No filme Wall-E, uma animação da Disney e da Pixar, retrata a vida do robô cujo trabalho é limpar o lixo da terra- que consumia-a 100%. Fora da ficção, o lixo ainda é um grande problema e poluí bastante, no Brasil essa poluição só aumenta, tornando-o um dos países que mais poluem, levando-se em conta os problemas ambientais e a falta de conhecimento sobre o descarte correto, tais problemas só aumentam tornando o descarte e o tratamento do lixo escasso.
Primeiramente, as consequências do descarte realizado de maneira errada traz inúmeros problemas ao meio ambiente, dentre eles, os ambientais — enchentes, incêndios florestais, água contaminada — que estão cada vez se tornando comum no cenário brasileiro, o filosofo Schweitzer em uma de suas frases diz, “vivemos em uma época perigosa. O homem domina a natureza antes que tenha aprendido a dominar a si mesmo”, seguindo essa linha de raciocínio, evitar as intervenções do ser humano sobre o meio ambiente realizadas de maneira irracional, torna o meio ambiente instável e demasiado de poluição.
Outrossim, é a falta de conhecimento sobre o descarte correto do lixo dos patriotas verde-amarelo, ocasionando ainda mais tal problema. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), solicitada pela AMBEV – companhias de bebidas, apontou que de 1816 entrevistados em todos os estados brasileiros, apenas 6% sabem um pouco ou nada sobre a coleta seletiva do lixo, deixando evidente a deficiência de conhecimento sobre tais dificuldades.
Em suma, deve haver a criação de políticas públicas visando o descarte correto do lixo e a conscientização da população que deve ser transmitida através de palestras educativas sobre a maneira correta e eficiente do descarte do lixo e suas maneiras diferente de ser realizado. Ademais, tais politicas publicas em prol com o Ministro do Meio Ambiente devem buscar meios de intervir as ações irracionais dos seres humanos ao meio ambiente, com a criação de novas leis visando a preservação ambiental, tornando assim o país consciente de suas ações e consequências e fazendo com que o cenário mostrado do filme fique apenas na ficção.
meme
Segundo critérios do Enem:
Domínio da norma padrão da língua portuguesa. …
Regular. Sintaxe das frases afetada e falta de conectivos entre orações.
Compreensão da proposta de redação. …
Bom.
Seleção e organização das informações. …
Regular. Equívoco na sinalização de “… terra- que consumia-a 100%…”. Usar ponto final ao invés de vírgula em “… é um grande problema e poluí bastante, no Brasil essa poluição só aumenta…”. Repetitivo em: “… traz inúmeros problemas ao meio ambiente, dentre eles, os ambientais…”.
Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. …
Regular. Muitas frases abertas, dificultando leitura.
Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos…
Regular. É cilada achar que toda medida estatal respeitará os direitos humanos.
Graziele Ferreira Das Neves Santos
Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir de acordo com meus conhecimentos, ok!?
Sua redação está muito boa, apenas destacarei alguns pontos para você melhorar na próxima redação que escrever.
– Divida seu parágrafo de introdução em, pelo menos, dois períodos, para que não haja prejuízo na compreensão.
– Reveja melhor quando é necessário colocar vírgula, e quando há necessidade de colocar ponto, esse problema deixou o texto complicado de entender.
– Sugiro que revise o uso da vírgula e regência verbal.
– E, mais uma vez, evite períodos muito longos.
Keisi_Cris
Olá!
1° Parágrafo:
– Na palavra “terra- “, não acho necessário o hífen;
– Sugiro trocar a expressão “e poluí bastante” POR “o lixo ainda é um grande problema, pois é extremamente poluente”;
– “no Brasil” ser antecedido por pronto final;
2° Parágrafo:
– Sugiro trocar essa frase “que estão cada vez se tornando comum no cenário brasileiro” POR ESSA “que estão cada vez se tornando mais comuns no cenário brasileiro”;
– Após “cenário brasileiro” colocar ponto final;
3° Parágrafo:
– Trocar “ocasionando ainda mais tal problema” POR “que intensifica ainda mais tal problema”;
– Trocar “sobre tais dificuldades” POR “sobre tais práticas”;
4° Parágrafo:
– Dar uma conferida na colocação de vírgulas;
– “maneiras diferente” POR “maneiras diferentes”;
– Sugiro trocar sua proposta de intervenção: ” criação de novas leis visando a preservação ambiental”. Sabemos que há várias leis relacionadas com esse assunto (que na maioria das vezes, não são executadas). Então, será que criar mais uma lei, seria o ideal?
1) Tema: muito bom o desenvolvimento do tema.
2) Coerência nos parágrafos: boa coerência.
3) Argumentação: muito boa argumentação na abordagem do tema.
4) Coesão na linguagem: bom emprego de elementos coesivos.
5) Modalidade Textual: estruturação perfeita do texto.
6) Seleção lexical: boa seleção lexical.
7) Gramática/Ortografia: gramática/ortografia regular.
Nota: 760
Espero ter ajudado!