Desastres Ambientais: Amazônia e Pantanal “em chamas”

  • 0

            Os desastres ambientais no Pantanal e na Amazônia estão diretamente ligados ao avanço desenfreado do aquecimento global. Aliado a isso, tivemos nos últimos anos uma péssima gestão ambiental no nosso país, o que só agravou ainda mais a situação. Esse cenário de descaso com nossos biomas precisa mudar urgentemente, pois é com políticas ambientais que conseguiremos combater essas queimadas tão prejudiciais ao meio ambiente.

            A Amazônia funciona como um humidificador não só do Brasil, mas também de grande parte da América do Sul, porém, o aquecimento global tem causado nos últimos anos o aumento da temperatura das águas dos oceanos. Isso faz com que não só a Amazônia, mas também outros biomas como o Pantanal, recebam menos humidade dos mares e assim fiquem cada vez mais secos e reféns das queimadas.

            Para o Pantanal, a maior planície alagável do mundo, a época de chuvas é crucial, pois é quando de fato ocorrem as cheias dos rios e lagoas e a biodiversidade local se renova.

            Além das questões climáticas, tivemos um agravante nos últimos anos de governo, ou desgoverno, pois não houve nenhum tipo de projeto criado ou aprovado para combater essa tragédia ambiental. O que ocorreu foram cortes de verbas de instituições como Ibama, ICMBio e Inpe. Em 2014 a verba repassada para o meio ambiente era de 13,1 bilhões, porém em 2021 caiu para 3,7 bilhões.

            Com o descaso do governo diante dessa situação, a fiscalização e aplicação de multas caiu drasticamente, inclusive com policiais militares intimidando instituições ambientais locais. Assim o agronegócio tem maior facilidade para realização de suas queimadas ilegais, tanto para limpar o solo para plantio na Amazônia, quanto para expandir suas fazendas agropecuárias de criação de gado no Pantanal.

            Toda essa situação tem um panorama muito preocupante, pois o Inpe tem registrado patamares históricos de incêndios em ambos os biomas. Precisamos de ações rápidas e efetivas que atuem tanto no âmbito de combater e amenizar os impactos do aquecimento global, quanto em apertar a fiscalização e aplicação de multas em áreas de queimadas ilegais.

Compartilhar

3 Correções

  1. Oi, vou tentar corrigir sua redação.

    ~Introdução: Você não apresentou a tese da redação.
    ~D1: erro em “humidificador” e “humidade”, as palavras corretas são “umidificadora” e “umidade”.
    Os desenvolvimentos carecem de conectivos.

    Outros Problemas:
    Ibama – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
    Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
    Quando uma sigla é apresenta pela primeira vez em um texto, deve ser apresentada sua significação.

    ~Conclusão: Não se teve uma proposta objetiva e lúcida para solucionar a problemática do tema.

    Outros Problemas:
    “Conseguiremos”, “Precisamos”. Por ser um texto dissertativo-argumentativo não se deve usar verbo na primeira pessoa do plural.

    Bons estudos!!!

    • 0
  2. Olá! Parabéns pelo seu texto e continue assim sempre escrevendo para aprender. Não sou corretora de textos e muito menos especialista, sou apenas uma estudante de vestibular. Portanto, vou destacar algumas informações que aprendi durante esses anos de estudos que talvez possa te ajudar de alguma formar nos seus textos dissertativo argumentativo.
    Leia a proposta do tema com atenção para não correr fuga do tema;
    Construa sua tese (pense no que mais lhe chama atenção no tema proposto e qual o problema?)
    Organize suas ideias (as causas do problema, e as consequências)
    Selecione os argumentos;
    Estruture seu texto de acordo com a redação enem. Introdução, desenvolvimento e conclusão. No youtube te indicaria poxa Lulu as explicações dela é perfeita.
    Boa sorte!!!

    • 0
  3. Olá! Como vai?
    * correção com base ao texto dissertativo-argumentativo.
    1° parágrafo: não está apresentada a tese- é a opinião sobre o tema proposto- e além disso, numa redação dissertativa-argumentativa não se usa primeira pessoa do plural; e há a repetição do termo “últimos anos” com bastante frequência, o que deixa o texto repetitivo;
    2° parágrafo: há erro de ortografia em “humidificadores (umidificadores), e falta acentuação em “[…] mas também outros biomas (,) como o Pantanal,…”;
    3° parágrafo: falta acentuação no excerto ” O que ocorreu (,) foram cortes”;
    4° parágrafo: evite verbos no gerúndio, como por exemplo, “intimidando”;
    PS: nesses parágrafos de desenvolvimento, faltou os argumentos que demostram a opinião indiretamente do autor.
    5° parágrafo: faltou a proposta de intervenção, como irá realizar soluções cabíveis para o assunto? E como finalizará a redação.
    Bons estudos.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.