecho. Assim, sua conclusão poderia ter sido incompleta.

    TOTAL: 960

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  3. A constituição Federal de 1988, prevê em seu artigo 6º, o direito a educação como próprio a todo cidadão brasileiro. Todavia, tal prerrogativa não tem se repercutido com ênfase na prática quando se observa a desigualdade escolar em tempos de pandemia, dificultando, desta maneira, a disseminação desse direito social tão importante. Nessa perspectiva, pode-se afirmar que a ausência de medidas governamentais e a falta de acesso a(TEM CRASE) internet para pessoas mais pobres como agravantes da situação.

    REPERTÓRIO- OK

    DIRECIONAMENTO A TESE- OK

    TEMA- OK

    C1- OK

    Primordialmente, deve-se salientar a carência de ações governamentais para combater a desigualdade escolar em período de pandemia. Por esse ângulo, a falta de investimento em uma educação de qualidade e que seja acessível para todo cidadão brasileiro, principalmente os de classe mais pobre, é um dos maiores fatores para que o problema continue a perdurar no país. Essa situação, conforme as concepções do filósofo contratualista, John Locke, caracteriza-se como uma violação do “Contrato Social”, já que o Estado não cumpre a sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos essenciais, como a saúde, o que lamentavelmente é evidente no Brasil.

    REPERTÓRIO- OK

    DIRECIONAMENTO A TESE- OK

    MANUTENÇÃO TÉMATICA- OK

    ARGUMENTAÇÃO- OK

    C1- OK

    Outrossim, é essencial apontar a ausência de acesso à internet a população carente. Segundo a PNAD, feita pelo IBGE, 17,3% da população brasileira não possui acesso à internet e, desse número, 0,262 dessas pessoas, não possuíam renda suficiente para pagar um serviço de internet. Diante de tal exposto, a desigualdade de renda é um problema presente no Brasil antes da pandemia e que se intensificou durante o período da mesma. À vista disso, é intolerável que esse cenário continue a durar.
    Infere-se, portanto, a necessidade de se contrapor esses obstáculos.

    REPERTÓRIO- OK

    DIRECIONAMENTO A TESE- OK

    MANUTENÇÃO TÉMATICA- X

    ARGUMENTAÇÃO- OK

    C1- OK

    Para tal fim, é fundamental que o governo e o Ministério da Educação, através de campanhas educativas e distribuição de verbas para a educação, crie programas que possibilitem a população carente a acessar a internet e a ter acesso a um sistema de ensino de qualidade – com a intenção de diminuir esses dados alarmantes. Assim, tornar-se-á possível a construção de uma sociedade permeada pela realização dos elementos listados na Magna Carta.

    QUEM? OK O QUE? OK COMO? OK DETALHAMENTO? OK EFEITO? OK FECHAMENTO E RETOMADA? OK

    C1- 200

    C2- 200

    C3- 200

    C4- 200

    C5- 200

    NT- 1000

    Olá! faço correção de redação mais detalhada e disponibilizo 22 repertórios, entre eles com músicas, séries. Caso tenha interesse entra em contato comigo pelo WhatsApp (81987291158)

    PARABÉNS!

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