Desafios para se promover o consumo consciente no Brasil

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Após o Feudalismo, o modelo econômico que predominou no mundo foi o Capitalismo, permanecendo até os dias atuais, tendo como princípio a obtenção de lucro, e, por conseguinte, o incentivo ao consumo. No Brasil há desafios para estabelecer a promoção do consumo consciente, portanto, há a necessidade de conscientização da população sobre as consequências do consumo desenfreado, que afetam, além do indivíduo, o meio ambiente. Ademais, os meios midiáticos também incentivam o consumo por impulso, dificultando, ainda mais, essa promoção.

Em primeiro lugar, o consumo desenfreado afeta, tanto o indivíduo, que adquire bens ou serviços supérfluos, sem necessidade ou condição, agindo apenas por impulso, quanto o meio ambiente o qual há a exploração excessiva de seus recursos naturais e grande produção de lixo, com embalagens e meios de produção. Inegavelmente, é um problema e depende da conscientização da população para solucioná-lo, dados de uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) apontam que, apenas 31% dos consumidores brasileiros são considerados “consumidores conscientes”, ou seja, menos da metade da população possui hábitos conscientes de consumo.

Em segundo lugar, com o avanço da tecnologia e a ascensão das redes sociais, nota-se a influência ao consumo desenfreado cada vez mais presente, principalmente nas redes sociais, além de eventos direcionados ao consumo, como a “Black Friday”, que em uma sexta feira do ano promove liquidações. É bastante comum ver vídeos de influenciadoras digitais indicando produtos e mostrando suas compras recentes – muitas vezes usando-os apenas para fotos ou publicidades, logo em seguida descartando-os, desconsiderando todo o meio produtivo e impacto ambiental que a produção daqueles itens gerou – despertando um desejo inconsciente do espectador de adquirir tais itens, frequentemente, por impulso.

Portanto, são necessárias medidas a fim de mitigar tais problemas. O Governo Federal, através dos meios midiáticos, que possuem grande poder influenciador, deve promover campanhas de conscientização, contratando pessoas com grande influência para disseminar as consequências negativas que o consumo desenfreado causa, a fim de politizar a população. Além disso, urge ao Ministério do Meio Ambiente adotar medidas que pressionem os setores primário e secundário para a redução de danos ambientais no processo de produção. Estes são alguns dos caminhos para enfrentar os desafios da promoção do consumo consciente no Brasil.

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4 Correções

  1. Boa noite!
    Introdução
    Não se coloca “e” entre vírgulas, nunca
    “No Brasil, ”
    Você partiu da construção de que “Há desafios”, mas não os colocou diretamente, apenas disse que existem. Mesmo você citando o “consumo desenfreado” no mesmo período, acredito que iria perder pontos por concordância
    Além disso, como você não construiu a ideia de que o consumo desenfreado era o problema principal, colocar a mídia como agravador deixa um pouco vago.
    Tente colocar com mais clareza .

    Desenvolvimento 1
    “afeta,” – Não separa o verbo do sujeito por vírgula, nunca!
    “Inegavelmente” não é um conectivo
    Acho que sua ideia do primeiro período é muito boa, mas não foi desenvolvida. Não se afirma que “É um problema, tem que resolver” porque, além de ficar extremamente informal, acaba tirando espaço e objetividade que você poderia estar usando para argumentar. Só tem dois períodos, ficou curto. Normalmente usa-se o último período para retomar o tema, para não perder clareza. O recurso argumentativo, apesar de coerente, ficou um pouco jogador no parágrafo, pois você acabou não explicando a relação dele com o problema. Por que eles não são conscientes? O que é ser consciente? É fazer reciclagem, comprar menos? Conscientizar ajuda em que? Falta realente só conscientizar, ou falta programas, estrutura?
    Ademais, não é bom você usar essa “consciência” na redação porque não é algo que se dá para resolver facilmente, mas se você reorganizar, dá pra fazer funcionar!

    Desenvolvimento 2
    O verbo influenciar não precisa de preposição! “influencia o”
    “É bastante”? Informal, usa “muito”. Além disso, cade o conectivo? kkk
    Cade o último período retomando o tema??
    A ideia que você trouxe é ótima! Tem o impacto das redes sociais e os influenciadores não se preocupam com isso. Agora, por que gera essa impulso nos compradores? É prestígio social? Indústria cultural? Por que essas pessoas influenciam? Falta explorar a ideia! Você também trouxe a ideia da black friday mas acabou não falando nada sobre, ia perder em concordância.

    Conclusão
    , que possuem grande poder influenciador, – Não é detalhamento e perde ponto por trazer ideia nova, sendo que você não explorou nada disso no texto! Você dissertou sobre os influencers, não a mídia em si.
    “politizar a população” – Não entendi, o que é isso? Se a população se conscientizar tudo fica bem? Quais os impactos na prática? Você trouxe muitos termos e idealismos, mas para uma proposta efetiva precisa ser direto! Essa proposto ficou muito vaga.
    “Governo Federal” é muito amplo.
    “setores primário e secundário” – Você não dissertou em nada sobre isso no texto. Tem que fazer de conta que o corretor não sabe nenhum termo, nada. Uma pessoa leiga entenderia isso sem nenhuma explicação?
    Faltou detalhamento na P1.
    Você retomou o tema!

    Considerações
    Faltou explorar mais suas ideias, muitos aspectos ficaram em discordância ou mal explicados. Não ficou ruim, mas acredito que você precise reescrever para entender seus erros e progredir. Não se esqueça do terceiro período, o corretor ia acabar tirando muitos pontos de concordância.

    C1 – 120
    C2 – 120
    C3 – 80
    C4 – 120
    C5 – 120
    Nota: 560

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  2. Olá! =)
    Primeiramente, gostaria de destacar que não sou corretor, por isso, perdoe-me qualquer equívoco que cometer durante a correção da sua redação.

    Considerações:
    Sua redação está bem escrita. Apenas peço atentar mais às questões gramaticais avaliadas pela C1 e à questão da argumentação com mais produtividade (nos parágrafos de desenvolvimento). Ademais, aconselho continuar escrevendo. Mãos à obra, então.

    Notas:
    C1: 160
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 200
    C5: 200
    Total: 920

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