Desemprego e pandemia

  • 1

DÊ NOTA E DIGA EM QUE MELHORO, POR FAVOR!
“Andava toda a gente a dizer que precisávamos de mais tempos livres e agora estão a queixar-se que estão desempregados.” -frase de Filipe, Duque de Edimburgo, que por acepção a sua fala daria discernimento na estrutura do século a qual vivemos. Esse fato causado encaixa-se principalmente ao ano de 2020, que por complicações da pandemia do novo coronavirus, a taxa de desemprego teve uma proporção ainda maior.

Em primeiro lugar, Segundo dados estatísticos disponibilizados pelo IBGE, o índice de demissões ocasionados após a chegada do covid-19 agravou-se. Deixando assim, cerca de 13,5% da população brasileira desempregada, número de avanço ainda maior que o ano de 2012. Assim, importante analisar, que a crise econômica se expandiu após o órgão governamental suspenderem temporariamente algumas atividades, para evitar o avanço das contaminações.

Ainda assim, é viável que para preservação do contágio da doença foram muitas as pessoas que se prejudicaram, dentre eles, vendedores ambulantes. “Hoje está totalmente parado, zero por certo de renda. A gente tinha uma pequena economia e estávamos nos virando, mas agora já está zerado, não tenho condições de me manter mais.” -desabafo de Francisco Rosa Melo, vendedor de caldo de cana. Assim, observa-se que com o comércio e suspensões de eventos, grande parte da população se encontra em situação precária por falta de desempregos.

Pode-se perceber, portanto, que mesmo com o declínio na área da economia, cabível ao governo novos projetos para sustentabilidade da sociedade. Desse modo, para que diminua esse agravamento existente, é necessário que disponibilize verbas, cestas básicas, pesquisas sobre as principais dificuldades enfrentadas, dentre outras. Ademais, que busque diminuir a desigualdade social e diversas dificuldades existentes.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá!
    Faltou uma tese para que o leitor já tenha ideia do objetivo do seu texto, do que voce vai falar nele. Seus argumentos são bons, mas teve muita informação e pouco repertório, acabou deixando o texto mais jornalistico, informativo. Faltou apresentar mais sua opinião e problematizar mais o tema. A conclusão ficou bem incompleta pois faltou o meio/modo, finalidade e o agente não está tão explicito.
    Espero ter ajudado!

    • 1
  2. Gostei muito do seu texto, mas poderia dar mais ênfase a tese, expor mais sua opinião ao decorrer do texto. Na conclusão, existem 5 tópicos que compõem 20% da sua nota na redação do ENEM: agente, açao, modo/meio, finalidade e detalhamento. Notei que na sua faltou o meio/modo, finalidade e o meio (fique sempre atenta a isso, pois são coisas simples que podem fazer uma enorme diferença no resultado). Espero ter ajudado! Boa sorte!

    • 1
  3. nota 820
    -apresentou uma organização e relacionou bem os acontecimentos, ainda sim sentir falta do seu ponto de vista de forma mais marcante.
    -é necessário desenvolver um pouco mais o tema.
    – sua proposta de intervenção precisa ser mais detalhada, faltou meio/modo, detalhamento e a finalidade.
    – e apesar de usar uma linguagem adequada eu lhe incentivo a buscar algumas palavras para embelezar o seu texto.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.