Iniciante

”Desfakeando” por meio da informatização

  • 1

Quando tratamos de ”fake news” e desinformação , mesmo que não sejam sinônimos , estamos buscando a tutela do desconhecimento por parte da sociedade. Temos ciência que a informação gera valor , seja ele econômico ou não , e por conta disso são criadas as ”fake news’ e demais informações ; vivemos um contexto atual em que podemos até mesmo atribuir àquelas a capacidade de estratificar a sociedade em camadas .

Desde meados dos séculos XVIII e XIX , em que se tornaram mais latentes eventos históricos como a Revolução Industrial ; a informação tornou-se um objeto com altíssimo valor agregado , e o conhecimento extraído das mesmas é que , por consequência , classificava os Estados em nações desenvolvidas ou subdesenvolvidas .

As chamas ”fake news” podem ser pensadas , em síntese , como informações falsas . Este termo se popularizou recentemente por conta da capacidade de influenciar processos eleitorais por meio de redes e mídias sociais . Ao contrário da desinformação , aquela tem por fito tornar situações não verídicas em verdades plenas e disseminadas a todos aqueles interessados na temática , aqui podemos notar a intenção persuasiva do autor para com o destinatário.

Não obstante , a figura da desinformação tem como fito o desconhecimento da massa populacional , porém sob a vertente da estratificação social causando a exclusão social de determinada classe social . Aqui a intenção é acumular o conhecimento , para que se diminua a intenção atual de disseminação do Poder

Por conseguinte , a ideia de ”fake news” e desinformação , apesar de não terem finalidades semelhantes , são usadas com objetivos pessoais , e a anulação dos seus efeitos passa pela vontade e cautela de nós ” consumidores” da informação , de não apenas buscar a informação , mas também de construir um senso crítico sobre aquilo que estamos consumindo

Compartilhar

3 Correções

  1. Essa correção foi editada.

    Bom dia!!
    Muito bom o texto e argumentos, muito bom o uso de expressões e palavras sem repetição, utilizou muitos termos da linguagem formal, o que deu um ar superior ao texto.
    Acredito que poderia ter acrescentado mais na proposta de intervenção para ter uma melhor avaliação
    Obs: no inicio do 3 parágrafo vc escreveu “As chamas”, creio que foi um erro de escrita, onde o correto seria “As chamadas’

    • 2
  2. No que diz respeito a um texto de caráter dissertativo argumentativo, o texto é ótimo , muito ótimo. No entanto, se está pensando em fazer o enem , considere os seguinte pontos como favoráveis para melhoria da sua redação.
    1)Coloque sua redação em um esqueleto de texto de acordo com os moldes do ENEM. Nesse sentido, foque em fazer 4 parágrafos . Introdução, 2 de argumentação e um de intervenção.
    2)Cuidado com a grafia errada de algumas palavras
    3) Crie uma intervenção consistente. Seu textos tem muitas coisas admiráveis, mas falta uma intervenção consiste, que sozinha vale 200 pontos.
    Acho que era só isso que tinha para falar. No mais, leia e releia não somente minha correção, mas como a de todos os colegas para melhorar sua nota.

    • 1
  3. A redação apresenta domínio do tema entretanto é bom só trabalhar com introdução, 2 desenvolvimento e conclusão, para a finalidade de um entendimento do texto.
    Obs: Use e abuse de conectivos eles enriquecem a redação e um adoção de planejamento pré texto para delimitação do tema, assim não há erro de fugir do tema

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.