Maria Quitéria foi a primeira mulher brasileira a entrar para o exército brasileiro no periodo do Brasil Império, sendo obrigada a se vestir de homem para entrar na batalha da Independência do país. De maneira análoga, é possível comparar esse com o cenário atual que é caracterizado pela desigualdade de gênero. Nesse viés, é necessário analisar não só , maneira lastimável de como alguns homens se sentem superiores ás mulheres, mas também a falta crítica de reconhecimento sobre as conquistas, cada vez maiores, das mulheres.
Em primeiro plano, a sociedade patriarcal é a lamentável causa do sentimento de autoridade masculino. Segundo a citação do filósofo Aristóteles, ”as mulheres são limitadas por natureza”. Dessa forma, esse pensamento se perdurou por anos, tomando a forma de opressão contra as mulheres, que são obrigadas a viver com a violência doméstica, assédio e xingamentos verbais. Consequentemente, o estilo de vida delas é afetado por esse pensamento, visto que a população acredita que mulheres não são capazes de fazer coisas grandiosas e convivem fazendo mais tarefas de casa e recebendo salários relativamente menores do que os dos homens.
Segundamente, a falta de mérito sobre as ações femininas contribui para que elas estejam nessa visão de inferioridade. De acordo com o site do G1, as mulheres são a maioria nas eleições de 2020 como candidatas. Em suma, felizmente, elas têm alcançado mais cargos de poder, entretanto, não exaltar essa conquista faz com que ela se perca na atualidade e impede que outras mulheres tenham a iniciativa de mostrar suas vozes e buscar por melhorias nas estruturas sociais, em que apenas os homens se beneficiam.
Com vista no que foi mencionado, é necessário que o Estado acabe com essa condição inaceitável da sociedade. Portanto, o Ministério da Mulher e da Família deve criar um projeto que incluirá as mulheres em cargos públicos, visando ser igualitário. Além disso, o projeto será feito por meio de verbas governamentais e compartilhado nas redes sociais, como Instagram, Facebook, Youtube a fim de atrair a participação das mulheres nas mudanças sociais. Assim, será possível acabar com a desigualdade de gênero, fazendo com que as mulheres sejam livres para conquistar o mundo do mesmo modo que Maria Quitéria e de forma justa.
Obs: Alguém pode me dizer se eu tangenciei ? Agradeço desde já :)
kelianecf
1° competência: 160
Ao meu ver, você demonstra bom domínio da escrita formal e com pouquíssimos desvios gramaticais. Mas, acho que poderia desenvolver melhor essa introdução para deixar mais explícito o que irá abordar no texto sobre o tema.
2° competência: 160
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, apresentando bom domínio do texto dissertativo-argumentativo e com conclusão.
3° competência: 120
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionadas ao tema, com indícios de autoria defendendo seu ponto de vista.
4° competência: 120
Articula bem as partes do texto, de forma mediana e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
5° competência: 120
Elabora de forma mediana a proposta de intervenção relacionada ao tema.
NOTA FINAL: 680
OBS: Lembre que eu não tenho esse poder para te dizer uma nota certa e e te julgar, mas, eu sei que você é capaz de fazer melhor. E boa sorte no Enem, espero que você consiga a nota que deseja. Beijo! ❤