O processo do desenvolvimento tecnológico, propiciado pela Terceira Revolução Industrial, resultou em vários avanços nos diversos campos da ciência. Entretanto, nem todos os resultados são essencialmente positivos, um exemplo disso é a internet, que é utilizada de forma excessiva por uma parcela substancial da sociedade brasileira, o que é conhecido atualmente como dependência digital. Nesse contexto, é preciso analisar causa, consequência e possível solução para essa problemática.
Em primeira análise, cabe ressaltar a negligência educacional das famílias e dos setores públicos com os jovens como impulsionador do problema. Sobre isso, Paulo Freire, importante filósofo brasileiro, discorre acerca de como a educação pode mudar as pessoas, e essas, o mundo. No entanto, a linha de pensamento seguida por Freire não é compreendida pela população brasileira, ou parte dela, uma vez que as famílias dos adolescentes não exercem controle no uso da internet e de outros aparelhos eletrônicos. Dessa forma, esses indivíduos usam a tecnologia e a internet deliberadamente, auxiliando à manutenção da dependência.
Além disso, o uso deliberado da internet também oferece riscos à saúde dos jovens. Consoante ao físico Albert Einstein, é assustador como a nossa tecnologia superou a nossa humanidade. Diante disso, problemas como o vício em pornografia, sedentarismo e má alimentação estão relacionados diretamente ao uso em excesso da internet e das tecnologias, corroborando os apontamentos de Einstein. Assim, não é razoável que o Brasil almeje torna-se uma nação desenvolvida, mas mantenha hábitos tão imprudentes.
Fica claro, portanto, que a dependência digital só será amenizada a partir do momento em que houver mudança de postura. Para tanto, o Ministério da Educação deve lançar projeto de educação digital, por intermédio de capital proveniente dos impostos e ajuda das escolas das diversas regiões do brasil. Esse programa, terá o objetivo de educar, pais e filhos, sobre a educação digital e uso moderado das tecnologias, para bom aproveitamento dos pontos positivos que elas oferecem. Somente, assim, o equilíbrio entre o digital e o real será alcançado.
marianafreitasx
Redação ótima
cuidado com o tamanho da introdução e ademais, tente deixar claro o que quer ser abordado na redação, principalmente na introdução. o segundo paragrafo achei otimo a enfase de dados a respeito. ademais cuidado, para não deixar o paragrafo muito grande.
o terceiro paragrafo de desenvolvimento ficou ótimo, bons argumentos e exemplos.
a conclusão achei um pouco solta nas medidas mas não esta errado, só tente melhorar um pouco a conclusão. parabéns.
Sua redação está muito boa e mostra argumentação e entendimento sobre o assunto. Apenas preste mais atenção em alguns partes, como no paragrafo onde está escrito que o uso da internet pode afetar a saúde dos jovens, falta um pouco de coesão durante todo o paragrafo, também pude sentir falta da vírgula em alguns pontos. Mas parabéns pela redação!!!
Fernanda Vasconcelos
Sua redação está muito boa. Porém você precisa ligar mais parágrafo com parágrafo, cada um deles precisa estar ligado , é como se fosse um ciclo , seria bom se você desse uma retomada do que escreveu na introdução ou no primeiro desenvolvimento na conclusão , iria acrescentar bastante sua nota. Sempre confira a pontuação, as vezes tem lugar que não precisa colocar vírgula e outras frases que precisam, ou seria bom colocar pontuação.
Julia_Klein
Boa gramatica e continuidade do texto, porém o uso desequilibrado de dados complementares passa a sensação de um certo desfoque do tema e pouco aprofundamento, além disso, também é recomendado o uso de duas propostas de intervenção, vindas de diferentes órgãos do governo ou diferentes grupos da sociedade para garantir uma boa pontuação no ENEM.
[email protected]
A redação possui um bom parágrafo de introdução com encaminhamento argumentativo.
No primeiro parágrafo de desenvolvimento o candidato mostrou repertório sociocultural,mas faltou a critica e também no segundo parágrafo de desenvolvimento
No parágrafo de conclusão o candidato deixa claro agente meio o modo finalidade faltou o detalhamento e retornar o repertório sociocultural.