Émile Durkhein estabelece o conceito de solidariedade, consenso entre os cidadãos que designaria seus papéis na sociedade. Entre as mais complexas prevaleceria a solidariedade orgânica, onde o individualismo se faz presente e a vida atarefada e competitiva impediria os sujeitos de assistir uns aos outros, sendo a competição incentivada desde cedo nas escolas. Para diminuir essas disputas, tem-se buscado auxilio de forma desinteressada, o chamado voluntariado.
Primeiramente, conceitua-se trabalho voluntário como o conjunto de ações sociais sem interesse monetário, podendo ocorrer nos mais diversos seguimentos, áreas carentes, escolas, lares de idosos e vários outros. Tendo como objetivos a integração e a empatia, o voluntariado é vantajoso para os dois lados, uma vez que instituições que o incentivaram tiveram um desenvolvimento de senso de liderança, descoberta de novas aptidões e aumento de empatia de seus colaboradores, habilidades extremamente requisitadas no mercado de trabalho e que deveriam ser exploradas desde cedo nas escolas.
Nesse contexto, é possível usar como exemplo o método de avaliação das universidades estadunidenses e de alguns países europeus, em que não somente as notas são levadas em conta, mas, entre outros quesitos, as atividades extracurriculares, dentro delas o trabalho voluntário. Totalmente oposto ao sistema utilizado nas escolas brasileiras, em que a aprovação e as boas notas são os únicos objetivos, onde, em um país extremamente desigual, tem-se um ambiente propicio a inserção de ações afirmativas.
Dessa forma, o voluntariado é um ato que permite evolução em vários sentidos e deve ser aplicado nas escolas, pois pode transformar os cidadãos de um país. Para isso, os Ministérios da Cidadania e da Educação devem se unir, buscando a inserção e o incentivo de atividades extracurriculares e, através dessas, trabalho voluntário, que pode ser a leitura para idosos ou crianças, doar roupas, livros, brinquedos a creches e escolas, ajudar ONGs que cuidam de animais vítimas de abandono e maus tratos, entre outros. Assim, poderemos mudar a visão de Durkhein acerca de nossa sociedade, substituindo o individualismo por empatia.
Adriel Lima
Bom gostei do texto, um tema bastante importante para o que estamos vivendo ultimamente. Realmente a sociedade precisa de mais empatia …
Você usou conectos, exemplos e citou um sociológico para falar sobre o tema, o que é ponto positivo em uma redação.
Só na conclusão que vc usou a palavra “poderemos” isso inclui vc, o que não é bom para uma redação. Aconselho a trocar por “pode-se”.
Bom trabalho!!!
Renannn
Excelente texto. É um tema essencial a ser discutido nos dias atuais. Foi feliz em ter citado um sociólogo, pois é um tema bem específico que exige mais de quem atua nessa área. Houve pequenos erros de pontuação, mas isso não interferiu na boa escrita e argumentação do texto. Na conclusão, você usou a primeira pessoa do plural e isso não é vedado nos textos argumentativos. É sempre bom destacar que o texto argumentativo necessita de uma opinião e de um convencimento das idéias do autor para o leitor, o que pode ocasionar palavras em primeira pessoa do plural. Texto bem dividido e organizado.
NOTA: 960
NOTA: 960