desigualdade

  • 1

O Brasil como a maioria dos países emergentes possui uma divisão econômica muito desregular, isso é bastante visível pela crise econômica nos últimos ano em que somente uma porcentagem enfrentou.
Na cidade do Rio de Janeiro, somente entre o ano de 2009 e os dias atuais mais de 77 mil pessoas foram retiradas de suas próprias comunidades para fins estéticos e consequentemente, lucrativos.
Outro caso de desigualdade muito comum é o racial, pois apesar de os pardos e negros representarem cerca de 57,7% da população brasileira, ocupam somente 10% da chefia em seus cargos.
Também enfrentam essa desigualdade diária: mulheres, homossexuais, transexuais, e toda a comunidade LGBTQ+, cadeirantes, portadores de doenças como o autismo, entre outros diversos casos.

Compartilhar

10 Correções

  1. Senti falta de uma introdução mais bem trabalhada, mostrando os argumentos que iriam ser retratados nos desenvolvimentos 1 e 2. É necessário argumentar mais sobre o tema, mostrando os seus pontos, não é preciso ter tantos dados, no lugar disso, coloque uma citação, um filme ou série que mostram a desigualdade social. Através do uso de informações mais comuns, é mais fácil o leitor fazer uma ligação com o tema. Cuidado na escrita das palavras, mostre que tem domínio da gramática culta. Você tem que mostrar que sabe argumentar, e não apenas colocar dados por cima de dados. Na redação é necessário uma conclusão, onde você vai colocar o agente, modo, meio e efeito para solucionar os problemas mostrados nos desenvolvimentos. Estude mais um pouquinho sobre a estrutura da redação, e não se esqueça de usar conectivos. Assim como fazer um parágrafo para a sua conclusão, pois ela é uma das competências da redação.

    • 2
  2. Senti falta de uma introdução mais bem trabalhada, mostrando os argumentos que iriam ser retratados nos desenvolvimentos 1 e 2. É necessário argumentar mais sobre o tema, mostrando os seus pontos, não é preciso ter tantos dados, no lugar disso, coloque uma citação, um filme ou série que mostram a desigualdade social. Através do uso de informações mais comuns, é mais fácil o leitor fazer uma ligação com o tema. Cuidado na escrita das palavras, mostre que tem domínio da gramática culta. Você tem que mostrar que sabe argumentar, e não apenas colocar dados por cima de dados. Na redação é necessário uma conclusão, onde você vai colocar o agente, modo, meio e efeito para solucionar os problemas mostrados nos desenvolvimentos. Estude mais um pouquinho sobre a estrutura da redação, e não se esqueça de usar conectivos. Assim como fazer um parágrafo para a sua conclusão, pois ela é uma das competências da redação.

    • 1
  3. boa tarde,notei que sua redação não estar completa senti falta da sua opinião assim como senti falta da conclusão(você não arrumou uma solução para o problema). espero ter lhe ajudado pois não sou um corretor profissional,sou apenas um estudante. não pare até porque e com os erros que se aprende.

    • 0
  4. se for pra da uma nota para sua redação seria um 5.0
    porque toda texto tem que ter um começo, meio , e fim. com objetivos, e argumentos com base nas estrofes anteriores, como um gancho de um assunto para o outro. deixe claro o assunto que vai tratar. faltou mais clareza no seu texto, e erros ortograficos.

    • 0
  5. Em nenhuma situação você receberia um tema de redação desse. Faltou um intertexto pra iniciar sua redação, faltou problematizar seu tema pra deixar os argumentos mais coesivos, e faltou uma conclusão. Minha sugestão é: Pegue temas de redações antigos e escreve sobre eles, busque compreender melhor as estruturas, e entenda o que precisa ter em uma redação para que ela possa ser considerada boa. Cada um tem sua forma de escrever, uns preferir ir para algo mais poético e lúdico, com a utilização de metáforas, outros seguem uma linha mais social, outros seguem algo mais estatístico.

    • 0
  6. Olá, busque conectar melhor seus argumentos, pois estão apenas expostos, não há uma interligação. Não está nítido a sua conclusão, tente se aprofundar neste quesito para melhorar. Se o seu foco é o Enem, você terá que estabelecer uma proposta de intervenção para o problema, a falta disso, pode te acarretar a perca de pontos que poderia ser evitada. Caso seja outro vestibular, busque a grade de correção para escrever de acordo com o que é pedido. Boa sorte!

    • 0
  7. A sua redação está incompleta,faltou desenvolvimento dos dados, você trouxe bons dados estatísticos mas não argumentou em cima deles, lembre-se que o modelo de redação é DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO faltou conclusão,espero que você melhore…para enteder mais do modelo de redação,leia redações bem pontuadas no Enem
    C1 160
    C2 100
    C3 120
    C4 200
    C5 0

    • 0
  8. Gostei bastante da sua redação. Achei muito exacerbado a utilização de dados, o que pode não ser legal, às vezes, contudo, muito bem explicado. Parabéns. O uso de conectivos deve ser muito explorado, uma vez, que fica sem sentido o texto sem eles, pois fica claro a insuficiência/carência de tais argumentações.

    • 0
  9. Achei que a sua redação ficou faltando uma conclusão ou até uma solução. Tomar cuidado com os erros ortográficos pois isso pode te prejudicar. Acredito que você poderia ter abordado melhor o tema e não ficado presa em dados estatísticos, no mais acredito que tenha ficado bom. De qualquer jeito parabéns pelo esforço.

    • 0
  10. Boa noite.
    Adorei sua redação, porém vou pontuar algumas coisas que ao meu ver, podem ser melhorados, além de umas dicas:
    – seus argumentos estão fracos, vc apenas jogou informações estatisticas, mas não conseguiu amarra-las com argumentos sólidos.
    – Parece que faltou uma conclusão.
    (Inclusive, no ENEM, a conclusão é uma soluçaõ para o problema apontado).
    – Mais atenção ao utilizar a norma-padrão.
    – Quando for fazer uma redação, escolha uma sitação, e disserte sobre ela.
    Você pode falar: Desigualdade de gênero; desigualdade racial; desigualdade economica.
    Mas escolha apenas uma e fale sobre.
    Ex: Desigualdade economica.
    “Desde quando os portugueses separaram o Brasil, um país continental, em 14 capitanias para 12 pessoas, podemos falar em desigualdade”.
    Que dê tudo certo! <3

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.