Um dos maiores problemas enfrentados, pelo Brasil, é a desigualdade social e uma boa alternativa para combatê-lo é o estímulo à prática esportiva. Isso porque a prática esportiva contribui para retirar jovens da marginalidade inserindo-os na sociedade como cidadãos. Além disso, a atividade esportiva faz com que o indivíduo obtenha desenvolvimento físico e mental, tornando-o um ser social mais apto a viver em coletividade.
No Brasil, em 2016 o número de jovens infratores, entre 17 e 19 anos, ultrapassava 100.000 indivíduos, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Muitos desses jovens vêm de comunidades pobres e não tem acesso a educação de qualidade, logo ficam vulneráveis à criminalidade. Investimentos do governo e de outros setores para que os jovens pratiquem esportes seria enriquecedor para eles aprenderem sobre trabalho em equipe, regras, estratégia, raciocínio, além de reduzir o estresse e a agressividade, como já foi comprovado por diversas pesquisas do Ministério da Saúde.
Outro ponto positivo do estímulo à atividade esportiva é desenvolver mental e fisicamente o indivíduo, o que impacta de maneira proveitosa a convivência do mesmo em sociedade. Segundo a pós-doutoranda em educação física pela Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ) “O ser humano é um ser biopsicossocial. Para alcançar seu bem-estar ele deve desenvolver tanto sua área biológica quanto psicológica e social”. Isso significa dizer que um fator primordial para ser um cidadão é se desenvolver em todos os campos mencionados, e a prática esportiva permite a completude desse estado.
Portanto, em um país tão desigual como o Brasil, boas alternativas são necessárias para atenuar a problemática. Como mencionado o estímulo esportivo é um meio eficaz e que traz inúmeros benefícios, como inserir os jovens em sociedade e desenvolver mente e corpo de todos que praticam. Logo, é preciso que o Governo Federal invista nos estados para que a prática esportiva seja implementada nas escolas e nos diversos locais de acesso amplo. Além disso, parcerias público-privadas também são de elevada importância para que a ampla oferta incentive o máximo de pessoas.
wender.fl
CONCLUSÃO:
“é preciso que o Governo Federal invista nos estados para que a prática esportiva seja implementada nas escolas e nos diversos locais de acesso amplo. Além disso, parcerias público-privadas também são de elevada importância para que a ampla oferta incentive o máximo de pessoas.”
invista nos estados? acho que ficou meio vago…
Percebi que vc não esta usando os conectivos, caso seja modelo ENEM esta faltando elementos
você precisa usar conectivos.
Meios – Por meio de, por intermédio de, mediante etc.
Finalidade – Com intuito de, com o objetivo de, para que etc
EXEMPLO:
“é preciso que o Governo Federal invista nos estados POR MEIO…
DETALHAMENTO…
A FIM… para que a prática esportiva seja implementada nas escolas e nos diversos locais de acesso amplo
ESPERO TER AJUDADO, UM ABRAÇO PRA TI!