Desastres ambientais

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Nossa Constituição Federal estabelece expressamente que os direitos do meio ambiente devem ser assegurados, com absoluta propriedade, pelo poder público e a coletividade. No entanto, basta um simples olhar ao nosso entorno para constatamos como é de fato distante do cotidiano social esse importante mandamento constitucional.
Com os adventos da Revolução Industrial, houve um grande avanço tecnológico para a humanidade. Essa situação gerou uma série de consequências para o meio ambiente, advindas do uso desordenado de recursos naturais. Exemplo disso, é o caso da Barragem de Brumadinho em que, a precariedade das instalações e a negligência com a vida humana e o meio ambiente foram um dos fatores que proporcionaram tal desastre. Nessa perspectiva, percebe-se que os desastres ambientais são resultados diretos do desenvolvimento inconsciente do ser humano.
Nada disso, porém, seria tão prejudicial se houvesse a fomentação do desenvolvimento sustentável e a consciência com a prevenção de desastres. Um grande número de brasileiros, apesar das campanhas educativas para a causa ambiental, ainda não se vê como parte integrante do meio ambiente e causam trágicas consequências em nosso planeta. Diante dessa conjuntura, torna-se necessário a aplicação da lei que incumbe ao poder público promover a educação ambiental em todas os níveis de ensino.
Fica evidente, portanto, que medidas devem ser efetivadas a fim de evitar novos desastres ambientais. Desse modo, é preciso que o estado torne a fiscalização e a punição mais efetivas, a fim de garantir a preservação do meio ambiente e qualidade de vida local. Assim, espera-se evitar tragédias futuras e resgatar o espírito do amor e valor à natureza

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4 Correções

  1. Pode-se observar que o primeiro parágrafo torna-se equivocado quando não há a apresentação do tema, com isso perdendo pontos de coesão textual.
    No segundo parágrafo, o primeiro para a argumentação, se pode observar um erro de coesão ao utilizar na 5ª e 6ª linha, ” e a” e “e o”, podendo ser facilmente substituído, pela seguinte forma: “…a precariedade das instalações, a negligência com a vida humana e o meio ambiente foram um dos fatores que proporcionaram tal desastre.”.
    O segundo parágrafo reservado à argumentação é um tanto fraco, pois apresenta de forma sucinta, todavia incompleta, pois não se observa nenhum exemplo, como alusões históricas e citações par o enriquecimento de seu texto, valendo ressaltar a medida de solução presente neste parágrafo, donde a própria poder-se-ia inserir na interjeição. Lembrando que na frase: “Diante dessa conjuntura, torna-se necessário a aplicação da lei que incumbe ao poder público promover a educação ambiental em todas os níveis de ensino.” a concordância nominal não se faz presente, vendo que o correto seria: “Diante dessa conjuntura, torna-se necessário a aplicação da lei que incumbe ao poder público promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino.”, concordando, equivocadamente, o pronome “todas”, que se vê flexionado em gênero, para a correta concordância: “todos”.
    No último parágrafo, reservado à interjeição, está claramente incompleto, tendo somente uma medida para a resolução do impasse, medida esta, que, se mostra vago, pois se refere ao estado, mas qual estado? Caso esteja referindo-se à Pátria o termo correto seria “Estado”.
    1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa:130
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto:140
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 110
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação:150
    5. Proposta de intervenção: 90
    Nota final:620

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  2. “Nossa constituição federal ” só ai perderia pontos, fica melhor utilizar termo como De acordo com a constituição federal, conforme a constituição, em consoância a Constituição etc. Lembre-se o texto deve ser impessoal tendo uma linguagem denotativa, utiliza verbo, assim deve-se, faz-se, nota-se N
    N740

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  3. Na introdução faltou a tese, a qual ajuda na organização e coesão do texto.
    O desolvimento 1 foi bem desenvolvido,principalmente ao citar a Barragem de Brumadinho.
    No entanto o deselvovimento não ficou tão bom quanto o primeiro, pois faltou algum dado,alusão histórica ou uma citação para comprovar seu argumento.
    A conclusão ficou incompleta,pois são 4 agente: agente,ação,meio/modo,detalhamento, no seu faltou o detalhamento.
    Notas:
    1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa:140
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto:180
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 120
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação:180
    5-Proposta de intervenção: 140
    Nota final:760
    Sua nota esta ótima, com esforço e dedicação você consegue chegar no1000. Boa sorte!

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