desastres ambientais.

  • 0

  Na série alemã “Dark”, o manejo inadequado de resíduos nucleares causou um terrível acidente nuclear que atingiu mundo todo. Fora da ficção, desastres ambientais, em menor escala, como o acidente nuclear em Chernobyl na Ucrânia, têm afetado cada vez mais lugares e causado prejuízos para diversos ecossistemas. Nesse contexto, a ineficiência das leis e administração de medidas para evitar possíveis incidentes são as principais causas desse problema que gera danos irreversíveis para todos seres vivos.

  Em primeira análise, diversas leis, órgãos e medidas de proteção surgiram ao longo dos anos para que acidentes como o da Ucrânia não voltassem a acontecer. Contudo, a eclosão de novos acidentes ambientais, como o de Mariana e Brumadinho no Brasil, evidenciam que essas ações para prevenção não se mostraram eficientes em garantir que a ação humana não cause mais danos. Assim, mais desastres ambientais têm acontecido e sem medidas eficientes para preveni-los, continuarão sendo um problema.

  Outrossim, esses desastres não afetam só o meio ambiente, mas também a vida humana dos locais atingidos como o casos das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, que mesmo após 75 anos, ainda faz vítimas com doenças causadas pela radiação. Como mostra o livro “Vozes de Tchernóbil”, esses danos que afetaram e continuam afetando milhares de pessoas são muitas vezes irreversíveis e causam grandes prejuízos sociais, econômicos e emocionais. Dessa maneira, os desastres ambientais se mostram, não só um problema ambiental, mas também um problema social.

  Diante desses aspectos, fica imperativo a ONU, em parceria com seus países membros, punir severamente os responsáveis por esses acidentes por meio da criação de leis internacionais que valem igualmente nesses países, bem como crie programas de incentivo à tecnologia para o uso na prevenção destes a fim de evitar que mais danos sejam causados. Desse modo, gerando um um mundo melhor e seguro, onde acontecimentos como o da série “Dark” não se repitam constantemente fora da ficção.

Compartilhar

2 Correções

  1. C1: 160, demonstra conhecimento da norma culta padrão de forma mediano.
    C2: 160, compreende a proposta da redação aplicando conhecimento de várias áreas.
    C3: 120, seleciona, organizar e interpreta de forma mediano.
    C4: 120, conhecimento do mecanismo coesivo de forma mediano.
    C5: 120, demonstra a elaboração da proposta de intervenção de forma mediano.

    Total: 680

    • 1
  2. oi bom dia, não sou profissional portanto vou apenas opinar no seu texto.
    Primeiramente parabéns pelo seu texto, foi muito legal você abri-lo fazendo uma alusão a Dark, acredito que contribui bastante para temática apresentada durante o texto. No seu desenvolvimento você expôs seus pontos de vista mas acredito que pra sua nota subir mais é necessário argumentar mais sobre e desenvolver mais o repertório que você citou, desse modo não vai ficar algo superficial ou batido. Na sua conclusão você respondeu o que se pede, se me permite uma dica eu colocaria incentivos a averiguação das estruturas e infiltrações nos casos das barragens rompidas para solucionar o que você pôs no desenvolvimento ( lembrando que é uma sugestão, sua conclusão está ótima só acredito que enriqueceria mais). Enfim espero ter te ajudado com meu comentário e que tu consiga tua aprovação,bjo!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.