DESAPARECIMENTO DE PESSOAS NO BRASIL

  • 0

O filme de animação “Procurando Nemo” retrata a angústia e o sofrimento vividos pelos pais de Nemo, um peixinho que desaparece em alto mar. Fora da ficção, a mácula do desaparecimento de pessoas também assola o Brasil hodierno, e deixa milhares de famílias destruídas todos os anos. Essa terrível situação ocorre tanto pela ineficácia estatal na busca dos desaparecidos, quanto pela fragilidade das fronteiras, que possibilita a ação de quadrilhas traficantes de pessoas.

Precipuamente , o filósofo Zigmmunt Bauman define como “Instituição Zumbi” entidades que mantém sua forma sem , contudo, cumprirem suas obrigações. Nesse sentido, destaca-se o desinteresse e o descaso do Estado na procura pelas pessoas desaparecidas, visto que , associado ao arquivo totalmente obsoleto, o qual engaveta e esquece casos antigos, há também a falta de um cadastro nacional, que interligue todos os estados , facilitando e agilizando as buscas. Desse modo, o Estado, além de tangenciar sua função de garantir a ordem social e a proteção dos habitantes, contribui também para a perpetuação do sofrimento dos familiares com a falta de paradeiro de seus entes .

Ademais, de acordo com o artigo 5 da Constituição Federal de 1988, todo cidadão tem direito inviolável à segurança. Porém, a fragilidade das áreas fronteiriças, sem fiscalização ou policiamento , prejudica a integridade física e moral de inúmeras pessoas, ao possibilitar e facilitar a ação de quadrilhas traficantes , as quais sequestram para a retirada e venda de órgãos, ou mesmo para a exploracao sexual e trabalhista, que movimenta milhões no mercado ilegal. Assim, a certeza de impunidade- garantida pela facilidade de saída do país- eterniza a ação desses criminosos e destrói vidas de inocentes, os quais são escravizados ou mortos em uma nação estranha, sem rever seu lar e sua família.

Destarte, é necessário que o Estado invista em um sistema eficaz de busca aos desaparecidos, através de órgãos de segurança, como a Polícia Civil, que deve criad um cadastro único de sumidos em todo o país, com o objetivo de eliminar o triste cenário de desaparecimentos , e facilitar o reencontro , diminuindo o sofrimento de tantas famílias ,as quais padecem com o a falta de notícias de seu ente querido. Cabe ainda a essa instituição de poder aumentar o policiamento , sobretudo nas fronteiras térreas- ponto principal de saída das quadrilhas- a fim de evitar a tristeza vivida pela família de Nemo.

Compartilhar

3 Correções

  1. Parabéns, gostei bastante da sua redação, continue assim, não conseguir achar muitos erros, continue melhorando e boa sorte.
    Sobre as palavras, acho que os outros já falaram sobre isso, não diria para vc não usar palavras difíceis, mas evitar as rebuscadas como hediondo, que não são muito utilizadas, o uso de vírgulas também deviria tomar cuidado. Na verdade, eu mesma sou péssima nisso kk.

    • 0
  2. Ia falar o mesmo que o amigo disse acima sobre a mãe do Nemo.
    E realmente essas palavras difíceis demais só atrapalham seu texto.

    Sua conclusão:
    “a fim de evitar a tristeza vivida pela família de Nemo.”

    Ficaria melhor se vc tivesse falado algo tipo assim,
    “a fim de evitar que a fantasia do filme Nemo se transforme em realidade”

    • 0
  3. O filme de animação “Procurando Nemo” retrata a angústia e o sofrimento vividos pelos pais de Nemo, um peixinho que desaparece em alto mar. Fora da ficção, a mácula do desaparecimento de pessoas também assola o Brasil hodierno, e deixa milhares de famílias destruídas todos os anos.- Vamos por partes ok?

    1- O filme não mostra a mãe do Nemo, então sim você perde ponto por isso.
    2-Pare de colocar palavras difíceis demais. O seu objetivo é convencer o leitor, mas se ele não souber os sig

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.