Estudante

DESAFIOS PARA REDUZIR OS CASOS DE ASSÉDIO SEXUAL. Gente se possível coloquem nota : )

  • 0

Na telenovela “Malhação – Viva a Diferença ́ ́, a personagem K1 é assediada por seu padrasto, mas por medo do que sua mãe e as outras pessoas iriam falar, escondeu o ocorrido até que se sentiu segura para realizar a denúncia. Fora do mundo fictício, o assédio sexual é uma realidade no Brasil, onde as mulheres são as principais vitimas. Por mais que tenhamos esta problemática como um crime no país, isto acontece de forma frequente sem que seja combatido ou resolvido pelas autoridades responsáveis.

Em primeiro lugar, convém lembrar que não é de hoje que este tema existe, desde do Brasil colônia, a mulher é vista como submissa, na época, grande parte das escravas eram objetificadas sexualmente pelos senhores de engenho, visto como ´´natural´´. Este cenário não é distante do atual, em que os mesmos comportamentos patriarcais ainda são presentes, colocando a figura feminina em situações desconfortáveis constantes, na rua, no trabalho, em transportes públicos, mesmo que muitas não percebem, são assediadas verbalmente ou fisicamente em seu dia a dia.

Segundo a campanha Chega de Fiu Fiu, de 100% das mulheres entrevistadas, 85% já teve seu corpo tocado sem sua permissão em lugares públicos. Visto este dado, é evidente que por mais que existam políticas que fiscalizam estes atos criminosos, ele ainda é praticado livremente sem que seja impedido, e como consequência grande parte das vítimas não denunciam o crime, pois além de terem medo e sentimento de culpa, sabem que se fizerem a queixa, dificilmente o caso será solucionado de maneira eficaz, correndo o risco do caso nem ser julgado ou do agressor ser solto e fazer algo pior. Logo, devido a situação, de optarem por não denunciar, contribui para que o problema permaneça sem solução.

Em virtude ao que foi mencionado acima, medidas são necessárias para se resolver o impasse. Portanto, é de importância que o Mistério dos Direitos Humanos em parceria com o Ministério da Defesa, criem políticas públicas com objetivo de visionar de maneira eficiente as denúncias e seu processo, para que sejam solucionadas. Além disso, criem ou adequem instituições para que recebam vítimas de assédio, garantindo para elas, acolhimento e segurança. Para que casos como o da K1 não se repitam, mas caso aconteça, que estas mulheres se sintam livres e seguras para realizar a denúncia.

Compartilhar

4 Correções

  1. introdução: “Por mais que tenhamos” a redação nunca pode ser na primeira pessoa
    D1:” Brasil-Colônia”
    D2: tem muita vírgula.. está sem coerência.. e alguns conectovos deixam a desejar
    Conclusão: ficou boa.. tem os cinco sentidos requisitos…
    Você só tem que melhorar.. para a escrita soar mais “profissional” tenta achar sinônimo das palavras, sempre que tiver um “ponto” inicie a próxima frase com um conectivo.. como NESSE SENTIDO, DIANTE DISSO, ADEMAIS, DESCARTE. . conestilos embelezam sua redação!
    Darei uns 760

    • 2
  2. Na telenovela “Malhação – Viva a Diferença ́ ́, a personagem K1 é assediada por seu padrasto, mas por medo do que sua mãe e as outras pessoas iriam falar, escondeu o ocorrido até que se sentiu segura para realizar a denúncia. Fora do mundo fictício, o assédio sexual é uma realidade no Brasil, onde as mulheres são as principais vitimas(faltou acento agudo da palavra vítimas). Por mais que tenhamos(não utilize o verbo na primeira pessoa do plural, pois isso torna o texto subjetivo) esta problemática como um crime no país, isto acontece de forma frequente sem que seja combatido ou resolvido pelas autoridades responsáveis.
    Em primeiro lugar(Ano passado o uso deste conector passou a ser proibida no redação), convém lembrar que não é de hoje que este tema existe, desde do Brasil colônia, a mulher é vista como submissa, na época, grande parte das escravas eram objetificadas sexualmente pelos senhores de engenho, visto como ´´natural´´. Este cenário não é distante do atual, em que os mesmos comportamentos patriarcais ainda são presentes, colocando a figura feminina em situações desconfortáveis constantes(essa palavra deixa o texto estranho, mas se fosse colocada antes da palavra situações ficaria ótima), na rua, no trabalho, em transportes públicos, mesmo que muitas não percebem, são assediadas verbalmente ou fisicamente em seu dia a dia (dia-a-dia)
    Segundo a campanha Chega de Fiu Fiu, de 100% das mulheres entrevistadas, 85% já teve(já tiveram, faltou a concordância do verbo com a porcentagem, pois Em regra, a concordância verbal com porcentagem se faz com o primeiro número, isto é, se o número for até “1”, o verbo ficará no singular; caso o número seja a partir de “2” , o verbo ficará no plural. 0,8% estudou português para concursos. ) seu corpo tocado sem sua permissão ( faltou concordância verbal) em lugares públicos. Visto este dado, é evidente que por mais que existam políticas que fiscalizam estes atos criminosos, ele ainda é praticado livremente sem que seja impedido, e como consequência grande parte das vítimas não denunciam o crime, pois além de terem medo e sentimento de culpa, sabem que se fizerem a queixa, dificilmente o caso será solucionado de maneira eficaz, correndo o risco do caso nem ser julgado ou do agressor ser solto e fazer algo pior (marca de coloquialidade). Logo, devido a situação, de optarem por não denunciar, contribui(falta de concordância) para que o problema permaneça sem solução.
    Em virtude ao que foi mencionado acima, medidas são necessárias para se resolver o impasse. Portanto, é de importância que o Mistério dos Direitos Humanos em parceria com o Ministério da Defesa, criem políticas públicas com objetivo de visionar de maneira eficiente as denúncias e seu processo, para que sejam solucionadas. Além disso, criem ou adequem instituições para que recebam vítimas de assédio, garantindo para elas, acolhimento e segurança. Para que casos como o da K1 não se repitam, mas caso aconteça, que estas mulheres se sintam livres e seguras para realizar a denúncia.
    C1:160
    C2:200
    C3:200
    C4: 180(tirei 20 pts, por causa do conectivo do 1° desenvolvimento).
    C5:120 (faltou detalhamento e o meio/modo) .
    Nota: 860
    Considerações: seu texto é muito bom e você desenvolve bem os argumentos, continue estudando e fazendo redações, tem um potencial alto e conseguirá alcançar o curso que deseja.
    Parabéns!

    • 1
  3. Falha na acentuação, uso de conectivo não permitido, falta de concordância verbal, verbo na primeira pessoa do plural.

    C1 – 160 (domínio da norma culta)
    C2 – 160 (Compreensão da proposta)
    C3 – 120 (relacionar argumentos)
    C4 – 160 (Demonstração de conhecimento)
    C5 – 120 (Elaboração de proposta de intervenção)

    Nota: 720

    • 0
  4. Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta(160)
    Competência 2 – Compreensão da proposta
    (120)
    Competência 3 – Selecionar, relacionar argumentos(160)
    Competência 4 – Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação(160)
    Competência 5 – Elaboração de propostas de solução para o problema(120)
    Nota:720

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.