Estudante

Desenvolvimento econômico sustentável no Brasil

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O filósofo francês Jean-Paul Sartre defende que, cabe ao ser humano escolher seu modo de agir, pois este seria livre e responsável. No entanto, percebe-se a irresponsabilidade da sociedade brasileira no que concerne à questão do desenvolvimento econômico, uma vez que este ocorre de forma pouco sustentável no país. Nesse contexto, observa-se que a presente situação reflete um cenário desafiador, intensificado tanto pelo silenciamento a respeito do problema quanto pela insuficiência governamental.

Em primeiro lugar, nota-se que a falta de debate é um impasse latente no problema. A esse respeito, a escritora Nadejda Mandelsem explica que ” o silêncio é o verdadeiro crime contra a humanidade “. Tal silêncio está presente no exercício escasso da abordagem e discussão, nas escolas e nas mídias sociais, no que tange a possíveis ações de promoção do crescimento da economia de maneira sustentável, visto que, muitas vezes, os recursos naturais existentes são explorados incansavelmente pelas grandes corporações. Dessa forma, esse panorama lamentável configura-se como um crime, passível de solução, à sociedade.

Além disso, é evidente a inércia estatal como outro fator preocupante. Sob esse enfoque, o filósofo grego Aristóteles disserta que a função primordial do Estado é a de promover o bem-estar social. Entretanto, na realidade brasileira, evidencia-se que tal premissa não é plenamente exercida, posto que muitas vezes o Governo não investe em medidas que promovam o desenvolvimento econômico sustentável. Desse modo, infelizmente, o bem-estar à sociedade não é assegurado.

Portanto, faz-se imprescindível intervir nessa problemática. Nesse sentido, cabe ao Governo Federal criar políticas públicas direcionadas à questão do desenvolvimento econômico de forma ecológica, ou seja, que cause poucos impactos ao meio ambiente, por meio do engajamento de empresas que atuam na área. Ademais, é dever do MEC divulgar essas ações nas mídias sociais e nas escolas. Assim, espera-se tornar o meio social mais responsável, conforme defendeu o filósofo Sartre.

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2 Correções

  1. Olá! Não sou expert em redação, mas conforme critérios do Enem, vejamos:
    Domínio da norma padrão da língua portuguesa. … Bom!
    Compreensão da proposta de redação. …Bom!
    Seleção e organização das informações. … Bom! Parece que houve fuga ao tema.
    Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. … Bom!
    Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos… Regular. Sugere-se conhecer melhor nossa legislação, tanto os direitos, quanto os deveres. Desvios de finalidades dos entidades do Estado, além de contravenção penal ou administrativa, podem infringir o Artigo 8 da declaração universal dos direitos humanos: “Todo ser humano tem direito a receber dos tribunais nacionais competentes remédio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela Constituição ou pela lei.”

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  2. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa > 200

    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo > 200

    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista > 120

    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação > 160

    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural > 160

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