DESAFIOS PARA PROMOVER A INTEGRAÇÃO DOS MORADORES DE RUA à SOCIEDADE.

  • 0

Durante o processo de urbanização, no Brasil, muitos se deslocaram do campo para as grandes metrópoles, gerando um acúmulo de pessoas, sendo que as cidades ainda não tinham suporte para todos. Por conseguinte, gerou diversos problemas, tais como, indivíduos em situação de rua, e até hoje é um grande desafio integrá-los a sociedade novamente. Entretanto, cabe discutir suas causas como a invisibilidade social e o consumo de drogas dessa parcela da população.

Em primeira instância, têm-se um grande número de pessoas morando nas ruas e para boa parte da população não passam de meros ‘’mendigos’’, como assim foi pré-conceituado por eles. Ainda que na Constituição Federal de 1988, todos os indivíduos são iguais perante a lei, mas na prática as grandes e micro empresas não contratam estes moradores, as lojas os expulsam por achar que eles irão furtá-las, os cidadãos em si usam da violência, em alguns casos sem necessidade. E tudo isso acarreta um desafio ainda maior para esses moradores conseguirem mudar de vida.

Como também o uso de drogas, o ‘’crack’’, se tornou uma das principais causas para levar mais pessoas à situação de rua. Ademais, a Cracolândia, em São Paulo, tem diversos casos de cidadãos que enfrentam o vicio e para facilitar o acesso a droga acabou se localizando em um bairro na capital onde lá também existem diversas pessoas na mesma situação de vulnerabilidade. No entanto, a falta de medidas eficientes acabam deixando uma oscilação maior dia após dia nessa situação.

Infere-se, portanto, que atitudes devem ser iniciadas para que o processo de urbanização venha trazer benefícios econômicos e sociais, e não problemas. Cabe ao governo atuar com um projeto de integração desses moradores por meio de investimentos anuais nas assistências sociais dos estados como moradias, empregos e clínicas de tratamentos para os viciados. Para com isso diminuir por completo a parcela de pessoas nas ruas e cumprir com oque foi escrito na Constituição Federal.

Compartilhar

3 Correções

  1. Boa noite, aqui está o que achei da sua redação: introdução bem coerente com o tema e especificando o rumo que o texto tomará. Não senti que tenha fugido do tema e buscou argumentos sólidos para defendê-lo. Achei que não houve uma coesão sequencial no início e no fim do terceiro parágrafo em: ” Como também o uso de drogas, o ‘’crack’’. ” e “No entanto, a falta de medidas eficientes acabam deixando uma oscilação maior dia após dia nessa situação.” respectivamente. Ainda assim achei bem articulado e gostei bastante. Certamente está no caminho certo.
    Nota atribuída: 920

    • 1
  2. Boa tarde!! Não sou tão experiente em correções, mas vou tentar te ajudar!!
    Sua introdução ficou legal, ainda mais que você adicionou um conteúdo histórico que chama muito a atenção do redator de forma positiva.
    No seu desenvolvimento você soube inserir muitas informações e teve uma argumentação muito boa!!
    Sua introdução também ficou boa, só saiba que você poderia inserir mais um agente como por exemplo: “a mídia para dar visibilidade´´. Porque 2 agentes surgem mais efeito na hora da proposta de intervenção, fora isso amei seu texto.
    Parabéns, continue praticando e boa sorte!! <3

    • 1
  3. Introdução: Ficou muito boa. Demonstrou conhecimento de mundo ao falar da urbanização . Demonstrou seu posicionamento e seus argumentos ficaram claros.
    Desenvolvimento: Conseguiu retorna o que foi dito na introdução, fez boas referencias como a constituição e deu bons exemplos.
    Conclusão: Só sentir falta de um agente mais especifico, pois governo é muito genérico, fora isso eu gostei.
    Nota: 940

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.