Dêem nota e diga o que posso melhorar.:)
“Andava toda a gente a dizer que precisávamos de mais tempos livres e agora estão a queixar-se que estão desempregados.” -frase de Filipe, Duque de Edimburgo, que por acepção a sua fala daria discernimento na estrutura do século a qual vivemos. Todavia, encaixando-se ao ano de 2020, que por complicações da pandemia do novo coronavirus, a taxa de desemprego teve uma proporção ainda maior.
Segundo dados estatísticos disponibilizados pelo IBGE, o índice de demissões ocasionados após a chegada do covid-19 agravou-se. Deixando assim, cerca de 13,5% da população brasileira desempregada, número de avanço ainda maior que o ano de 2012. Assim, ressaltando a crise econômica que se expandiu após o órgão governamental suspenderem temporariamente algumas atividades, para evitar o avanço das contaminações.
No entanto, para preservação do contágio da doença foram muitas as pessoas que se prejudicaram, dentre eles, vendedores ambulantes. “Hoje está totalmente parado, zero por certo de renda. A gente tinha uma pequena economia e estávamos nos virando, mas agora já está zerado, não tenho condições de me manter mais.” -desabafo de Francisco Rosa Melo, vendedor de caldo de cana. Assim, vale ressaltar, que com o comércio e suspensões de eventos, grande parte da população se encontra em situação precária.
Ademais, mesmo com o declínio na área da economia, cabível ao governo novos projetos para sustentabilidade da sociedade. Desse modo, ocasionando disponibilização de verbas, cestas básicas, pesquisas sobre as principais necessidades, dentre outros.
Neres
bom, a sua conclusão está um pouco desorganizada, precisa de uma proposta de intervenção, pois a argumentação não foi aprofundada, de maneira que não expos as causas dos problemas, porém não houve desvios gramaticais.
expos fatos e opiniões, muito cuidado na hora de usar o “onde”, use os agentes, ação, meios de execução, motivo da ação, finalidade, objetivos.
PedroScalone
ao meu ver, seu texto ficou bom, mas gostaria de apontar alguns desvios.
Sua introdução ficou bem completa, mencionou a tese a apresentou uma boa ideia do texto.
No desenvolvimento, vc soube fazer uma boa argumentação, no entanto, ficou faltando os tópicos frasais.
A conclusão ficou meio desorganizada ( na questão estrutural) recomendo ver videoaulas sobre os agentes que devem ser mencionados na conlusão
eduardabuique
De um modo geral, sua ideia de texto é muito boa! Mas senti falta da estrutura textual, principalmente na conclusão, na qual precisa apresentar o agente, a ação, o meio, a finalidade e o detalhamento. Quanto ao desenvolvimento, nao consegui identificar a divisão entre o que era o argumento, conclusão e a tese. Recomendo a leitura de outras redações e videos no youtube, para aumentar sua percepção estrutural. Isso também vale para a introdução, mas com a única diferença de que identifiquei a contextualização, mas nao consegui destinguir a ligação com o tema, da tese. Espero que tenha ajudado e boa sorte!
Matheus Mello
Na introdução você contextualizou e explicou o tema, apresentando a tese sem seus argumentos (o que está certo também). Cuidado ao usar o termo “onde, pois ele remete a lugar, sendo inadequado na ocasiao sitada – isso desconta nota da competência 4.
Desenvolvimento: é preciso ter uma estrutura de desenvolvimento: tópico frasal, argumentos e conclusão. Leia redações nota 1000 para perceber a similaridade e se adequar a estrutura cobrada no Enem.
Conclusão: deve, por eminência, apresentar a proposta de intervenção: agente, ação, meio/modo, finalidade e detalhamente. Ela equivale a 20% da sua nota na redação do Enem.
C1 – 160
C2 – 160
C3 – 120
C4 – 160
C5 – 80
Nota: 680