Após o Feudalismo, o modelo econômico que predominou no mundo foi o Capitalismo, permanecendo até os dias atuais, tendo como princípio a obtenção de lucro, e, por conseguinte, o incentivo ao consumo. No Brasil há desafios para estabelecer a promoção do consumo consciente, portanto, há a necessidade de conscientização da população sobre as consequências do consumo desenfreado, que afetam, além do indivíduo, o meio ambiente. Ademais, os meios midiáticos também incentivam o consumo por impulso, dificultando, ainda mais, essa promoção.
Em primeiro lugar, o consumo desenfreado afeta, tanto o indivíduo, que adquire bens ou serviços supérfluos, sem necessidade ou condição, agindo apenas por impulso, quanto o meio ambiente o qual há a exploração excessiva de seus recursos naturais e grande produção de lixo, com embalagens e meios de produção. Inegavelmente, é um problema e depende da conscientização da população para solucioná-lo, dados de uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) apontam que, apenas 31% dos consumidores brasileiros são considerados “consumidores conscientes”, ou seja, menos da metade da população possui hábitos conscientes de consumo.
Em segundo lugar, com o avanço da tecnologia e a ascensão das redes sociais, nota-se a influência ao consumo desenfreado cada vez mais presente, principalmente nas redes sociais, além de eventos direcionados ao consumo, como a “Black Friday”, que em uma sexta feira do ano promove liquidações. É bastante comum ver vídeos de influenciadoras digitais indicando produtos e mostrando suas compras recentes – muitas vezes usando-os apenas para fotos ou publicidades, logo em seguida descartando-os, desconsiderando todo o meio produtivo e impacto ambiental que a produção daqueles itens gerou – despertando um desejo inconsciente do espectador de adquirir tais itens, frequentemente, por impulso.
Portanto, são necessárias medidas a fim de mitigar tais problemas. O Governo Federal, através dos meios midiáticos, que possuem grande poder influenciador, deve promover campanhas de conscientização, contratando pessoas com grande influência para disseminar as consequências negativas que o consumo desenfreado causa, a fim de politizar a população. Além disso, urge ao Ministério do Meio Ambiente adotar medidas que pressionem os setores primário e secundário para a redução de danos ambientais no processo de produção. Estes são alguns dos caminhos para enfrentar os desafios da promoção do consumo consciente no Brasil.
Déb42
Boa noite!
Introdução
Não se coloca “e” entre vírgulas, nunca
“No Brasil, ”
Você partiu da construção de que “Há desafios”, mas não os colocou diretamente, apenas disse que existem. Mesmo você citando o “consumo desenfreado” no mesmo período, acredito que iria perder pontos por concordância
Além disso, como você não construiu a ideia de que o consumo desenfreado era o problema principal, colocar a mídia como agravador deixa um pouco vago.
Tente colocar com mais clareza .
Desenvolvimento 1
“afeta,” – Não separa o verbo do sujeito por vírgula, nunca!
“Inegavelmente” não é um conectivo
Acho que sua ideia do primeiro período é muito boa, mas não foi desenvolvida. Não se afirma que “É um problema, tem que resolver” porque, além de ficar extremamente informal, acaba tirando espaço e objetividade que você poderia estar usando para argumentar. Só tem dois períodos, ficou curto. Normalmente usa-se o último período para retomar o tema, para não perder clareza. O recurso argumentativo, apesar de coerente, ficou um pouco jogador no parágrafo, pois você acabou não explicando a relação dele com o problema. Por que eles não são conscientes? O que é ser consciente? É fazer reciclagem, comprar menos? Conscientizar ajuda em que? Falta realente só conscientizar, ou falta programas, estrutura?
Ademais, não é bom você usar essa “consciência” na redação porque não é algo que se dá para resolver facilmente, mas se você reorganizar, dá pra fazer funcionar!
Desenvolvimento 2
O verbo influenciar não precisa de preposição! “influencia o”
“É bastante”? Informal, usa “muito”. Além disso, cade o conectivo? kkk
Cade o último período retomando o tema??
A ideia que você trouxe é ótima! Tem o impacto das redes sociais e os influenciadores não se preocupam com isso. Agora, por que gera essa impulso nos compradores? É prestígio social? Indústria cultural? Por que essas pessoas influenciam? Falta explorar a ideia! Você também trouxe a ideia da black friday mas acabou não falando nada sobre, ia perder em concordância.
Conclusão
, que possuem grande poder influenciador, – Não é detalhamento e perde ponto por trazer ideia nova, sendo que você não explorou nada disso no texto! Você dissertou sobre os influencers, não a mídia em si.
“politizar a população” – Não entendi, o que é isso? Se a população se conscientizar tudo fica bem? Quais os impactos na prática? Você trouxe muitos termos e idealismos, mas para uma proposta efetiva precisa ser direto! Essa proposto ficou muito vaga.
“Governo Federal” é muito amplo.
“setores primário e secundário” – Você não dissertou em nada sobre isso no texto. Tem que fazer de conta que o corretor não sabe nenhum termo, nada. Uma pessoa leiga entenderia isso sem nenhuma explicação?
Faltou detalhamento na P1.
Você retomou o tema!
Considerações
Faltou explorar mais suas ideias, muitos aspectos ficaram em discordância ou mal explicados. Não ficou ruim, mas acredito que você precise reescrever para entender seus erros e progredir. Não se esqueça do terceiro período, o corretor ia acabar tirando muitos pontos de concordância.
C1 – 120
C2 – 120
C3 – 80
C4 – 120
C5 – 120
Nota: 560
anaalufernandes
Entendi, Déb. Muito obrigada pela correção. Não me leve a mal, nem pense que não recebi bem sua correção mas sou assinante do Stoodi e tirei 960 na correção deles, perdendo ponto apenas na C1, que tirei 160. Achei muito discrepante da nota que vc me deu. Agora não sei se eles que estão corrigindo de qualquer jeito ou se vc q pesou mt a mão, apenas um comentário mesmo. De qualquer forma, muito obrigada, irei rever os erros citados e reescrever a redação :)))
Déb42
Então… ano passado eu fiz cursinho presencial e esse ano online e tenho que falar: as correções que eu to testando até agora não são muito boas não. Parece que eles têm medo de perder o cliente. Quando eu estava no presencial, tinha um monte de apontamentos até numa redação que eles me deram 920, por exemplo. Agora eu to tentando é achar uma plataforma que eles falem algo para eu arrumar, porque é tudo superficial.
FRANCISCOFONTENELLE
Olá! =)
Primeiramente, gostaria de destacar que não sou corretor, por isso, perdoe-me qualquer equívoco que cometer durante a correção da sua redação.
Considerações:
Sua redação está bem escrita. Apenas peço atentar mais às questões gramaticais avaliadas pela C1 e à questão da argumentação com mais produtividade (nos parágrafos de desenvolvimento). Ademais, aconselho continuar escrevendo. Mãos à obra, então.
Notas:
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 200
C5: 200
Total: 920