Desafios para se combater o preconceito Linguístico no Brasil

  • 1

A formação cultural brasileira é resultado da mistura de vários povos de todo o mundo, como indígenas, portugueses e africanos, sendo responsáveis pela diversidade nos costumes e na linguagem. Sobretudo, essa variedade acaba resultando na exclusão de grupos menos prestigiados na sociedade por serem considerados “diferentes”, como o caso do preconceito linguístico na sociedade brasileira, que ocorre devido a tentativa de igualar a língua e ao desinteresse do Estado.
Previamente, observa-se que o sistema educacional brasileiro auxilia na construção da idéia da língua homogênea. Isto porque nas instituições de ensino básico, é ensinado apenas a norma culta da língua portuguesa, portanto, o indivíduo acaba perdendo sua variação linguística por ser considerada errada. Tendo em vista que nenhuma é considerada incorreta e ainda que vários aspectos influenciam na formação, como cultura, situação social e financeira.
Contudo, é notável que o governo federal não dá devida atenção a tal problema. Dado que no Brasil existem órgãos responsáveis para o combate de outros tipos de preconceito, no entanto não existe nenhuma instituição responsável para lutar contra o preconceito linguístico.
De acordo com Paulo Freire, não há saber mais ou saber menos, há saberes diferentes, á isto podemos afirmar que tal intolerância é reflexo da falta de conhecimento em relação à esse assunto e da situação de vida de quem sofre com isso, já que foram ensinados por indivíduos que possuem variações em sua cultura.
Portanto, urge que medidas sejam tomadas para amenizar os efeitos do preconceito linguístico dentro da sociedade brasileira. Cabe ao Ministério da Educação (MEC) junto com o Ministério da Cultura (MC) promover debates nas instituições de ensino para que sejam capazes de desconstruir a idéia de que todos devem falar igual e invenstir em uma instituição específica para auxiliar indivíduos que sofrerem com tal ignorância.

Compartilhar

1 Correção

  1. *Competêncida I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.*
    Correção: 120. Informalidade e má estruturação de frase.
    *Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.*
    Correção: 160. Paulo Freire foi utilizado excelentemente. Entretanto, busque usar mais conhecimento de mundo para fazer analogias com séries, filmes, livros, filósofos, dados entres outros meios.
    *Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.*
    Correção: 120. Deve-se especificar os dois argumentos utilizados no primeiro e no segundo parágrafo de desenvolvimento na introdução. No caso o primeiro parágrafo de desenvolvimento não trabalhou específicamente sobre o preconceito linguístico, mas sim sobre o que o causa – a padronização nacional da língua. Lembre-se que os tópicos frasais devem ser curtos e muito OBJETIVOS. Cada parágrafo deve ter o mínimo 3 frases(um tópico frasal para introduzir, um desenvolvimento para explicar e contextualizar e uma conclusão para reforçar as ideias e mostrá-las contundentes).
    *Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.*
    Correção: 120. Estude muito os conectivos para o desenvolvimento (nessa ótica, desse modo, para tal, em primeiro plano, por análise). Seu texto ficará mais coeso e coerente. As estruturas se interligarão e seu texto se destacará.
    *Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.*
    Correção: 120. Ótima proposta, todavia, tente ser mais sucinto e mais claro na próxima, outro fator é que o governo atual extinguiu o ministério da cultura, ou seja é um equívoco trabalhar mudanças a partir do ministério da cultura, o órgão que poderia ser usado é a Secretaria da Cultura. Lembre-se de responder o quê, quem, como e para quê a proposta deve ser usada.
    [640]
    Parabéns!!!
    Espero ter ajudado.
    Até a próxima.😁

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.