O livro “A Sociedade do Espetáculo”, retrata o pensamento ilusório das pessoas acerca de um mundo perfeito. Infelizmente não se distancia da realidade, pois enquanto a parte elitista da sociedade tem saneamento básico favorável- com grande desperdício, em contrapartida a parte periférica- ignorada- sofre com a falta desse recurso.
A Constituição Brasileira garante saneamento básico a todos os cidadãos. Porém a água tratada não chega às comunidades mais carentes, essas sofrem com a disseminação de doenças, pelo consumo de água imprópria para o uso (contaminada). Assim o descaso diante da periferia vem agravando problemas de saúde e também problemas sociais: um exemplo é a desigualdade atual.
Outrossim, grandes setores como o agropecuário, desperdiçam uma quantidade excessiva de água diariamente. Esse e outros fatores como o consumo inconsciente doméstico, vem favorecendo a falta desse recurso, dado que as chuvas não compensam a quantidade gasta, assim variados locais são atingidos pela seca.
Dado o exposto, a má distribuição de água vem favorecendo diversos problemas. Portanto a CEDAE deve fazer um projeto para investir mais no saneamento básico- levando água tratada a diversos locais, para que, deste modo amenize problemas de falta desse recurso e assim a distribuição chegue igualmente á todas regiões.
Se puderem dar nota, tenham um bom dia. :)
Ca_melito
Boa tarde!
Você soube colocar o livro como uma boa alusão cultural. Porém tome cuidado, o livro não fala sobre as pessoas acreditarem em um mundo perfeito, mas sim, de mostrarem para os outros somente aquilo que consideram bom, deixando o restante em oculto. Caso o corretor conheça o livro pode descontar pontos.
Ademais, os parágrafos de desenvolvimento possuem bons argumentos, contudo, precisam de um maior embasamento teórico para não ficar somente no senso comum.
Por fim, a sua conclusão ficou muito curta. Considerando que é uma parte muito importante do texto, tente detalhar mais. Além disso, no desenvolvimento você citou 02 problemas (a falta de saneamento nas periferias e o desperdício na agropecuária e no consumo doméstico) e na proposta de intervenção você resolveu apenas 01 deles.
Não darei nota pois sou iniciante nas correções, mas espero ter ajudado. :D
lannistopster
olá! eu não sou muito boa com notas, então não vou dar uma, mas lenbre-se você é sim digno de 1000!
bom, eu vou dar enfase em alguns pontos:
1.não é “eletista” e sim “elitista”, e não é preciso colocar entre parenteses, é uma palavra reconhecida no dicionário.
2.cuidado com os hifens (-), eles podem em vez de esclarecer, confundir sua redação.
3.não é necessário colocar (contaminada), o fato de você dizer que a água é imprópria já diz que ela é contaminada.
4. deixe seus parágrafos de desenvolvimento mais ricos, adicione citações, dados, porque assim você estabelece uma afirmação concreta para sua autoria.
5.não esqueça dos conectivos, eles são importantes em cada desenvolvimento.
6.não coloque algo na conclusão que você não disse no texto. Se você não mencionou a SEDAE na redação, ela não pode ser colocada na conclusão. Apesar de estar no contexto, tem que prestar atenção nisso.
7. tente deixar sua redação rotativa (ué, como assim?). Você usou o livro na introdução, então use ele para finalizar sua conclusão, por exemplo:
“… distribuição chegue igualmente á todas regiões. Dessa forma, o pensamento ilusório de “Sociedade do Espetáculo” se fixará apenas nas páginas dos livros.”
não tá muito bom, mas é um exemplo. Isso deixa sua redação rotativa, você está falando de algo que estava na introdução e inconscientemente vai te fazer voltar lá e contextualizar tudo.
beijos, continue progredindo!