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Desafios são encontrados no ensino à distância nas escolas públicas no Brasil

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Só no Brasil, o aumento do Ensino à Distância (EAD) chegou a 428 pontos percentuais. Desde o ensino nas modalidades escolares ao superior. O que significa dizer que a internet popularizou ingressos à distância no setor educacional. No entanto, vale observar que muitos dos ensinos que possuem a respectiva educação digital adequada advém do setor privado, num país em que a realidade é: alta demanda de desempregados e pobreza.  Além disso, apenas 14% das escolas públicas possuem plataformas digitais de educação à distância. Ou seja, faz-se necessário analisar  por quais caminhos o governo brasileiro precisa fazer para que a educação digital chegue com eficiência a casa de seus discentes.

O ensino à distância tem seus benefícios. O que daria melhor qualidade de vida, são eles: agilidade nos processos educacionais, otimização de tempo, melhor aproveitamento das aulas -visto que boa parte dos alunos vindos de escolas públicas enfrentam dificuldades para chegar ao destino, desafios esses que envolvem desde transporte coletivo, distância casa-escola, até problemas familiares e outros.

Segundo dados do Centro Regional de Estudos Para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, 93% de todas as unidades regionais obtiveram dificuldades de realizar as demandas pedagógicas solicitantes do Ministério da Educação na pandemia. Até porque, não são todos os alunos que têm internet em casa, da mesma forma que nem todos os professores sabem lidar de maneira eficaz com as ferramentas digitais. Ainda tem essa questão.

De qualquer forma, independente dos desafios que os alunos e professores das escolas públicas brasileiras enfrentem, é necessário dar continuidade ao processo de informatização nas escolas, por mais que os passos sejam reduzidos. Até porque, no fim, são nos mínimos detalhes que se chegam aos macros. Em suma, vale aos entes públicos reforçar o destaque no avanço da educação à distância ao público discente; oferecer cursos voltados para tecnologia da informação para os professores; fornecer ferramentas tecnológicas como forma de programas de auxílio para os estudantes de escolas públicas. Tudo isso para aprimorar os aspectos dos EADs, melhorando assim, mundo a fora o nosso país na questão da educação.

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2 Correções

  1. Oiii, tudo bem ?
    Sua redação está muito bem escrita, no entanto se atente à algumas situações:

    Só no Brasil, o aumento do Ensino à Distância (EAD) chegou a 428 pontos percentuais. Desde o ensino nas modalidades escolares ao superior. O que significa dizer que a internet popularizou ingressos à distância no setor educacional. No entanto, vale observar que muitos dos ensinos que possuem a respectiva educação digital adequada advém do setor privado, num país em que a realidade é: alta demanda de desempregados e pobreza. Além disso, apenas 14% das escolas públicas possuem plataformas digitais de educação à distância. Ou seja, faz-se necessário analisar por quais caminhos o governo brasileiro precisa fazer para que a educação digital chegue com eficiência a casa de seus discentes.
    (EVITE utilizar muita locução verbal, elas farão o leitor pensar que o repertório é fraco, “por quais caminhos o governo brasileiro fará a educação chegar com eficiência” é mais viável. Outra coisa, de onde veio os dados citados na introdução? É interessante colocar. Além disso, tente deixar a introdução para a contextualização do problema e pontualização da opinião. Argumentos preferencialmente guarde para o desenvolvimento)

    O ensino à distância tem seus benefícios. O que daria melhor qualidade de vida, são eles: agilidade nos processos educacionais, otimização de tempo, melhor aproveitamento das aulas -visto que boa parte dos alunos vindos de escolas públicas enfrentam dificuldades para chegar ao destino, desafios esses que envolvem desde transporte coletivo, distância casa-escola, até problemas familiares e outros.
    (Nesse parágrafo coloque mais argumentos, está muito fraco nesse quesito, aqui você tem que tentar convencer o leitor, torne-se um “advogado” da sua causa, exponha dados, citações, história, etc)

    Segundo dados do Centro Regional de Estudos Para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, 93% de todas as unidades regionais obtiveram dificuldades de realizar as demandas pedagógicas solicitantes do Ministério da Educação na pandemia. Até porque, não são todos os alunos que têm internet em casa, da mesma forma que nem todos os professores sabem lidar de maneira eficaz com as ferramentas digitais. Ainda tem essa questão.
    (Evite a palavra “até”, é muito informal, prefira algo como “em contexto” e retire o “ainda tem essa questão” pois indica continuidade e não conclusão do desenvolvimento).

    De qualquer forma, independente dos desafios que os alunos e professores das escolas públicas brasileiras enfrentem, é necessário dar continuidade ao processo de informatização nas escolas, por mais que os passos sejam reduzidos. Até porque, no fim, são nos mínimos detalhes que se chegam aos macros. Em suma, vale aos entes públicos reforçar o destaque no avanço da educação à distância ao público discente; oferecer cursos voltados para tecnologia da informação para os professores; fornecer ferramentas tecnológicas como forma de programas de auxílio para os estudantes de escolas públicas. Tudo isso para aprimorar os aspectos dos EADs, melhorando assim, mundo a fora o nosso país na questão da educação.
    (Procure sanar dúvidas como – quem? – onde? – quando? – por que ? – como? / Especifique quais entes públicos você está citando, afinal, por exemplo, MEC e MMA podem ter parcerias em prol de um “bem maior”, mas nem por isso são obrigados a resolver problemas do outro, respectivamente, educação é do MEC e meio ambiente é do MMA / Subsequente, “melhorar mundo afora o país” é contraditório, preferencialmente evite este tipo de citação).

    Espero ter ajudado, muito sucesso para você!!!

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  2. Competência 1

    1-  Separar sujeito do verbo. Ex: O instituto, deve.. (isso não pode acontecer)
    2- Não usar “juntamente com”
    3- Coloque vírgula após conectivo aditivo e conclusivo. Ex: além disso, / portanto,
    Não coloque algum Ministério governamental com inicial minúscula. Ex: o correto é Ministério da Saúde

    Competência 2

    1- Dívida o seu texto em introdução ( 1 parágrafo ), desenvolvimento (2 parágrafos) e conclusão (1 parágrafo ).
    2- Use um Repertório Sociocultural na introdução. ( Citação, série, alusão histórica, documentário, artigo ou algo do tipo …)
    3-  Use um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 1.
    4-  Usar um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 2

    Obs: é importante apresentar REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL na introdução e nos 2 desenvolvimento. Consegui relacionar bem os seus  Repertórios com os argumentos

    Competência 3

    1- Apresentar duas teses (causas) na introdução.
    2- Argumentar sobre a tese 1 no desenvolvimento 1 e sobre a tese 2 no d2.
    3- Aprofundar suas teses em cada parágrafo de desenvolvimento, de modo a apresentar a consequência de cada 1 delas.,
    4- Apresentar um Repertório Sociocultural em cada parágrafo de desenvolvimento para confirmar seu argumento
    5- Apresentar marca de autoria ( meu posicionamento) em ambos desenvolvimentos.
    6- Seus dois parágrafos de desenvolvimento apresentaram de 3 a 4 períodos? (Conte pelos pontos de continuação)
    7- Cada parágrafo de desenvolvimento apresentar de 6 a 8 linhas.

    Competência 4

    1- Iniciar o seu desenvolvimento 2 com um Conectivo aditivo.Ex: além disso; Outrossim; ademais; em segunda análise….
    2- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo. Ex: portanto; logo; sendo assim; em suma…
    3- Ao fazer uma citação ou apresentar alguma pesquisa, use “de acordo com” ou “segundo..”
    4- Use conectivo para relacionar seu Repertório da introdução com o tema.
    5- Use conectivos no seu desenvolvimento para relacionar um argumento ao outro ou, melhor, um período ao outro..

    Competência 5

    1- Fazer até duas propostas de intervenção. ( Não faça mais de duas propostas, viu?)
    2- Fazer as propostas de modo a combater as duas teses que você apresentou (As teses são os problemas que você desenvolveu e, por isso, deve solucioná-los na conclusão!)
    3- Ao fazer duas propostas de intervenção, você deve fazer uma para cada causa. Ao fazer somente 1 proposta, esta deve combater as duas causas de uma vez só. Está consciente disso?
    4- Para cada proposta de que você fizer, apresentar o agente solucionador.
    5- Para cada proposta que fizer, apresente uma ação.
    6- Para cada proposta que fizer, apresente o modo de como a ação será realizada.
    7- Para cada proposta que fizer, apresente o intuito.
    8-  Para cada proposta que fizer, apresente o detalhamento de um dos passos acima.
    9- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo.

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