Descriminalização do aborto no Brasil

  • 1

No livro, o segundo sexo, Simone de Beauvoir faz uma crítica ao papel social inferiorizado, imposto ao indivíduo feminino, pela sociedade. Sob essa perspectiva, observa-se que uma das funções desse papel é o de gerar descendentes, e que quando a mulher escolhe não se tornar progenitora ou interromper a gravidez, a sociedade logo cria mecanismos para cercear sua liberdade de escolha sobre o próprio corpo, como a criminalização do aborto. Contudo, em países progressistas, a legalização da prática é amplamente discutida ou até mesmo autorizada pelo Estado. O Brasil no entanto anda na contra mão da descriminalização pois pouco se avança no debate a questão, devido principalmente a tabus criados pela sociedade patriarcal e a falta de representação feminina na política. Sob esse cenário preocupante, torna-se necessário analisar tais entraves que impedem o combate à essa problemática.
Em primeira análise, é importante destacar que a sociedade brasileira sofreu forte influência do patriarcalismo e da religião cristã durante sua construção. Esse passado conservador, tem como reflexo, a criação de diversos tabus a respeito do comportamento feminino, sendo o aborto o principal deles. Em um país majoritariamente cristão , a crença de que a interrupção da gravidez vai de encontro aos preceitos divinos, impede o debate sobre a questão e atrapalha a luta feminina por emancipação.
Ademais, o patriarcalismo religioso está presente em diversas esferas da sociedade brasileira, principalmente na governamental, impossibilitando a criação de pautas a respeito da descriminalização do aborto. Tal problema se intensifica quando observa-se a falta de representação politica feminina no congresso Nacional. Essa defasagem impede que questões importantíssimas, diretamente ligadas a liberdade feminina, sejam representados no âmbito político.
Dessa forma, torna-se imprescindível a criação de ações que revertam essa situação. Em primeiro plano, é necessário o estabelecimento de um ambiente favorável ao debate, a fim de derrubar o tabu criado sobre o assunto. Sendo assim, movimentos feministas e a favor do aborto, através das mídias sociais, devem criar campanhas e conteúdos virtuais para disseminar informações, principalmente nas redes sociais, a respeito do problema. Além disso, e de extrema importância que as mulheres participem ativamente da política, seja candidatando ou elegendo representantes que tragam pautas e projetos de interesse ao eleitorado feminino, visando assim, a emancipação feminina e o fim do papel social imposto a mulher, criticado por Beauvoir.

Compartilhar

4 Correções

  1. Primeiramente sinto falta dos parágrafos, não só é necessário como modelo de redação mas também facilita para os corretores.
    A ideia da introdução é boa, porém ficou muito extensa e cansativa, você poderia tentar resumir e retirar alguns comentários desnecessários, principalmente no início dela.
    Espero ter ajudado!!!

    • 1
  2. Lendo sua redação ela é organizada, não muito clara, alguns erros de ortografias mas que podem ser melhorados com estudo da norma ortográfica. Fez boa escolha ao começar com uma estrategia de abertura isso ja demonstra domínio das áreas de conhecimento. Tenho uma dica pra você é o canal da Luma elas trás varias dicas sobre estruturação de texto.

    • 1
  3. Durante a sua redação, você repetiu algumas informações que não precisavam ser repetidas, pois a passagem dessa informação marcou o parágrafo.
    Fora isso, toda a sua redação esta bem organizada, com apenas, alguns erros de ortografia que podem ser evitados de forma permanente com apenas algumas horas de estudos, práticas e dedicação, com foco no que você deseja.

    • 1
  4. Os argumentos não estão claros, não é possível entender o que você quis dizer. Uso de vírgulas precisa dar uma olhada melhor também. Falar sobre a religião foi um bom ponto. A impressão é que você tentou colocar informação mas não estruturou, começou e não terminou, apenas largou a informação lá. Citar o livro foi uma boa jogada e mostra domínio de outras áreas do conhecimento.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.