Iniciante

Desaparecimento de Pessoas no Brasil

  • 1

No filme “A Troca”, estrelado por Angelina Jolie, é apresentada a história de uma mãe que, após voltar do trabalho, não encontra o filho em casa. A partir disso, a mulher faz o possível para encontrá-lo, porém a ineficiência estatal e policial, a impedem de localizar o garoto. Não obstante a realidade, casos de desaparecimento são comuns e estão ligados principalmente a problemas internos e externos que acometem as vítimas e a ineficiência governamental.

Primeiramente, é válido salientar que conflitos familiares e crimes praticados contra os desaparecidos são os principais causadores do problema. Dessa maneira, sendo, em sua maioria, crianças e adolescentes, os maus-tratos, a indução a prostituição, a adoção ilegal, venda de órgãos e demais fatores, impedem as famílias de localizarem seus parentes. Exemplo claro dessa fato é que cerca de 40 mil indivíduos, do número anual de desaparecidos, são juvenis. Deixando claro que a persistência de conflitos e as ações de criminosos influenciam no aumento de casos.

Além disso, a negligência governamental em promover ações eficientes que mitiguem a problemática são escassas. Em suma, por não ser considerado crime e por haver certa demora no início das buscas aos desaparecidos, por vezes, as famílias se veem no papel da força policial, procurando por meios que os auxiliem na busca pelos familiares perdidos. Cenário esse que vai de encontro ao proposto pelo sociólogo Zygmunt Bauman em sua teoria das Instituições Zumbis, em que os agentes sociais vão em contraponto às suas obrigações civis previstas pela Constituição Federal. Diante disso, por não haverem políticas públicas efetivas para  atenuar a situação, as famílias vivem a mercê do descaso.

Portanto, fica evidente que, tanto os problemas familiares quanto a incompetencia policial acarretam o aumento de desaparecidos. Sendo assim, cabe ao Ministério da Justiça, dar mais ênfase aos casos, mediante uso da mídia, utilizando-se das redes sociais e programas televisivos informar sobre os meios de comunicação entre Estado e familiares, além de expor fotos de desaparecidos, fazendo com que o processo de buscas seja mais ágil e prático. Além disso, a suspensão da burocracia e o aperfeiçoamento da lei de “Política Nacional de Pessoas Desaparecidas” auxiliarão igualmente nas investigações. Por fim, a realidade se distanciaria da ficção e casos como os do filme A Troca não seriam mais tão corriqueiros.

Compartilhar

3 Correções

  1. Redação perfeita, escrita corretamente, todas as 5 competências ganhariam a nota 200 com certeza. Muito bem argumentada, sabe desenvolver um texto. é uma redação boa de ler, estruturada, uso de repertório, conectivos,em fim, está totalmente bem escrita.
    Continue treinando, escrevendo, e boa sorte. Minha nota seria 1000.

    • 1
  2. Texto PERFEITO! Se essa redação fosse para o ENEM, eu daria nota 1000 sem dúvidas.

    Competência 1: Domínio da escrita formal da língua portugues (200)
    Você usou corretamente pontos e vírgulas, mostrou domínio, não teve desvios gramaticais.

    Competência 2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto (200)
    Desde o início já deixou claro o assunto que se tratava, mostrou seu ponto de vista do começo ao fim.

    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista (200)
    Deixou claro que sabe sobre o assunto e tem uma ampla visão do cotidiano, citando filme e filósofo, enriqueceu bastante seu texto.

    Competência 4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação (200)
    Soube relacionar e encaixar perfeitamente as citações, com bastante coesão e praticidade.

    Competência 5: Respeito aos direitos humanos (200)
    Elaborou corretamente uma forma de intervenção, sem desrespeitar os direitos humanos, totalmente alinhada com o restante do texto.

    *CUIDADO: Se você escrevesse esse texto no papel muito provavelmente ultrapassaria
    as linhas permitidas. Tente escrever parágrafos menores, de 5 á 7 linhas. 4 parágrafos é o ideal mas para diminuir o tamanho dele, pode adicionar mais 1, no caso, ficando 5 parágrafos de 6 linhas.

    • 1
  3. Introdução: “Não obstante a realidade (…)” nesse trecho, é necessário o uso da crase, pois vem antes de uma palavra no feminino, podendo perder ponto na competência 1
    Desenvolvimento 1: No 2° período do seu texto, você começou utilizando o conectivo “Dessa maneira”, o que não é muito recomendado, pois tal expressão é usado como conectivos de conclusão e não da uma visão de continuidade do texto. Exemplos do que citar: Nesse sentido, Nesse viés, Nessa perspectiva, À luz disso, A saber, entre outros…
    Desenvolvimento 2: Em suma também é um conectivo de conclusão e não seria adequado utilizá-lo em tal situação, pode ser usado no último período, para finalizar o texto e concluir suas ideias do parágrafo (o mesmo vale para o desenvolvimento 1)
    Conclusão está muito boa, respondeu todas as perguntas e conseguiu solucionar os seus problemas.

    Seus argumentos são muito bons, você sabe desenvolver o texto, a estrutura, a gramática está correta
    Só precisa estar atenta às regras de conectivos para não perder tantos pontos na competência 1 e na 3

    Um abraço!! SUCESSO! TU É TOP 😁

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.