Desafios para valorização das comunidades e povos tradicionais no Brasil

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No livro “Modernidade líquida”, o sociólogo Zygmunt Bauman tece a efemeridade da sociedade hodierna e seus costumes. Nesse sentido, os interesses do povo brasileiro têm se elevado à cultura e todo alicerce do país. Ademais, as comunidades tradicionais são os principais motivos para o costume brasileiro atual, no entanto, é desvalorizado devido à adesão aos favorecimentos financeiros. Sendo assim, é visível a negligência em valorizar povos tradicionais no Brasil e seus principais desafios são descarte social e supervalorização material.

Em primeiro lugar, é notável que à medida que a cronologia avança uma “exclusão de grupo” é feita a depender de sua “importância” naquele cenário. Nessa perspectiva, pode-se analisar o período da colonização no Brasil, em que os indígenas foram ludibriados pelos portugueses a fim de que estes pudessem lucrar as riquezas naturais, aquele povo foi ficando cada vez mais invisibilizado até “perderem” a importância e pudessem ser descartados socialmente. Desse modo, o descarte social auxilia para a desvalorização desse povo.

Ademais, a supervalorização material que favorece o indivíduo é frequente na hodiernidade devido à desvalorização do ser humano. Nessa visão, o filme Cinderela mostra tal realidade, as personagens secundárias elevam bem materiais e fama, e desprezam fervorosamente a personagem principal, Cinderela. Fora das telas, a circunstância se repete de modo semelhante, os que têm o poder desprezam essas comunidades em prol de seus interesses.

Portanto, é preciso que atitudes sejam tomadas. Sendo assim, o Governo Federal, junto com o Ministério da Cultura, deve incentivar, por meio de propagandas televisivas, os cidadãos brasileiros a lutarem por seus direitos. Ademais, isso deve ser feito por meio do auxílio de especialistas em marketing, sociologia e direitos humanos. Assim, os desafios para a valorização das comunidades e povos tradicionais no Brasil serão amenizados.

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C1 =
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6 Correções

  1. Oi!
    – 1° parágrafo: sua tese “os interesses do povo brasileiro têm se elevado à cultura e todo alicerce do país”, ficou muito confusa em relação ao tema; e apresenta uma desorganização textual nesse parágrafo, principalmente, em “[…] é desvalorizado (,) devido à adesão aos favorecimentos financeiros. Sendo assim, é visível a negligência em valorizar povos tradicionais no Brasil e seus principais desafios são descarte social e supervalorização material;
    2° parágrafo: faltou vírgulas em “[…] cronologia avança (,) uma ‘exclusão de grupo’ é feita…” e “[…] ludibriados pelos portugueses (,) a fim de que…”. E faltou coerência no trecho “pode-se analisar (no) período da colonização”; e evite recursos do senso comum como no excerto “aquele povo foi ficando cada vez mais invisibilizado até ‘perderem’ a importância e pudessem ser descartados socialmente.”;
    3° parágrafo: a ausência de vírgula é presente em “[…] hodiernamente (,) devido à desvalorização…”; e falta coerência em “[…] os que têm o poder (que) desprezam essas comunidades…”, e faltou desenvolver mais sobre o argumento apresentado;
    4° parágrafo: na proposta de intervenção, faltou a finalidade do que foi proposto e o detalhamento dessa proposta.
    C1: 120
    C2: 120
    C3: 120
    C4: 160
    C5: 160
    Total: 680
    Bons estudos. :)

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  2. C1: 160
    C2: 40
    C3: 40
    C4: 160
    C5: 40
    ——-
    Total: 440

    Olá, como vai? Vou estar fazendo um breve comentário a respeito da sua redação. Observe que, no D1, você toca apenas em populações indígenas – que não são os únicos povos originários, e no D2, nem de povos originários você aborda. Nessa minha analise, entendo que você cometeu um tangenciamento ao tema, e isso faz com que você obtenha nota 40 nas competências II, III e V. Ademais, a solução proposta na conclusão não soluciona os problemas apresentados nos seus parágrafos de desenvolvimento. Espero que tenha ajudado. Abraço!

    • 0
  3. Olá, tudo bem? vou tentar corrigir sua redação de acordo com o que eu sei, espero ajudar de alguma forma.
    Primeiramente, gostei do seu repertório, bastante rico citando sociólogos importantes como Bauman por exemplo.
    Porém, no seu lugar eu optaria por colocar mais dados estatísticos no seu texto, como pesquisas por exemplo,
    Talvez você possa ter tangenciado o tema ao citar apenas os indígenas, visto que há mais de vinte e seis comunidades tradicionais catalogadas.
    -Já a sua conclusão ficou bem completa com todos os cinco tópicos necessários para uma dissertação argumentativa.
    C1= 160
    C2=120
    C3=200
    C4=200
    C5=200
    Total=880

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  4. ”elevado à cultura” ”devido à adesão ”
    Sem crase.

    ” “exclusão de grupo” “importância” ”
    Não é bom colocar expressões entre aspas se não for uma citação, aparenta linguagem coloquial.

    ” foi ficando ”
    Evite gerúndio, substitua por ”ficou”, por exemplo.

    ”semelhante, os que têm”
    Use um conectivo

    ” “perderem” a importância e pudessem”
    Aspas, e ”perderem” e ”pudessem” em tempos verbais distintos.

    ” realidade, as personagens ”
    Use 2 pontos no lugar da vírgula.

    ”desprezam fervorosamente a personagem”
    ”fervorosamente” precisa estar insolado por vírgulas.

    ”Ademais” conectivo repetido 3X
    ”por meio” repetido no mesmo parágrafo
    ”desprezam” repetido no mesmo parágrafo
    Dê mais exemplos para potencializar a argumentação.
    Filmes e séries são mais adaptáveis a introdução. Citações costumam ser bem vindas nos argumentos, potencializa a argumentação.
    C1= 160
    C2= 200
    C3=160
    C4=160
    C5= 200

    880 PONTOS

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  5. ”elevado à cultura” ”devido à adesão ”
    Sem crase.

    ” “exclusão de grupo” “importância” ”
    Não é bom colocar expressões entre aspas se não for uma citação, aparenta linguagem coloquial.

    ” foi ficando ”
    Evite gerúndio, substitua por ”ficou”, por exemplo.

    ”semelhante, os que têm”
    Use um conectivo

    ” “perderem” a importância e pudessem”
    Aspas, e ”perderem” e ”pudessem” em tempos verbais distintos.

    ” realidade, as personagens ”
    Use 2 pontos no lugar da vírgula.

    ”desprezam fervorosamente a personagem”
    ”fervorosamente” precisa estar insolado por vírgulas.

    ”Ademais” conectivo repetido 3X
    ”por meio” repetido no mesmo parágrafo
    ”desprezam” repetido no mesmo parágrafo
    Dê mais exemplos para potencializar a argumentação.
    Filmes e séries são mais adaptáveis a introdução. Citações costumam ser bem vindas nos argumentos, potencializa a argumentação.
    C1= 160
    C2= 200
    C3=160
    C4=160
    C5= 200

    880 PONTOS

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  6. 600 pontos
    Portanto, é preciso que atitudes sejam tomadas. Sendo assim, o Governo Federal, junto com o Ministério da Cultura, deve incentivar, por meio de propagandas televisivas, os cidadãos brasileiros a lutarem por seus direitos. Ademais, isso deve ser feito por meio do auxílio de especialistas em marketing, sociologia e direitos humanos. Assim, os desafios para a valorização das comunidades e povos tradicionais no Brasil serão amenizados.

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