No mito da caverna, Platão descreve a situação de pessoas que se recusavam a observar a verdade em virtude do medo de sair de sua zona de conforto. Fora da alusão, a realidade brasileira caracteriza-se com a mesma problemática no que diz respeito ao desaparecimento de crianças, visto que pouco se faz para evitar tais casos. Sendo assim, é necessário que estratégias sejam aplicadas para alterar tal cenário que possui como causas a falta de ação familiar e a falta de debate sobre tal assunto.
Deve-se pontuar, de início, que a falta de ação familiar configura-se como um grave empecilho no que diz respeito ao desaparecimento de crianças. Juntamente, o sociólogo estadunidense Talcott Parsons diz que, a família é uma máquina que produz personalidades humanas, corroborando ao percebe-se que muitas crianças fogem de casa por não receberem investimento de sua primeira instituição socializadora.
Além disso, outra dificuldade enfrentada é a questão da falta de debate sobre o assunto com os pequenos. Nesse sentido, o filósofo alemão Habermas traz uma contribuição relevante ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Entretanto, percebe-se que tal lacuna é ainda muito silenciada, mas trazê-la a tona para debate aumentaria a chance de atuação na problemática.
Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Sendo assim, a família deve promover acolhimento a criança, através de conversas para que a mesma possa se expressar, mas também para entender que ela tem apoio em casa. Para que assim, cada vez mais crianças se sentiam auxiliadas e não vejam a fuga de casa como uma opção.
Thaisz21
Introdução: gostei bastante da citação utilizada e como vc relacionou ela como acontece na realidade e apontando uma das causas, você levou em pauta um assunto que realmente não é muito discutido, seria interessante você comprovar tal afirmação.
Desenvolvimento 1: o parágrafo ficou bom, você iniciou ele com uma causa que já foi citada na introdução, desenvolvendo ela, utilizando uma citação e relacionando com a problemática, comprovando a afirmação citada. (a falta de ação familiar configura-se como um grave empecilho no que diz respeito ao desaparecimento de crianças.)
Desenvolvimento 2: ficou bom mas acho que poderia desenvolver mais, contudo o uso da citação foi muito bem colocado e a importância da tal visão se fosse aplicada na sociedade.
Conclusão: você usou o agente, a ação, como a ação vai ser feita e a finalidade dela, os requisitos pra que a nota na competência 5 seja alta, porém acho que você poderia ter desenvolvido mais, não colocar só os pais como os agentes, seria bom aprofundar mais um pouco e citar algum ministério que tenha como função social proteger a criança, como por exemplo o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) .
No mais, sua redação foi muito bem construída, parabéns, só tem que se atentar aos detalhes que citei na correção.
Continue estudando, forte abraço :)
Avicii
Olá!
Seguem algumas dicas e apontamentos de inadequações:
• Introdução
Apresentou uma contextualização pouco usual e interessante, relacionou com a temática, expôs a tese e os núcleos argumentativos. Excelente a estrutura, entendeu os mecanismos para a construção do parágrafo inicial. Parabéns!!!
Observações:
– “visto que” remete a informações que foram mencionadas no texto anteriormente. Tome cuidado com uso;
– Melhore a relação da alusão de Platão como o tema (não está ruim, mas pode melhorar);
– Atente-se a concordância de “é” no lugar de “são”;
– Evite repetir termos- “tal” “tais”;
• Desenvolvimento
Aconselho que coloque o tópico frasal, uma contextualização, relacione com seu argumento e problematize (com sua opinião indiretamente)- você fez isso, mas precisa melhorar.
– Tópico frasal, muito bem! Tente colocar sinônimos para não ficar repetitivo!
– “Corroborando (veja o significado) ao percebe-se” frase confusa;
– “Diz que” sem vírgula;
– Busque colocar outras áreas para enriquecer o texto;
– Faça os parágrafos com no mínimo três períodos.
• Conclusão
– Proposta simples e concisa! Embora seja interessante, pode ser melhorada. Detalhe mais as informações, retome ideias ditas ao decorrer do texto, insira outros agentes (CRAS, MEC, mídias etc). Aparentemente entendeu a estrutura, todavia à aplicação precisa ser melhorada.
Visão geral, entende a estrutura geral, possui bons relatórios socioculturais e bons recursos coesivos (não repita, é um grande problema fazer isso). Atente-se à gramática: crase e uso da pontuação.
Enfim, espero que tenha te ajudado. Continue estudando, está no caminho certo. Seja resiliente! Qualquer coisa pode mandar mensagem, blz?
Abraço!!!
Na minha perspectiva sua nota por competência:
C1: 160
C2: 180
C3: 160
C4: 160
C5: 160
Sadrak
Olá, minha cara.
Redação em quase perfeito estado, apenas veja a correção gramatical, como o Thiago De Souza Silva disse jogo acima, um pouco rude, mas falou a verdade; e seja mais viva, ou seja, use palavras que marcam o pensamento de quem vai corrigir. Por exemplo: É irrefutável, É inquestionável, A priori, Em primeiro plano, Ademais, Em segundo plano. Portanto, conforme às competências do enem, você obteve 720 pontos. Parabéns.
Thiago De Souza Silva
Corrija-me se estiver errado :
“Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Sendo assim, a família deve promover acolhimento a criança”
A família deve promover o que ? o acolhimento , quem promove o acolhimento a alguém “à criança” ou seja acentuo grave .
Talcott Parsons diz que, a família é uma máquina que produz personalidades humanas, corroborando ao percebe-se que muitas crianças fogem de casa por não receberem investimento de sua primeira instituição socializadora.
Talcott Parsons diz algo, diz que a família é uma maquina (…)
Você usou uma vírgula restritiva , ou seja Não se separa o sujeito do verbo e seus complementos . .. . . .