No filme “Um Olhar no Paraíso” Susie, uma jovem, cheia de planos e sonhos, acaba sendo abusada e em seguida morta, ao voltar da escola, por um de seus vizinhos, que infelizmente não faz sua primeira vítima e não se contenta em matá-la, começa a perseguir uma de suas irmãs também. Lamentavelmente essa situação não se resume ao filme, casos de abusos, físicos e mentais, que por vezes acabam levando a morte de mulheres inocentes, ou trazendo consequências e traumas permanentes para essas e suas famílias, são muito comuns no contexto atual.
Tal conjuntura, reflete de ações resultantes a omissão e submissão das mulheres perante aos homens, que era efetivo até poucos anos atrás, esses, que acreditavam ser superiores, deixam vestígios de sua preeminência, fazendo com que abusos no contexto atual se tornem comuns de serem vistos, sendo não apenas físicos, mas de forma verbal também. Triste cenário encontrado com facilidade, faz com que mulheres tenham medo de sair sozinhas de suas casas, ou pior, sofram abusos dentro dessas por seus maridos ou companheiros. Mais de 500 mulheres sofrem algum tipo de violência a cada hora, no Brasil.
Apesar de tal cenário, a figura feminina vem aos poucos conquistando seu espaço, ganhando voz, e lutando por sua causa, a criação da lei “ Maria da Penha”, por exemplo, demostrou um grande e significativo avanço, todavia esse não tem se mostrado suficiente, já que muitos homens não tomam consciência de suas atitudes e o valor do respeito, fazendo predominante seu caráter machista e autoritário.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Deve ser criada uma lei com consequências mais rígidas a quem cometer tal crime, assim como um projeto onde, por meio de um aplicativo, de maneira fácil e rápida, as mulheres possam denunciar qualquer tipo de abuso que estejam sofrendo, fazendo assim com que a identificação de casos seja realizada de forma mais rápida e com menos burocracia, trazendo dessa forma, mais segurança as mulheres e diminuindo também o número de casos.
Se possível, colocar a nota! Grata…
Vitoria1
• Introdução: O filme utilizado foi uma ótima forma de contextualização, no entanto, sua introdução ficou bastante extensa, você poderia ter sido mais objetiva.
•Desenvolvimento 1: argumento coerente, porém, você não especificou a fonte de onde você tirou o ” Mais de 500 mulheres…”
•Argumento 2: Citar a Lei Maria da Penha foi muito bom, no entanto, o parágrafo ficou composto por um único período, o que não é muito interessante nesse tipo de texto.
•Conclusão: Boa, porém, é bastante clichê.
Larakxg
Introdução: tenta transformar o tema em uma pergunta, logo tente responder ela na introdução. Pois sua introdução faltou um pouco de clareza e uma tese, que acaba influenciando nos parágrafos de argumento. Aconselho também a transformar em mais períodos, pois acaba que fica muito corrido sem a pontuação necessária. Muito bom ter usado uma área do conhecimento (cinema) para relacionar ao tema que quer abordar.
D1: Muito bom, mas coloque a fonte das informações e também cuidado com a pontuação. Articula mais os argumentos que deixa o texto mais rico. No entanto, soube aproveitar as informações que estavam ao seu dispor.
D2: Ficou corrido, algo que não pode fazer. E ainda sim, teve erros de pontuação e também ficou muito menos elaborado que os outros parágrafos. Ainda sim, usou uma área do conhecimento, algo de muita importância.
Conclusão: Apesar de estar corrido, sem pontuação, foi muito bom.
Eu acho que você podia procurar mais sobre os assuntos, pois acaba escrevendo algo muito clichê.
C1: 120
C2: 120
C3: 80
C4: 120
C5: 160
Nota: 600
Thiago Assis
Boa tarde , Clara !! Tudo bem?
Vamos lá para o que interessa!!!
–> Introdução: Você escreveu seu parágrafo em DOIS períodos e senti falta de uma tese . Gostei da sua citação ,mas esses erros graves serão penalizados.
–> Arg 1: Alguns erros claros sobre uso da vírgula.
Você escreveu :” Mais de 500 mulheres sofrem algum tipo de violência a cada hora, no Brasil.” Cadê a fonte ????? Esse período ficou solto e sem fundamento. Procure colocar : ” de acordo, segundo o IBGE ( o jornal tal, a revista tal o órgão tal). ” Isso vai fundamentar seu argumento.
–> Arg 2 : Redigido em período ÙNICO ( erro gravíssimo) e muito pouco desenvolvido .Percebe-se que vc utilizou uma quantidade de linhas muito inferior que os demais parágrafos.
–> Conclusão: Mais uma vez , período ÚNICO . Apesar disso , gostei da sua P.I e da forma que você usou dela.
Aspectos Gerais: Pelo amor de Deus, não escreva mais parágrafos com período único. Procure escrever pelo menos 4 períodos por parágrafo, buscando sempre utilizar os conectivos coesivos.Além disso seus argumentos são muito superficiais. Procure trazer ALGO NOVO e DIFERENTE para argumentar . Expanda seus conhecimentos!!
Por fim, não se esqueça de atribuir uma tese a sua introdução.
nota simbólica: 640 pts