Policarpo Quaresma, personagem do livro “o triste fim de Policarpo Quaresma” , tinha como característica um nacionalismo ufanista, acreditando em um Brasil utópico. No que se refere à um desenvolvimento sustentável , o país torna-se longe do sonhado pelo personagem. Tal problemática deve-se principalmente pela negligência estatal e também inércia da população.
Em primeira análise, a Constituição Federal de 1988, de acordo com seu o artigo 225°, garante o direito a um meio ambiente equilibrado. Tal benefício não é cumprido, visto o problema persiste. Gilberto Dimenstein explica que a legislação brasileira parece aparente ser completa na teoria, na prática não se concretiza, contribuindo negativamente para a solução do entrave. Tal ausência promove não só a impossibilidade de crescimento sustentável, como também a invisibilidade do tema.
Outrossim, a falta de consciência ambiental pela sociedade verde-amarela é um agravante do revés. Joe Biden, 46° presente eleito dos Estados Unidos da América afirma que nenhuma mudança social ocorre somente porque o governo age , e sim porque o povo promove a mudança. Cabe então a nação tupiniquim ser mais ativa nas suas atitudes sustentáveis. Urge então medidas para elucidar a problemática. O Ministério do Meio Ambiente deve promover ações como palestras com profissionais adequados para informar a população sobre a importância da sustentabilidade para benefício de todos. Tal medida deverá impactar nas ações dos cidadãos, promovendo ações efetivas para o uso correto dos recursos e reaproveitamento dos mesmos. Então o Brasil se tornará um tanto próximo do esperado de Policarpo Quaresma.
malu_tagliaferro
Competência 1
1- Atenção ao uso da vírgula, ela não pode separar o sujeito do verbo. Ex: O governo, precisa..
2- Atenção a concordância verbal.
Preste atenção ao escrever o nome de alguém ou de algum órgão público/ ministério em letra minúscula (isso não deve acontecer).
Competência 2
1- Seu texto deve conter, no mínimo, 4 parágrafos.
2- Dívida o seu texto em introdução (um parágrafo), desenvolvimento/ argumentação (dois parágrafos) e conclusão (um parágrafo).
3- Use um Repertório Sociocultural na introdução (série, alusão histórica, documentário, artigo ou algo do tipo …)
3- Use um Repertório Sociocultural no desenvolvimento (série, músicas, filmes, citações).
4- Usar um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 2 (não obrigatório, porém importante).
Obs: é importante apresentar REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL na introdução e nos dois parágrafos de desenvolvimento, desde que seja feita uma correlação coerente e coesa entre os repertórios e o tema abordado.
Competência 3
1- Apresentar uma ou duas teses (causas) na introdução.
Neste caso, deve-se argumentar sobre a tese 1 no primeiro parágrafo de desenvolvimento e sobre a tese 2 no segundo.
ou:
2- Apresente uma tese na introdução.
3- Argumente sobre a tese abordada na introdução nos dois parágrafos de desenvolvimento, podendo apresentar argumentos contra e a favor ao seu posicionamento.
4- Aprofundar suas teses em cada parágrafo de desenvolvimento, de modo a apresentar a consequência de cada uma.
5- Cada parágrafo de desenvolvimento apresentar de 5 a 8 linhas.
6- Atente-se para NÃO redigir seu texto em primeira pessoa.
Competência 4
1- Iniciar o seu desenvolvimento 2 com um Conectivo aditivo.Ex: além disso; Outrossim; ademais; em segunda análise….
2- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo. Ex: portanto; logo; sendo assim; em suma…
3- Ao fazer uma citação ou apresentar alguma pesquisa, explicite os autores ou as fontes.
4- Use conectivo para relacionar seu Repertório da introdução com o tema.
5- Use conectivos no seu desenvolvimento para relacionar um argumento ao outro ou, melhor, um período ao outro.
Competência 5
1- Fazer, NO MÁXIMO, duas propostas de intervenção (é aconselhado fazer apenas uma de maneira bem feita).
2- Fazer as propostas de modo a combater as teses que você apresentou.
3- Ao fazer duas propostas de intervenção, você deve fazer uma para cada causa.
4- Sua proposta de intervenção deve conter o agente (Ministérios, instituições de ensino, igrejas, etc)
5- Sua proposta de intervenção deve conter a ação.
6- Sua proposta de intervenção deve conter o modo como essa ação será realizada.
7- Sua proposta de intervenção deve conter a finalidade com que será feita.
8- Sua proposta de intervenção deve conter um detalhamento de um dos passos acima.
9- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo (portanto, dessa forma, sendo assim, etc).
Cardigan
Competência 1
1- Separar sujeito do verbo. Ex: O instituto, deve.. (isso não pode acontecer)
2- Não usar “juntamente com”
3- Coloque vírgula após conectivo aditivo e conclusivo. Ex: além disso, / portanto,
Não coloque algum Ministério governamental com inicial minúscula. Ex: o correto é Ministério da Saúde
Competência 2
1- Dívida o seu texto em introdução ( 1 parágrafo ), desenvolvimento (2 parágrafos) e conclusão (1 parágrafo ).
2- Use um Repertório Sociocultural na introdução. ( Citação, série, alusão histórica, documentário, artigo ou algo do tipo …)
3- Use um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 1.
4- Usar um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 2
Obs: é importante apresentar REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL na introdução e nos 2 desenvolvimento. Consegui relacionar bem os seus Repertórios com os argumentos
Competência 3
1- Apresentar duas teses (causas) na introdução.
2- Argumentar sobre a tese 1 no desenvolvimento 1 e sobre a tese 2 no d2.
3- Aprofundar suas teses em cada parágrafo de desenvolvimento, de modo a apresentar a consequência de cada 1 delas.,
4- Apresentar um Repertório Sociocultural em cada parágrafo de desenvolvimento para confirmar seu argumento
5- Apresentar marca de autoria ( meu posicionamento) em ambos desenvolvimentos.
6- Seus dois parágrafos de desenvolvimento apresentaram de 3 a 4 períodos? (Conte pelos pontos de continuação)
7- Cada parágrafo de desenvolvimento apresentar de 6 a 8 linhas.
Competência 4
1- Iniciar o seu desenvolvimento 2 com um Conectivo aditivo.Ex: além disso; Outrossim; ademais; em segunda análise….
2- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo. Ex: portanto; logo; sendo assim; em suma…
3- Ao fazer uma citação ou apresentar alguma pesquisa, use “de acordo com” ou “segundo..”
4- Use conectivo para relacionar seu Repertório da introdução com o tema.
5- Use conectivos no seu desenvolvimento para relacionar um argumento ao outro ou, melhor, um período ao outro..
Competência 5
1- Fazer até duas propostas de intervenção. ( Não faça mais de duas propostas, viu?)
2- Fazer as propostas de modo a combater as duas teses que você apresentou (As teses são os problemas que você desenvolveu e, por isso, deve solucioná-los na conclusão!)
3- Ao fazer duas propostas de intervenção, você deve fazer uma para cada causa. Ao fazer somente 1 proposta, esta deve combater as duas causas de uma vez só. Está consciente disso?
4- Para cada proposta de que você fizer, apresentar o agente solucionador.
5- Para cada proposta que fizer, apresente uma ação.
6- Para cada proposta que fizer, apresente o modo de como a ação será realizada.
7- Para cada proposta que fizer, apresente o intuito.
8- Para cada proposta que fizer, apresente o detalhamento de um dos passos acima.
9- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo.
Gabrielhd
Competência 1
1- Atenção ao uso da vírgula, ela não pode separar o sujeito do verbo. Ex: O governo, precisa..
2- Atenção a concordância verbal.
Preste atenção ao escrever o nome de alguém ou de algum órgão público/ ministério em letra minúscula (isso não deve acontecer).
Competência 2
1- Seu texto deve conter, no mínimo, 4 parágrafos.
2- Dívida o seu texto em introdução (um parágrafo), desenvolvimento/ argumentação (dois parágrafos) e conclusão (um parágrafo).
3- Use um Repertório Sociocultural na introdução (série, alusão histórica, documentário, artigo ou algo do tipo …)
3- Use um Repertório Sociocultural no desenvolvimento (série, músicas, filmes, citações).
4- Usar um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 2 (não obrigatório, porém importante).