Estudante

DESASTRES AMBIENTAIS: QUAL O PREÇO DO DESENVOLVIMENTO?

  • 1

No século XVIII a mineração no Brasil desenvolveu-se com grande intensidade, o que levou Portugal a condição de maior produtor de ouro no mundo. Sob esse prisma, juntamente ao avanço econômico surgiram os impactos ao meio ambiente, tais como o desmatamento, danos ao solo e poluição da água. Hodiernamente, o cenário é verossímil ao Período Colonial, o qual ocorre devido a ausência de sustentabilidade comitante ao progresso, sendo responsável por acarretar vários desastres no ecossistema.

A priori, a carência de comprometimento sustentável compactua com a ocorrência de desastres ambientais. Nessa perspectiva, a obra O princípio da responsabilidade, escrita por por Hans Jonas, afirma que os seres humanos são responsáveis não somente pela situação presente, mas também pelas gerações futuras, pois elas têm igual direito à vida. E isso implica na tomada de decisões coletivas que imponham limites a destruição do meio em que habitam. Todavia, infelizmente, essa postura não é adotada pelo corpo social .

Em consequência disso, vê-se, constantemente, os efeitos que a ação antrópica causa ao ecossistema, por exemplo, o desastre de Mariana em 2015, que afetou a biodiversidade, matou diversas pessoas e ocasionou vários danos sociais aos moradores. Adicionalmente, também aconteceu em Brumadinho, em ambas as barragem se romperam, causando inumeros impasses para a sociedade. Apesar da ocorrência desses eventos, o Estado interferiu de forma insuficiente nesse panorâma, sendo condescendente com a continuidade da problemática. Ademais, conforme a Constituição, todos têm o direito a um ambiente equilibrado, e isso é dever do Poder Público, mas na prática não é seguido.

Portanto, é mister que o Estado tome providências para impedir que o desenvolvimento econômico sucatei a natureza. Dessa forma, para evitar os desastres ambientais, urge que o Congresso crie uma diretriz contendo como as empresas devem proceder em relação ao meio ambiente, o que fazer caso aconteça o desastre, bem como fornecer benefícios com relação aos impostos a quem aderir e aplicar punição aos que contrariarem. Além disso, o MMA deve ampliar a fiscalização nas empresas que possuem potencial de danificar a ambiência. Assim, o meio ambiente estará mais próximo a homeostase pautada na Constituição Federal de 1988.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi, tudo bem?
    Sua redação está incrível! Gostei bastante de todo o texto, pois você desenvolveu muito bem, trouxe argumentos consistentes, fez uso de variados conectivos e ainda usou a conclusão círculo. Entretanto, cuidado ao citar os ministérios, pois eles não podem ser abreviados, tudo bem?
    Além disso, apesar de ficar subentendido sua ideia de desenvolvimento seria interessante ter deixado mais clara, uma vez que é uma das palavras-chave do tema, entende? Isso para que não exista possibilidade de você perder ponto na C2 por conta do corretor ter uma noção diferente e entender que você não compreendeu muito bem a proposta do tema.
    ps.: Você mostra ter um ótimo domínio da escrita e ser dotado(a) de um vasto conhecimento, continue assim que vai muuito longe! <3

    • 1
  2. Sua redação é boa, porém, deveria dar um espaço antes de começar um parágrafo e resumir mais o assunto e ir direto ao assunto, deveria ter maiss períodos considerando o número de linhas em cada parágrafo. Minha nota é 790.Sua redação é boa, porém, deveria dar um espaço antes de começar um parágrafo e resumir mais o assunto e ir direto ao assunto, deveria ter maiss períodos considerando o número de linhas em cada parágrafo. Minha nota é 790

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.