Mestre

Desigualdade econômica no Brasil

  • 2

Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade é o oposto do que o autor prega, uma vez que a igualdade econômica entre as regiões brasileiras apresentam barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More . Esse cenário antagônico é fruto tanto da ineficácia estrutural do governo, quanto da má distribuição de renda. Diante disso , torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.

Sobretudo, é crucial pontuar que os problemas socioeconômicos das regiões mais pobres , derivase da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerce à criação de mecanismos que coibam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil . Devido à falta de atuação do poder público, que deveria cumprir o seu papel enquanto agente fornecedor dos direitos mínimos, as regiões desfavorecidos por ações do Estado, apresentam um baixo índice de desenvolvimento humano (IDHM). Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.

Ademais, é imperativo ressaltar a má distribuição de renda como promotor do problema. Segundo o GINI ,ferramenta da geografia que mede o nível de concentração de renda variando de zero a um, a desigualdade brasileira se aproxima de um ou seja o país se mostra cada vez mais desigual. Partindo desse pressuposto, observa-se, a incoerência do poder público em relação a constituição, que garante a igualdade como ferramenta fundamental do ser humano. Tudo isso, retarda a resolução do empecilho, já que o alto índice de pobreza contribui para a perpetuação desse quadro deletério.

Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Dessarte, com intuito de mitigar o desequilíbrio econômico entre as regiões, necessita-se urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Governo Federal, será revertido em projetos de leis, que democratize os direitos básicos assegurados pela Constituição de 1988,por meio ,de reuniões que visam a melhora da economia em todo o território nacional ,e, seus perspectivos problemas sociais. Desse modo, atenua-se-à, em médio e longo prazo, o impacto nocivo da pobreza, e a coletividade alcançará a Utopia de More.

*****🙂DEIXEM NOTAS E ERROS , OBRIGADA🙂********

Compartilhar

5 Correções

  1. Olá tudo bem? Estou muito impressionada seu texto é ótimo não tenho muito oque disser, o pouco que eu devo comentar é o uso da linguagem rebuscada que deixa seu texto um pouco cansativo principalmente pra um corretor que já leu muitas redações ,acredito que no primeiro desenvolvimento você deixou um pouco de lado sua argumentação, sua conclusão está excelente tem todos os elementos ,parabéns pelo texto ,espero ter ajudado ; )

    • 1
  2. Boa noite! Tudo bem?
    A sua redação ficou ótima, rica em fatos e argumentos, porém… Notei o uso equivocado da crase e além disso, a quantidade de linhas que você usou não é viável no enem/vestibulares tradiconais, sugiro que você enxugue essas informações. No geral, está perfeito!

    • 1
  3. Olá! Parabéns por escrever.
    Vamos a redação:
     Sinceramente é uma redação incrível, apresenta todos os meios e contextos para o convencimento do leitor, além de favorecer um rico conhecimento de mundo e interdisciplinar. É perceptível toda a construção e elaboração dos parágrafos, visto que seu posicionamento é muito bem construído e a sua forma de contextualizar é bem difundida. Diante disso, não vejo motivos para despontua-lo e ainda peço que corrija minha última redação.
    Agradeço pelo seu tempo e espero pode ajudar você com esse feedback!
    Nota: 1000!

    • 1
  4. Sua redação foi boa na estrutura geral e na linguagem.
    O que se pode notar é uso equivocado de crase em “á criação” , pois concerne é não pede a preposição, sem falar que concerne está grafado de forma errada também.
    Nota-se o uso adequado dos conectivos que dão coesão ao seu texto, que atende as normas do ENEM com a devida proposta de intervenção.
    Parabéns pelo trabalho.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.