Desaparecimento de pessoas

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O filme “Procurando Nemo” retrata a história de um peixe que procura por seu filhote desaparecido. Fora da ficção, é possível observar o quão enormes são os índices de desaparecimento no país, o que ocorre devido à ausência de manutenção nos programas de segurança e a conflitos familiares. Assim, faz-se necessário que autoridades busquem medidas para diminuir os números de sumiço.

Nota-se, em primeira análise, que a falta de manutenção dos registros de evasão é muito prejudicial no momento de procura. De acordo com Hegel, “é dever do Estado cuidar de seus filhos”. Nesse sentido, a ineficácia das políticas públicas responsáveis pela localização daqueles desaparecidos contradiz a frase do sociólogo, visto que o dever estatal de proteger todos não é cumprido. Logo, percebe-se como a ausência de programas governamentais para encontrar os cidadãos influencia na continuidade dos desaparecimentos.

Além da falta de políticas públicas, os conflitos familiares também são responsáveis pela sumiço de pessoas, principalmente de jovens. É fato que, no intuito de eliminar seus obstáculos, muitos optam pela fuga, ou seja, pelo não enfrentamento de complicações. Na série estadunidense “The Fosters”, por exemplo, a personagem principal, Callie, foge de sua casa adotiva para escapar das consequências de suas ações, que, certamente, seriam causadores de brigas entre sua família. Dessa forma, fica claro que a tentativa de esquivamento de confrontos ou o cansaço pelo excesso deles apresenta-se como um fator determinante no desaparecimento de cidadãos.

É imprescindível, portanto, a tomada de providências para minimizar os índices de desaparecimento no país, seja no que se refere às políticas públicas, seja nas questões relacionadas a conflitos familiares. Sob essa perspectiva, cabe ao Estado garantir o funcionamento e a manutenção dos registros de evasão, a fim de promover menor dificuldade no momento de busca e, consequentemente, de cuidar de seus “filhos”. A ação deve ser realizada por meio da modernização e do aperfeiçoamento dos documentos, tornando-os mais práticos e eficazes. A escola tem de, também, em parceria com as famílias, estimular a melhor convivência, por meio de palestras interativas, objetivando tornar o lar um ambiente mais seguro e agradável para os jovens, o que, com certeza, diminuirá os números de fuga. Certamente, com tais medidas, menos casos como o de “Procurando Nemo” estarão presentes na realidade brasileira.

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8 Correções

  1. Olá, tudo bem? Eu gostei bastante da sua redação, da estrutura que a mesma apresenta, a forma que você se expressa é incrível.
    Porém, acho que quando você citou o filme, fugiu um pouco do tema proposto, faltou abordar também um pouco da criminalidade que muitas vezes é o motivo das vítimas estarem desaparecidas, outra observação é que em alguns casos sua gramática está errada, fora isso, sua redação está ótima.
    900

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  2. Muito boa a sua redação, apresenta um repertório sólido e de argumentos consistentes. Parabéns!!!
    Apresenta uma estrutura gramática diversificada, com indícios de autoria e conhecimento das várias áreas padrão da redação Enem.
    Um texto sem repetição, sem tangeciamento e coeso.
    No meu ver sua nota seria
    92/, uma vez encontra alguns desvios gramaticais e uma introdução um pouco fora do assunto abordado.

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  3. Gostei bastante da sua redação, Parabéns!
    Belíssima estrutura, acho que você pecou quando citou o Filme Nemo na introdução, achei que desviou o foco do tema um pouco, e alguns erros gramaticais, têm orações que não necessitavam do uso da vírgula, mas de resto Parabéns! Sua redação ficou ótima.

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  4. Gostei muito da sua redação, o repertório ficou bem desenvolvido e explicativo, citou citações e sua conclusão tá completa! Porém, faltou explanar mais os desenvolvimento e tem alguns erros gramaticais tirando isso, tá perfeito!
    Competência 1 : 180
    Competência 2 : 200
    Competência 3 : 160
    Competência 4 : 180
    Competência 5 : 200

    Nota: 920. Parabéns pela nota

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  5. Olá! Gostei muito de sua redação. Gostei da extrutura do seu texto . Ele apresenta uma boa tese , possui repertório sócio cultural . Apresenta pouco disvios gramaticais e erros de acentuação. Gostei muito da forma com você abordou o desaparecimento de pessoas por motivos familiares , porém , senti falta , de explorar mais o lado de criminal dos desaparecidos e de delegacias especializadas no caso. Seu texto apresenta bons conectivos e locuções conectivos. Por fim, gostei da sua proposta de intervenção , que no caso você apresentou 2 , sendo avaliada a mais completa delas ( contendo todos os 5 elementos obrigatórios para garantir a pontuação máxima).

    Competência 1 : 180
    Competência 2 : 200
    Competência 3 : 160
    Competência 4 : 180
    Competência 5 : 200

    Nota: 920. Parabéns pela nota !

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  6. C1: 180 (alguns errinhos)
    C2: 200 (parabéns)
    C3: 160 (por causa do D1, mas seu D2 está ótimo parabéns)
    C4: 180 (repetição de palavras)
    C5: 160 (por causa do detalhamento)

    Cuidado pq no D1 vc fala que FALTA MANUTENÇÃO nos programas de segurança mas quando vc vai fazer o fechamento do parágrafo vc fala que FALTA PROGRAMAS de segurança, acabou mudando o ponto de vista

    Sua proposta é muito boa, mas a percepção do detalhamento é um pouco difícil, ele acaba ficando misturado com os outros elementos e aí não dá pra perceber se vc detalhou o suficiente sabe? Aconselho fazer um período só para o detalhamento, pq assim ele fica bem mais claro para o corretor

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  7. Achei bom o texto, porém vc devia ter desenvolvido mais a frase do hegel. Eu teria colocado sua introdução no primeiro parágrafo do desenvolvimento depois da fala do hegel explicaria melhor ela , assim, mostraria a ineficácia do estado. N sei se usaria o nemo achei q ficou meio perdido no texto. Tenta trocar um pouco essa palavra sumiço vc usou ela muitas vezes coloca desaparecidos, perdidos. Eu daria 800 na nota. Estuda recursos argumentativos. Não sou prof já fiz 860 na redação do enem e esse ano vou fazer de novo boa sorte

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  8. C1= 160 (Demonstrar domínio da norma da língua escrita).
    C2 = 180 (Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo).
    C3 = 120 (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista).
    C4 = 160 (Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação).
    C5 = 160 (Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos).

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