Iniciante

Desastres Ambientais: qual o preço do desenvolvimento?

  • 0

A população mundial cresceu consideravelmente desde o inicio da sua existência. As atividades industriais, iniciaram no século XVIII e o homem passou a beneficiar-se cada vez mais dos recursos naturais. Como resultado, o ambiente começou a ser destruído para dar espaço a novas fabricas e construções e esse desenvolvimento acarreta graves consequências e desastres ambientais.

Desde a pré-história, o ser humano aprendeu a utilizar os meios naturais, como por exemplo, a fauna e a flora para sobreviver. Com os avanços que aumentam gradativamente, o ambiente vem sendo cada vez mais manuseado, desmatado para dar espaço a construções de empresas, que por sua vez trazem benefícios, mas também caceiam cada vez mais destes recursos. Com isso, o mundo vem sofrendo graves desastres, que deixam consequências preocupantes para a humanidade.

Alguns acontecimentos marcantes, tendo como exemplo, o rompimento da barragem em Mariana, ocorrido no ano de 2015, em Minas Gerais ou o ocorrido em Brumadinho, no ano de 2019, mostra a resultância dos atentados contra o meio ambiente. O poder do desenvolvimento, produz destruições, que ainda hoje, apos tantos acontecimentos, continua sendo chamado de acidentes.

Portanto, fica claro que as ações e comportamentos de consumismo exagerado, em relação aos benefícios ambientais, podem ser repensados e ate mesmo mudado. Mas para isso, é necessário que Instituições a titulo de exemplo, a ONU (Organização das Nações Unidas), devem criar politicas publicas de regulamentação e criar medidas punitivas que se apliquem a empresas responsáveis por acidentes ambientais.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá…tudo bem?
    gostei bastante do seu texto, é bem produtivo, fala de um assunto bastante popular e comentado. Achei muito interessante seus pontos de vistas e as soluções de certos problemas que a senhorita abordou na redação.
    Notei que as vezes aconteceram algumas repetições desnecessárias de palavras.Alguns erros de ortografia mas nada de exagerada preocupação.

    • 1
  2. Olá Iara, tudo bem?
    Achei muito interessante esse tema, entretanto, se você busca uma aprovação em uma instituição pública, acho que não seria possível temas muito polêmicos a exemplo desse.
    A estruturação do seu texto me agradou muito, mas acredito que o uso de mais conectivos, principalmente quando inicia-se um parágrafo deixaria a leitura mais fluída. Existem muitas listas de conectivos no internet, se tiver interesse basta digitar conectivos redação no Google.
    Com relação à sua proposta achei meio vaga, lembre-se que ela precisa responder essas questões de forma objetiva e clara:
    QUEM? O QUE? COMO? PARA QUE?
    Vi poucos erros gramaticais, alguns de pontuação, mas acredito que seja porque foi escrito no computador, mas nenhum desses impede o entendimento do texto.
    Achei muito forte o seu repertório histórico, mas senti falta de uma estatística ou pensador.
    Durante sua conclusão use palavras-chave para facilitar a correção do corretor:
    – Para o QUEM: Cabe ao…. Compete ao….
    – Para O QUE: infelizmente até onde sei não há palavras-chave
    – Para o COMO: por meio de…. Mediante a….
    – Para o PARA QUÊ: A fim de… Objetivando a…
    Ressalto que sou aluna do 3 ano do ensino médio, então qualquer informação que coloquei aqui que esteja errada, peço que me fale, para eu conseguir minha aprovação. Peço desculpas por qualquer erro gramatical.
    Espero que possa ter te ajudado :)

    • 1
  3. A sua redação possui um dado algo interessante, na introdução acredito que você trouxe uma linguagem muito simples acredito que você deve investir em sinônimos. No desenvolvimento 1 você acabou introduzindo de novo: ” Desde a pré-história, o ser humano aprendeu a utilizar os meios naturais, como por exemplo, a fauna e a flora para sobreviver”/”A população mundial cresceu consideravelmente desde o inicio da sua existência. As atividades industriais, iniciaram no século XVIII e o homem passou a beneficiar-se cada vez mais dos recursos naturais.” Ao lermos passa a ideia de introdução, nessa parte você perdeu um bom espaço pra detalhar essas consequências. No 2 você falou o acontecimento no Brasil só que não falou as consequências como: famílias desabrigadas tendo que viver em condições precárias até arranjar outro abrigo, desastres na flora e a fauna pois a vegetação foi consumida pela lama ” no caso você abordaria 2 consequências aí. Na conclusão foi falado um agente faltando outro e o principal na conclusão o objetivo, que onde você defende sua ideia.
    Espero ter ajudado…

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.