“O importante não é viver, mas sim viver bem” afirmava Platão fazendo uma reflexão sobre estar e a qualidade. Trazendo tal analogia para o contexto atual, relacionada aos investimentos e a saúde pública no Brasil, é notório o descaso dos governantes na manutenção da saúde e fatores culturais que implicam diretamente na saúde pública.
A princípio, é relevante ressaltar, que a falta de maiores investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS), atinge diretamente a população que que recebe serviços por meio desse órgão, se tornando vulneráveis da mau gestão dos recursos financeiros destinados à saúde. Dados divulgados pela CFM em 2017, mostraram que o gasto com a saúde pública é de 2,99% do PIB do país, quando deveria ser de 10% o que mostra a indulgência com a saúde dos cidadãos.
Outrossim, os números de pessoas que possuem conhecimento sobre o SUS e sua diretrizes, diminui as exigências feitas por pessoas que recebem os atendimentos do Sistema Único de Saúde.A perpetuação dessa características, possibilita que pessoas acreditem que o sistema falha e não tem real eficiência.
Em síntese, medidas são necessárias para gerenciamento de investimentos na saúde pública no Brasil. O Ministério da Saúde juntamente com o Ministério da Educação, devem desenvolver um projeto para aumento no número de investimento do PIB brasileiro investidos na saúde e atividades escolares pautando a importância do SUS. Objetivando maiores investimentos na saúde publica e melhoria de vida dos brasileiros.
Bruna AmaralAprendiz
Descaço com Súde Pública
Compartilhar
AnaIdesti
Oi Bruna, tudo bem? Espero que possa contribuir, de alguma forma, com essa correção :)
APONTAMENTOS INTRUDUÇÃO:
Recomendaria, de pronto, não iniciar as primeiras palavras da redação com a citação do Platão, faria o inverso, por ex: Fazendo uma reflexão sobre estar e qualidade, Platão afirmava: “importante não é viver, mas sim viver bem”. – ficaria melhor de ler…
OBS 1: usaria outra palavra mais formal e bonita do que “fazendo”
OBS 2: você quis dizer “estar” mesmo, ou bem estar?
OBS 3: você informou “qualidade” mas qualidade do que? seria interessante especificar… “qualidade de vida”por exemplo.
OBS 4: a palavra “relacionada”não ficou tão em colocada, talvez seria melhor colocar “em relação aos investimentos…”
OBS 5: “…é notório o descaso dos governantes na manutenção da saúde e fatores culturais que implicam diretamente na saúde pública.”- o que você quis dizer com fatores culturais que implicam a saúde pública? Que relações os fatores culturais fazem com o descaso com a saúde? Seria melhor estender e deixar mais claro a sua reflexão…
APONTAMENTOS DESENVOLVIMENTO:
Parágrafo 1
Em “…atinge diretamente a população que que recebe serviços por meio…”cuidado com a repetição do “que” duas vezes, acredito que tenha sido errado de digitação
* “…vulneráveis da mau gestão dos recursos…”- a utilização de “mau” é incorreta, deve utilizar “má gestão” – uma vez que gestão é de genero feminino.
* “…que o gasto com a saúde pública… – nesse trecho, seria interessante ver o significado da palavra gasto, acredito que seria melhor usar “investimento”.
Parágrafo 2
* “acreditem que o sistema falha…” – “sistema falha”me parece um pouco informal para se usar, ficaria mais bonito no texto dissertativo demonstrar mais formalidade, por exemplo “acreditem que o sistema é falível…”
APONTAMENTOS CONCLUSÃO/ Proposta de Internvenção
Sua proposta está quase completa, mas para te auxiliar mais, sugiro que dê uma olhada na 5ª competência do enem, pois pra mim, é uma das mais fáceis a se chegar aos 200 pontos e isso pode te ajudar muuuuito na nota final:
Lá diz: “Com o objetivo de interferir no problema apresentado pelo tema, a proposta
de intervenção deve exprimir, minimamente, o que deve ser feito de maneira
ativa. Nesse sentido, a AÇÃO é o elemento essencial, que auxiliará na identificação dessa proposta, ao qual se relacionam o AGENTE indicado para executar essa ação, seu MODO/MEIO de execução e seu EFEITO, pretendido ou alcançado, e um DETALHAMENTO de um dos elementos anteriores. Portanto, a proposta de intervenção muito bem elaborada, de forma detalhada, é aquela que apresenta esses 5 elementos. Essa concepção de avaliação destaca os elementos que materializam, na superfície textual, a concretude e, na sua ausência, a vagueza da proposta de intervenção.”
Sugiro dar uma lida rápida a partir da página 10, sério, pode te ajudar muito! http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2020/Competencia_5.pdf
Sua P.I. tem agente, ação, efeito e um modo/meio (apesar de não estar tão claro), fica faltando um detalhamento!
No mais, sua redação está boa, parabéns! Continue treinando e não desista, com bastante treino e persistência vamos conseguir melhorar :)
NOTA
C1 120
C2 120
C3 160
C4 120
C5 160
NOTA FINAL: 680
Bruna Amaral
Uaalll! Amei sua correção. Estou impressionada com a riqueza de detalhes e como você analisou tudo. Vamos lá:
Sim, queria colocar estar. Acabei de reescrever a redação com suas dicas e observações, a mudança é gritante e maravilhosa. Admito, minha conclusão ficou bem solta ,vou tentar melhorar ao máximo ela e tudo.
Obrigada pela correção, ainda to “besta” pela quantidade de detalhes.
Obrigadaaaaaaaaa! Espero mais correções <3
stefanisnts
Boa noite, na minha opinião sua redação está ótima.
Apenas faço uma observação da falta de fechamento da conclusão, do último requisito desta, o “somente assim”, você apresenta o problema na introdução e depois de novo na conclusão. Ex:” Somente assim será combatido o descaço com a saúde pública”
Espero ter ajudado!
@Gabriela
Boa noite, gostei do tema da redação, muito bom o tema, e a abordagem.
Tema bem atual, cuidado com alguns errinhos de português (acredito que foi na hora de digitar).
Introdução muito boa com a citação de Platão.
Com base no que eu pesquisei, e estou colocando em prática nas minhas redações, achei bem legal a sua abordagem.
Parabéns, boa sorte! 👏👏👏👏