Doutor

Desastres ambientais: qual o preço do desenvolvimento?

  • 0

No Brasil, a exploração de recursos naturais ocorre desde antes de seu descobrimento, como José de Alencar e outros autores do romance indianista mostraram, a relação entre o índio e a natureza sendo principalmente para subsistência e cooperação. Entretanto, no século XXI, o que predomina são as vontades do ser humano que visa desenvolvimento e lucro, sem se importar com as possíveis consequências para o ambiente natural.
Percebe-se a necessidade de primeiramente entender como ocorre a extração destes recursos, assim como compreender o quanto da natureza é na maioria das vezes desperdiçado. Vem-se retirando cada vez mais do que é realmente necessário, mostrando a sociedade de consumo globalizada onde não há consciência. Já em 1950, o analista de marketing norte-americano Victor Lebow escrevia que apesar de haver uma economia produtiva há a exigência de fazer do consumo um meio de vida, usando e descartando coisas numa velocidade cada vez maior.
Ademais, vários crimes contra a natureza são dolorosamente memoráveis, a exemplos, a destruição atômica de Hiroshima e Nagasáki no Japão, que deixou o ambiente radioativo por anos; a tragédia nuclear na usina de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986; derramamentos de óleo no mar do Alasca, em 1989; dentre tantos outros desastres que não há como recuperar os danos.
Além de pensar no desenvolvimento, deve-se visar o desenvolvimento sustentável, já que, muitos dos recursos extraídos não são renováveis, além de que a própria natureza não é totalmente autorrenovável, e mesmo se fosse, ela não teria capacidade de regeneração diretamente proporcional à degradação causada.
Portanto, o ensino sobre a consciência no consumo deve-se iniciar no âmbito familiar e reforçado na escola, mostrando como ocorre a produção de determinados produtos e como o ambiente foi afetado com isso. As mídias sociais devem propagar através de seus meios que a vida não é baseada somente no consumo. Juntamente, o governo deve saber ponderar as causas e consequências da abertura de usinas e até mesmo a destruição natural de determinadas áreas, para assim, tentar prevenir os desastres naturais que afetam não somente a comunidade ao redor, mas destroem os recursos que são tão importantes e que estão ficando cada vez mais escassos.

Compartilhar

4 Correções

  1. Oi,
    Acho que seu texto como muito carregado de informações difícil de ler e cansativo.
    Sua reação deixou de ser argumentativa ,quando você não aguentou, você só citou dados e mais dados e não expressou o que você quer dizer.
    Percebi também que você não apresentou conclusão com informações aprofundadas no seu desenvolvimento ,fica comprometida conexão na solução com o restante.
    Lembre-se também que textos muito longos, fazem toda suas informações ficarem vagas porque você se perde.
    C1•160
    C2•160
    C3•80
    C4•120
    C5•120

    • 1
  2. Ficou muito bom o texto. Teve um ótimo repertório sociocultural. Porém a estrutura dele não está parecendo com uma redação. Ficou tudo muito corrido, muitas informações. O ideal é que se separe em introdução, desenvolvimento e conclusão. Assim suas ideias ficam mais organizadas e suas argumentações mostram que você domina o assunto e acima de tudo convence o corretor do seu ponto de vista. Por isso você precisa focar em algo sobre o assunto, apresentar sua tese e então desenvolvê-la no decorrer da redação. E se você estiver estudando para o Enem, lembre-se do limite de 30 linhas. :)

    • 1
  3. Oi! Gostei da sua redação, mas acredito que você jogou muitas informações, não aproveitando bem elas, você fez uma boa argumentação e tese, porém pelo excesso de informações ficou uma coisa confusa e não objetiva, foque em algo e desenvolva. Sua conclusão apesar de ter três propostas de intervenção,nenhuma tem finalidade e duas não apresentam meio.
    Parabéns; )

    • 1
  4. Ficou um boa redação. Todavia, seu texto está muito carregado de informações.
    Seria interessante se você seguisse o esquema
    Introdução
    Desenvolvimento
    Conclusão.
    Lembre-se, você deve colocar em cada parte do seu texto só o que for necessário…. por exemplo, sua introdução possue ideias que deveriam estar nos argumento…

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.