Iniciante

Desafios para o reconhecimento de línguas minoritárias no Brasil

  • 1

A canção “Língua” de Caetano Veloso se apresenta como um épico e histórico tratado celebrativo da língua portuguesa. Apesar das qualidades inerentes ao idioma luso-brasileiro, é fato que a multiculturalidade presente em território nacional traz consigo uma variedade de grupos linguísticos que são muitas vezes negligenciados e subestimados. Tal fato origina problemas quanto a inclusão de coletivos culturais no país e deve ser combatido.

Em primeiro plano, percebem-se as línguas indígenas que sofreram significativas perdas desde a colonização no século XVI e as línguas africanas que tiveram esforços para o fim do uso desde o período escravista. De maneira sutil, sofreram também os grupos de imigrantes teuto e ítalo-brasileiros durante os períodos da Primeira e Segunda Guerra Mundial. Portanto, vê-se como fato originante da redução, ou mesmo extinção de grupos linguísticos, a opressão que os falantes viveram e que alguns ainda vivem.

Segundo o professor José Otaviano da Mata Machado em um vídeo-ensaio publicado nas redes sociais, a língua é uma das formas de existir no mundo. Sendo assim, uma postura indiferente frente as minorias linguísticas remanescentes no Brasil é um problema que urge ser resolvido. Em contraponto, já foram perceptíveis esforços para a resolução desses problemas em nível nacional, com a cooficialização do idioma alemão em algumas cidades do sul do país, e em nível mundial com a criação da língua neutra internacional Esperanto, mas ainda é notável a carência de muitas atitudes para a solução desse problema.

Portanto, é urgente que as prefeituras e estados comecem a reconhecer as línguas minoritárias regionais com deliberação da união para que as comunidades de falantes de outras línguas não fiquem desamparadas quanto ao Estado brasileiro. Assim como também deve-se ampliar o ensino do Esperanto nas escolas públicas com o objetivo de que a comunicação interpessoal alcance panoramas mais democráticos no Brasil.

 

Obs: Se possível for, mandem as correções pelo critério do ENEM

Dankon! Obrigado…

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá
    Sua introdução está muito boa, bem desenvolvida e clara. Parabéns
    Quanto a seus desenvolvimentos, também ficaram muito bons, bem desenvolvidos. Porém atenção a pontuação e uso da vírgula.
    Sua conclusão ficou ótima, mas se você desenvolvesse um pouco mais ficaria melhor.
    Ao todo sua redação ficou coesiva, bem escrita, bons exemplos de citação só faltou desenvolver mais a conclusão e se atentar um pouco mais a pontuação.
    COMP 1: 160
    COMP2: 160
    COMP3: 200
    COMP4: 160
    COMP5: 160

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.