Iniciante

Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito? TEMA ENEM

  • 1

O conceito de desenvolvimento sustentável difundido pela Organização das Nações Unidas é aquele desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. Contudo, harmonizar o desenvolvimento e a preservação do meio ambiente é um problema devido ao egoísmo e à falta de consciência ambiental. Diante disso, faz-se imperiosa a análise desses fatores.

É importante ressaltar, em primeiro plano, que o individualismo é um empecilho à resolução da problemática. Essa tese é comprovada pelo documentário “Um oceano de plástico”, em que mostra o descaso com o meio aquático. Sob esse âmbito, as empresas que não valorizam todos os ecossistemas danificam os habitats dos outros animais, pensando apenas no desenvolvimento sem considerar a preservação ambiental. Em virtude desse pensamento, a tendência é que o meio ambiente seja cada vez mais degradado. Além disso, esse egoísmo também justifica o fato dessas instituições explorarem os recursos naturais até que se esgotem, visando somente o lucro, não conservando para as futuras gerações. Assim, é inconcebível que essa situação continue a perdurar.

Cabe mencionar, em segundo plano, que a falta de consciência ambiental é também um dos desafios à solução da questão. De acordo com o médico indiano Deepak Chopra — as árvores são nosso pulmão; os rios, nosso sangue; o ar, nossa respiração e a terra, nosso corpo. Por essa perspectiva, percebe-se a importância da preservação ambiental. Entretanto, o desconhecimento do ser humano em relação à sua total dependência de um ambiente conservado favorece ações como desmatamento, poluição e degradação nas suas mais variadas formas. Como consequência desses maus tratos à natureza, o homem está prejudicando a sua própria espécie sem se dar conta disso. Logo, é urgente a mudança desse cenário.

Em suma, o egoísmo e a falta de compreensão com as questões ambientais desfavorecem a conciliação do desenvolvimento e a preservação do meio ambiente. Portanto, é imprescindível que o Ministério do Meio Ambiente exija das organizações que exploram recursos naturais, medidas de conservação ambiental, por meio de projetos de desenvolvimento sustentável — que podem ser realizados em parcerias com prefeituras e Organizações Não Governamentais ambientais — com o fito de diminuir a degradação da natureza. Ademais, compete ao Ministério da Educação fomentar a educação ambiental nas escolas, por intermédio de palestras e disciplinas voltadas ao assunto — os estudantes serão doutrinados a preservar o meio ambiente do ensino básico ao ensino superior — a fim de incentivar meios de cuidados com a natureza. A partir disso, será possível promover o desenvolvimento sustentável proposto pela ONU.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi, tudo bem? (corrigir sua redação com base no meu conhecimento)

    c1: Algumas inadequações de período: em alguns locais, era necessário colocar uma vírgula em vez de um ponto final.

    c2: Você apresentou repertórios e entendeu muito bem o tema.

    c3: Você poderia ter explorado um pouco mais sua argumentação, ficou confusa em alguns pontos.

    c4: Lembre-se sempre de usar um conectivo entre cada período (frase) de seu texto para uma melhor progressão textual.

    c5: Ficou bom.

    Você entende bem o tema, e tem bons argumentos. Mas precisar estudar sobre as competências que são necessárias, para no momento da prova não perder pontos.

    Muito bem! Você está no caminho certo.

    • 0
  2. Boaa tardeee!!!

    O conceito de desenvolvimento sustentável difundido pela Organização das Nações Unidas é aquele desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. Contudo, ******harmonizar o desenvolvimento e a preservação do meio ambiente é um problema devido ao egoísmo e à falta de consciência ambiental**********. Diante disso, faz-se imperiosa a análise desses fatores.

    PARAGRAFO: OK
    TESE: ******harmonizar o desenvolvimento e a preservação do meio ambiente é um problema devido ao egoísmo e à falta de consciência ambiental**********.

    É importante ressaltar, em primeiro plano, que o individualismo[**] é um empecilho à resolução da problemática. Essa tese é comprovada pelo documentário “Um oceano de plástico”, em que[1] mostra o descaso com o meio aquático. Sob esse âmbito, as empresas que não valorizam todos os ecossistemas danificam[2] os habitats dos outros animais, pensando apenas no desenvolvimento sem considerar a preservação ambiental. Em virtude desse pensamento, a tendência é que o meio ambiente seja cada vez mais degradado. Além disso, esse egoísmo também justifica o fato dessas instituições[3] explorarem os recursos naturais até que se esgotem, visando somente o lucro, não conservando para as futuras gerações. Assim, é inconcebível que essa situação continue a perdurar.

    [**]Não seria “egoísmo”, de acordo com sua tese?
    [1]Substitua por “onde”
    [2]Danificam como?
    [3]Quais instituições? dê exemplos

    TESE 1 OK

    Cabe mencionar, em segundo plano, que a falta de consciência ambiental é também um dos desafios à solução da questão. De acordo com o médico indiano Deepak Chopra — as árvores são[1] nosso pulmão; os rios, nosso sangue; o ar, nossa respiração e a terra, nosso corpo. Por essa perspectiva, percebe-se a importância da preservação ambiental. Entretanto, o desconhecimento do ser humano em relação à sua total dependência de um ambiente conservado[2] favorece ações como desmatamento, poluição e degradação nas suas mais variadas formas. Como consequência desses maus tratos à natureza, o homem está prejudicando a sua própria espécie sem se dar conta disso. [3]Logo, é urgente a mudança desse cenário.

    [1]Falta de concordância, use “é”
    [2]virgula
    [3]virgula invés do ponto

    TESE 2 : OK

    Em suma, o egoísmo e a falta de compreensão com as questões ambientais desfavorecem a conciliação do desenvolvimento e a preservação do meio ambiente. Portanto, é imprescindível que o Ministério do Meio Ambiente exija das organizações que exploram recursos naturais, medidas de conservação ambiental, por meio de projetos de desenvolvimento sustentável — [1]que podem ser realizados em parcerias com prefeituras e Organizações Não Governamentais ambientais — com o fito de diminuir a degradação da natureza. Ademais, compete ao Ministério da Educação fomentar a educação ambiental nas escolas, por intermédio de palestras e disciplinas voltadas ao assunto — os estudantes serão doutrinados a preservar o meio ambiente do ensino básico ao ensino superior —[*] a fim de incentivar meios de cuidados com a natureza. A partir disso, será possível promover o desenvolvimento sustentável proposto pela ONU.

    [1]Sem necessidade de travessão, pois a maneira que vc citou a proposta não se encaixa em uma fala que necessite travessão e sim virgula
    [*]Aqui você empregou de forma correta, pois foi direto ao ponto, já no [1] você usou o “que podem” que passa sentido de explicação/apresentação e nesse caso usa-se virgula.

    C1: GRAFIA: Somente algumas faltas de virgulas, concordancia e uso incorreto de ferramentas linguísticas: 120
    C2: Compreender o tema e usar repertório: Perfeito, compreendeu o tema e usou repertórios muito bons sem deixar se levar por eles usando apenas de complemento, entretanto não deixou alguns pontos bem evidenciados: 160
    C3: Estrutura: Um texto bem estruturado, bem escrito, com quantidade de linhas e parágrafos corretos, além de estarem padronizados: 200
    C4: Conectivos: Empregou corretamente os conectivos: 200
    C5: Intervenção: Apresentou uma boa proposta respeitando os direitos humanos:200

    TOTAL: 880
    Parabéns, e boa sorte!

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.