O conceito de parto humanizado encontra-se referente tanto ao ambiente de recebimento dos pacientes, quanto do modo de tratamento pessoal oferecido pelos profissionais da saúde. Sendo assim, ambas as necessidades citadas deveriam ser revestidas por uma qualidade superior às atuais, porém no Brasil essa realidade permanece reversa, já que os hospitais não são favorecidos com bons equipamentos e os mesmos são limitados. Ainda não bastante, há muitos profissionais com cargos, mas sem qualificação suficiente para exercer confortabilidade e confiança para as gestantes, ocasionando assim tais problemáticas.
Inicialmente, é perceptível a drástica situação dos hospitais públicos no Brasil, uma vez que não há equipamentos suficientes e muito menos com uma boa qualidade dos mesmos para serem oferecidos. Segundo o site globoplay, servidores denunciam falta de equipamentos em maternidade no Piauí; Todavia, esse é apenas um dos casos onde não há suprimento dessa necessidade, além desse há diversos outros casos que ainda não foram registrados pelos sites noticiários. Desse modo, a nação brasileira localiza-se distante de possuir a conquista de partos humanizados em seus estados.
Em segundo plano, a má seleção de profissionais para obtenção do cargo nas maternidades atinge a qualidade de conforto dos pacientes, como exemplificação há o hospital Jesus Nazareno, localizado em Caruaru-PE, que por sua vez possui extrema desumanização, como citado no site G1. Contudo, esses modos de tratamento dos funcionários com as grávidas que ali se encontram, transforma-se em mais um dos desafios a serem resolvidos, tanto pela população quanto pelo governo municipal.
Por fim, para que haja reversão dessa situação atual, é primordial que o governo federal brasileiro juntamente com o ministério da saúde tomem providências, com investimentos em maternidades para formar uma estrutura aplausível e confortável para os pacientes, além de fazer uma melhor seleção dos profissionais de saúde, sendo eles extremamente competentes. Tudo isso por meio de relações entre os dois órgãos, para que haja alteração de tal problemática no Brasil
Vitoria08
Introdução: a sua introdução não esta no modelo Enem, visto que vc já começa argumentando, o que deveria ser feito somente nos desenvolvimentos. Na introdução vc deve somente apresentar o problema e deixar explicito qual é o seu ponto de vista e os argumentos .
O trecho “além desse há diversos outros casos que ainda não foram registrados pelos sites noticiários ” ficou meio solto, lembre-se que é preciso explicar todas as informações que são colocadas na redação.
Não sou especialista, mas espero que tenha ajudado. Boa Sorte!
Raqueltorrescruz
Oi bom dia 🌻
Então, sua redação no geral está ótima, só quero chamar a atenção em alguns pontos além desses a a Morganna já escreveu ; )
Na sua INTRO vc trouxe um bom repertório pertinente ao tema, mas falta uma melhor organização, do jeito que foi apresentado esse parágrafo poderia ser muito bem ser de desenvolvimento. Estude a estrutura da introdução.
No seu primeiro DESENVOLVIMENTO uma dica que quero dar é apresentar uma conexão com o tópico frasal quando for citar algo, como vc fez com o site Globoplay ficaria melhor se colocasse um “Sob essa lógica”, “Nessa perspectiva o site Globoplay…”.
No segundo DESENVOLVIMENTO eu não tenho nada a complementar além da correção acima.
A sua CONCLUSÃO não ficou completa, não apresenta todos os elementos exigidos pelo ENEM. Além disso ficou faltando organização, assim como a sua introdução, estude sobre a estrutura de uma conclusão.
Continue escrevendo, vc vai longe S2.
Boa Sorte!
Tony_Stark
Olá Jheniffer, tudo bom?
Irei corrigir sua redação e ressaltar algumas observações, espero que sejam úteis para os seus estudos :)
Introdução: Parabéns! Você apresentou a definição e trouxe a contraposição com as problemáticas brasileiras sobre o parto humanizado, muito bom. Todavia, as suas teses não estão tão evidentes, consegui encontrá-las quando li os desenvolvimentos, existem algumas estratégias para apresentá-las de modo que, ao ler o período, já encontrem-nas.
Exemplo> “Seja pela limitação dos equipamentos, seja pela não qualificação suficiente dos profissionais de saúde que essas problemáticas persistem.”
Victória Morganna
Olá Jheniffer, tudo bom?
Irei corrigir sua redação e ressaltar algumas observações, espero que sejam úteis para os seus estudos :)
Introdução: Parabéns! Você apresentou a definição e trouxe a contraposição com as problemáticas brasileiras sobre o parto humanizado, muito bom. Todavia, as suas teses não estão tão evidentes, consegui encontrá-las quando li os desenvolvimentos, existem algumas estratégias para apresentá-las de modo que, ao ler o período, já encontrem-nas.
Exemplo> “Seja pela limitação dos equipamentos, seja pela não qualificação suficiente dos profissionais de saúde que essas problemáticas persistem.”
Desenvolvimentos: Apresentam um encadeamento de ideias pertinentes, mas cuidado com a coesão intraparágrafos e interparágrafos, utilize sempre os melhores conectivos.
Dica: “além desse há diversos outros casos que ainda não foram registrados pelos sites noticiários.” o leitor fica na curiosidade quais são esses outros casos kkkk, evite deixar ideias soltas, sempre prioridade a argumentação bem detalhada.
Mais uma vez, “que por sua vez possui extrema desumanização” essa ideia precisa ser mais explorada, que tipo de desumanização? o que falta para ficar humanizado?
Conclusão: Apresenta os elementos + detalhamento, parabéns!! Apenas deixe finalidade explícita
Penso que ao invés de “para que haja alteração de tal problemática no Brasil”, seria interessante: “a fim de estruturar os estados brasileiros para que possam usufruir das benesses oriundas do parto humanizado”
Desenvolvimentos:
{Competência 1} > “Piauí; Todavia” coloque o ponto ao invés do ponto e vírgula.
“site globoplay” é um nome próprio deve começar com a inicial maiúscula.
“esses modos de tratamento dos funcionários com as grávidas que ali se encontram, transforma-se” o período está inteiro no plural, logo o verbo “transformar” também deve estar, o correto seria “transformam-se”
Conclusão:
{Competência 1} > “governo federal brasileiro juntamente com o ministério da saúde” Atenção para os nomes próprios> “Governo Federal” e “Ministério da Educação”
C1: 160
C2: 160
C3: 160
C4: 160
C5: 160