Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?

  • 0

A preservação ambiental vem se tornando um grande desafio em meio ao desenvolvimento urbano e industrial descontrolado. De acordo com dados do Instituto Nacional de pesquisas Espaciais (INPE) foram desmatados 1062 km² da floresta Amazônica, um aumento de 2,7% em relação ao mesmo mês de 2020. A urbanização desordenada sem uma preservação ambiental acarreta diversos problemas ambientais como a poluição do ar e da água. No entanto, pode-se desenvolver urbanamente e industrialmente sem causar grandes prejuízos a fauna e flora.
Como é apresentado no documentário “Oceano de Plástico”, a falta de um projeto de sustentabilidade ocasiona em um desastre ambiental para pessoas, animais e ecossistemas. Ademais é mostrado no documentário “A lei da água”, no qual é apresentado o novo código florestal brasileiro com intuito de combater a crise hídrica no Brasil. Com isso um bom planejamento sustentável concilia o desenvolvimento com a preservação ambiental.
Certamente a falta da preservação ambiental e o desenvolvimento descontrolado ocasiona sérios problemas ambientais como o aquecimento global, alterações do ciclo natural de animais e plantas, falta de água, poluição do ar e água, entre outros. Com isso legislações como o “Rio +10”, que debatem sobre a conservação dos recursos naturais são a solução para conciliar o desenvolvimento com a preservação ambiental.
Portanto, conclui-se que o desenvolvimento desordenado com a falta de um plano sustentável como o novo código florestal brasileiro, acarretam sérios problemas ambientais. Então o governo federal em conjunto com o ministério do meio ambiente, devem reformular e criar códigos florestais adequados as necessidades do brasil, através de pesquisas mais aprofundadas sobre o desmatamento realizadas pelo Instituto Nacional de pesquisas Espaciais (INPE) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Os resultados serão uma conciliação entre desenvolvimento e preservação ambiental. Ademais novas legislações propostas pelo governo federal em conjunto com o ministério do meio ambiente, ajudariam no objetivo.

Compartilhar

1 Correção

  1. Introdução:

    Cuidado com o uso do vem, a diferença entre vem e vêm está apenas no tempo verbal de conjugação. Pesquise sobre isso.

    Sua tese está presente. Todavia, falta os dois argumentos, colocá-los na introdução demonstra organização textual.

    Se você vai colocar um dado com data é necessário datar, é uma relação entre 2020 e qual outro ano?

    A sua tese: “pode-se desenvolver urbanamente e industrialmente sem causar grandes prejuízos a fauna e flora.” está bem consistente e deve ser defendida durante o texto.

    Cuidado com o uso do artigo indefinido “uma” sem necessidade, demonstra a ideia de que você não tem certeza do que está falando: A urbanização desordenada sem a preservação ambiental acarreta diversos problemas ambientais como a poluição do ar e também da água.

    Cuidado com repetições no mesmo parágrafo, está no limite, mas fica de olho

    1° parágrafo:

    É uma NORMA ENEM o uso do conectivo de começo de parágrafo, você não utilizou. Uma sugestão seria: Sob esse viés, como é apresentado no documentário “Oceano de Plástico”,…

    Erro: “ocasiona em um” ocasiona um* (mas novamente cuidado com o uso do artigo indefinido)

    Muito bom seu repertório. Todavia, seria legal colocar algum órgão que possa legitimar, tipo quem criou o documentário, ou onde ocorre a transmissão.

    Falta a vírgula após o conectivo: Ademais, é mostrado…

    Ficou muito vago, o que é mostrado no segundo documentário???

    Você não argumentou, só apresentou fatos, cadê a problematização?

    Não é recomendado usar mais de um repertório por esse motivo, você ficou muito preso aos fatos e não problematizou o tema, nem consegui identificar seu argumento.

    Se seu argumento é o planejamento sustentável deve focar nisso.

    ——————————————————————————————————————

    2° parágrafo:

    É uma NORMA ENEM o uso do conectivo de começo de parágrafo, você não utilizou. Uma sugestão seria : Outrossim/Ademais/Além disso…

    Parece um texto informativo e não argumentativo, você coloca informações válidas, mas não desenvolve em cima disso.

    O que é o Rio+10? Ao escrever sua redação pense que ela deve ser entendida tanto por um leigo, quanto por uma pessoa muito estudada. Quando for colocar um repertório é necessário um agente legitimador e também explicar aquele repertório.

    Novamente, você não argumenta, não é possível identificar seu argumento central, uma dica é colocar os dois na introdução para focar neles sempre.

    ——————————————————————————————————————-Conclusão:

    Ótimo início de conclusão usando o conectivo “Portanto”.

    Erro de concordância: acarreta***

    Sua redação tem muitas repetições, desenvolvimento, ambientais, desordenado.

    Falta vírgula após conectivo: Então, (muitos corretores não aconselham o uso de “então” como conectivo, se você conseguir substituir é muito bom)

    Falta letra maiúscula nos agentes, são órgãos federais

    Brasil é com letra maiúscula

    Cadê a vírgula após o “ademais”, além do que você já usou esse com ectivo, não é correto usar o mesmo duas vezes, pode substituir por outrossim ou além disso.

    Erro de vírgula: retire a vírgula antes de “ajudariam no objetivo”

    Agente: correto (governo federal e ministério do meio ambiente)

    Ação: correto. (reformular e criar códigos florestais adequados as necessidades do brasil)

    Modo/meio: correto (através de pesquisas mais aprofundadas sobre o desmatamento realizadas)

    Detalhamento: correto (mas cuidado, se atente, pois me comuniquei com outro corretor e ele discordou, disse que você deveria ter detalhado mais)

    Efeito: correto (Os resultados serão uma conciliação entre desenvolvimento e preservação ambiental)

    Você tem que responder 5 perguntar na sua proposta:

    Quem vai resolver o problema? (AGENTE)

    O que ele fará? (AÇÃO)

    Como ele vai fazer isso? Através do que? (MEIO/MODO)

    Quais os detalhes dessa proposta? (DETALHAMENTO)

    Que objetivo tem essa ação? (EFEITO)

    C1: LÍNGUA PORTUGUESA 120 (demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa) erros de concordância, vírgulas e escolha lexical.

    C2: ABORDAGEM GÊNERO 200 (compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites ESTRUTURAIS do texto dissertativo-argumentativo).

    C3: DEFESA E CORERÊNCIA 80 (selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista) Não argumentou, apenas expôs fatos, procure a diferença entre texto expositivo e argumentativo.

    C4: COESÃO E ARTICULAÇÃO 120 (demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação) alguns erros de concordância e períodos desconexos, além da falta de conectivos de início de parágrafo e no decorrer do texto.

    C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 200 (elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural) parabéns

    Tente finalizar sua redação retomando um repertório do texto.

    NOTA FINAL: 720

    Você está evoluindo bastante, mas se atente principalmente a C1 e a C3.

    Você escreve bem e está acima da média da maioria dos outros estudantes, vai evoluir cada vez mais, se precisar que eu corrija mais alguma redação me manda mensagem. Além disso, tente ler redações nota mil e assistir vídeos no Youtube do “CORRETOR SINCERÃO” que com certeza você vai evoluir mais ainda.

    Espero ter ajudado!

    Corretora: Ana Valéria Azevedo

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.