Desafios para promover o parto humanizado no Brasil

  • -1

É notório que promover o parto humanizado no Brasil é uma tarefa desafiadora, especialmente porque mais de 50% dos partos são cesárias, de acordo com Ministério da Saúde. Nesse viés, observa-se um delicado problema, que tem como causas: o silenciamento e insuficiência legislativa.

A princípio, a falta de debate caracteriza-se como um complexo dificultador. Com isso, o sociólogo Habermas traz um contribuição relevante ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Porém, percebe-se uma lacuna no que se refere à questão do parto humanizado no Brasil, que muito silenciada, visto que pouco se fala sobre o tema nas mídias de massa e escola, gerando a desinformação da maioria dos brasileiros. Assim, trazer à pauta esse tema e debatê-lo amplamente aumentaria a chance de atuação nele.

Ademais, evidencia-se que a ineficácia legislativa é um grande responsável pela complexidade do desafio. Nessa perspectiva, a Constituição Federal de 1988 é a lei básica brasileira que busca garantir a integridade dos seres vivos e do ambiente que estão inseridos. Mas, essa legislação não tem sido suficiente não que se refere à questão da parto humanizado, um vez que muitas grávidas ,no Brasil, não usufruem plenamente dessa garantia de humanização ao serem violentadas verbal e/ou fisicamente no momento do parto. Logo, a lei sendo enfraquecida, dificulta-se a
resolução de impasse.

Portanto, o Ministério da Saúde deve investir em informação sobre a importância do parto humanizado na saúde da mãe e do bebê, por meio de campanhas e palestras, a fim de reverter o silenciamento e a insuficiência legislativa. Tal ação pode,ainda ser divulgado na mídia de massa e escolas para que a população tome conhecimento.

Compartilhar

2 Correções

  1. No primeiro parágrafo você fez uma ótima contextualização (Começo) e um encaminhamento argumentativo (Final), mas faltou a tese (posicionamento frente ao assunto e que aparece no meio do parágrafo), pois todo o texto será desenvolvido a partir dessa ideia (ideia da sua tese).
    No segundo parágrafo a ideia a ser discutida ficou confusa, pois ao usar o conectivo “Porém” deveria ter uma ideia de oposição no procedendo ele, tente substituir “percebe-se uma lacuna no que se refere à questão do parto humanizado no Brasil” por uma ideia que realmente contraria a afirmação do sociólogo para que haja coerência entre as ideias.
    Nota-se que as ideias no terceiro parágrafo estão bem claras e coesas, não há confusão e deixa claro seu posicionamento.
    Na proposta de intervenção deve haver uma sintetização das ideias desenvolvidas ao longo do texto e para conseguir a nota máxima de 200 pontos é fundamental responder as seguintes questões: O que fazer? (Ação), Quem vai fazer? (Agente), Como irá fazer? (Meio), Para quê? (Finalidade) e por último um detalhamento (especificação de um dos itens anteriores). Na sua proposta de intervenção faltou um detalhamento, algo que “feche” as ideias anteriores.
    Tente não começar diretamente “Portanto, o ministério…”, faça uma introdução do que será discutido. Por exemplo: Portanto, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar. Para isso, compete ao Ministério…”
    Ao colocar uma nova proposta de intervenção deve repetir a mesma estrutura anteriores, não comece diretamente, pois ficará sem coesão entre as ideias. Você pode colocar somente uma proposta de intervenção, não é obrigatório ter duas.
    O detalhamento é uma ideia de fechamento como já disse, é o último a ser feito e também é o final da sua redação, a última linha que concluí tudo o que foi dito no desenvolvimento e intervenção, uma relação, retomada de ambos. Por exemplo: “Dessa forma, consolidando uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos dispostos na carta magna”. Carta Magna é a Constituição de 1988, eu retomei uma de suas ideias para encerrar a redação.

    Provavelmente sua nota ficaria em torno de 620 ou 680, mas não desista! Só pratique que pegará o jeito…

    • 1
  2. É notório que promover o parto humanizado no Brasil é uma tarefa desafiadora, especialmente porque mais de 50% dos partos são cesárias, de acordo com Ministério da Saúde. Nesse viés, observa-se um delicado problema, que tem como causas: o silenciamento e insuficiência legislativa.

    ### O parto cesariano tb pode ser humanizado. O problema não está no parto ser vaginal ou cesariano, mas na falta de escolha da mulher e em como ela e o bebê são tratados durante o parto.

    ### No geral a redação ficou boa, mas não gostei muito da sua tese. Você poderia ter sido mais específica e discutido melhor os argumentos. Poderia ter falado sobre a estrutura dos hospitais, formação dos profissionais.

    ### No 1º parágrafo você fala sobre a falta de informação das pessoas, poderia aprofundar nisso, mas até msm você se confunde durante o texto sobre esse conceito. Dá pra falar sobre a violência obstétrica sofrida, principalmente, pelas mulheres de baixa renda.

    ### No 2º parágrafo tb dava pra ser mais específica, você apenas citou a Legislação, mas não fala nada sobre algum objetivo, direito etc… Pq essa Lei é insuficiente? Não tem nada específico sobre isso ou tem, mas não é cumprido? Na Constituição é um direito social a proteção à maternidade e à infância, poderia ter falado sobre isso.

    ### Ao elaborar sua proposta, procure responder às seguintes perguntas:
    1) O que é possível apresentar como proposta de intervenção para o problema?
    2) Quem deve executá-la?
    3) Como viabilizar essa proposta?
    4) Qual efeito ela pode alcançar?
    5) Que outra informação pode ser acrescentada para detalhar a proposta?

    ### Busque não utilizar modelos prontos, isso vai descontar muitos pontos na sua nota. Procure entender o tema, pesquise sobre ele e defenda o seu ponto de vista a respeito. Bons estudos!

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.