Estudante

Descarte de resíduos sólidos na natureza

  • 1

A Constituição Federal de 1988 – documento jurídico supremo do país – assegura a todos os cidadãos brasileiros o direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Fora dos papeis, no entanto, as premissas constitucionais encontram-se deturpadas, uma vez que o descarte de resíduos sólidos na natureza surge como um complexo desafio ambiental a ser sanado. Nesse cenário, pode-se afirmar que a inoperância estatal e apatia social da sociedade agravam essa situação.

Primeiramente, é fundamental salientar, diante dessa conjuntura como a negligência governamental fomenta o descarte inadequado de resíduos sólidos. Nesse sentido, segundo o provérbio popularizado nos quadrinhos do Homem Aranha escrito por Stan Lee, “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”. O panorama brasileiro, contudo, vai de encontro com a premissa de Lee, visto que a máquina pública, mesmo demostrando alto poderio para atenuar impasses, mostra-se irresponsável ao não realizar ações que poderiam mitigar a destinação ecologicamente adequada dos resíduos sólidos, a exemplo da implementação de sistemas de reciclagem eficientes nos centros urbanos. Logo, enquanto a má atuação do Estado permanecer vigente, os estorvos para ter-se um país ambientalmente equilibrado continuarão a afligir a nação.

Ademais, é pertinente ressaltar a ausência de engajamento social como fator que corrobora o descarte intrínseco irregular de lixo na natureza. Acerca disso, de acordo com o filósofo Hans Jonas, a sociedade deve agir de maneira responsável para garantir a permanência da vida humana na Terra. Entretanto, as ações coletivas refutam tal princípio, já que maioria das pessoas jogam o lixo em vias públicas ou em aterros clandestinos, e, consequentemente, não só polui o solo mas também lençóis freáticos, colocando a saúde pública em risco. Por fim, entende-se que, para minimizar o problema, o desinteresse da sociedade deve ser erradicado.

Torna-se imperativo, portanto, que cabe ao Ministério do Meio Ambiente -órgão responsável pela defesa e conservação do meio ambiente- elaborar campanhas publicitárias voltadas a responsabilidade socioambiental dos cidadãos, a fim de amenizar o descarte irregular de resíduos sólidos na natureza. Outrossim, fica a cargo do Ministério do Esporte estimular a prática de Plogging -esporte que combina corrida com recolhimento de lixo- com a finalidade de mostrar as pessoas que é possível preservar o meio ambiente praticando exercícios físicos. Com essas medidas, espera-se cogitar um Brasil com o tão sonhado “meio ambiente ecologicamente equilibrado”, assegurado na Carta Magna.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, Alixo =)
    Espero ser útil na sua jornada de conhecimento!

    ASPECTOS GRAMATICAIS: de forma geral a sua gramática é muito boa, parabéns!
    – “Fora dos papeis”= Não esquece do acento (papéis)
    – “Primeiramente, é fundamental salientar,” = Não use o “primeiramente”, pois advém de primeiro, um numeral. Além disso, ele não forma advérbio, logo não existe primeiramente, segundamente, terceiramente e por aí vai.

    INTRODUÇÃO
    – Início bem contextualizado
    – Tese OK
    – Projeto de texto bem feito separando os dois argumentos, parabéns!

    D1\D2
    – Confesso que quando li o provérbio do Homem-Aranha achei que vc não iria conectar de forma eficiente com a sua argumentação, mas conseguiu fazer isso muito bem, parabéns!
    – O seu texto está objetivo e isso é um ponto positivo, mas só toma cuidado ao uso de conectivos, principalmente aqueles que todo mundo acha bonitinho e usa para “enfeitar” o texto com palavras difíceis.
    – Sua argumentação está muito boa!
    – Bom fechamento crítico!

    CONCLUSÃO
    – A sua conclusão quase foi 200, mas vc trouxe 2 propostas e não completou nenhuma.
    (PROPOSTA 1)
    AGENTE: OK
    AÇÃO: OK
    MODO\MEIO: FALTOU = por meio de quem vc vai fazer a AÇÃO ?
    DETALHAMENTO: OK
    FINALIDADE: OK

    (PROPOSTA 2)
    AGENTE: OK
    AÇÃO: OK
    MODO\MEIO: FALTOU AQUI TBM (por meio de quem vc vai realizar a sua ação?)
    DETALHAMENTO: OK
    FINALIDADE: OK

    C1: 200 (somente 1 desvio)
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 160 (faltou 1 elemento)
    NOTA FINAL= 960 (nota representativa)

    Vc está indo muito bem, Alixo! Continue treinando que vai chegar longe…Espero ter ajudado e boa sorte no ENEM! >3

    • 1
  2. Olá

    Já informando, não sou profissional em correções, porém estou sobre a estruturas da redação, principalmente a do Enem. Vim falar o que achei da sua redação.
    C1: No meu ponto de visto e nos meus conhecimentos não achei nenhum desvio gramatical em seu texto. Nota: 200.
    C2: Você compreendeu o tema perfeitamente, no qual mostrou isso através de repertórios socioeconômicos relacionando à sua tese e ao tema, argumentando de forma compreensível. Nota: 200.
    C3: Deu para perceber que você conseguiu selecionar, relacionar, organizar e interpretar repertórios com a realidade, mostrando assim que você soube estruturar suas ideias de maneira coesa. Nota: 200.
    C4: Demostrou formas diversas de conhecimento linguísticos em sua redação, não repetindo palavras e expressões, mantendo o sentindo e a coerência. Nota: 200.
    C5: Desenvolveu sua proposta de intervenção mediana, com todos os elementos obrigatórios, porém não articulou o meio que essas medidas serão realizadas. Nota: 160.

    Nota total: 960.

    • 1
  3. Olá =)
    Antes de tudo, quero frisar que sou apenas mais uma estudante, por isso, perdoe-me se houver algum equívoco na correção da sua redação.

    Pra mim, Sua redação está excelente, digna de um 1000. Acho que, se você perdesse ponto, seria na Competência 1 que avalia a escrita.
    Mas, te parabenizo pela forma simples, direta e bem explicativa com que escreve a redação.
    Perdoe-me por não fazer uma correção mais aprofundada.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.