A escolha profissional é um assunto imensurávelmente discutido entre os jovens, sendo causado tanto pela pluralidade de opções disponíveis no mercado quanto pelos conceitos divergentes de possuir uma situação profissional financeiramente favorável e trabalhar com o que é apreciado pelo jovem.
Ao longo da vida escolar e ao concluir o ensino médio a maior preocupação dos jovens é descobrir qual profissão seguir, porém é perceptível o fato de a decisão da futura carreira ter se tornado um empecilho para diversos adolescentes, os quais constantemente solicitam a ajuda de um orientador vocacional ou dos próprios familiares durante o período de deliberação da escolha profissional.
Convém ressaltar que, também faz-se possível destacar a ausência de incentivos aos estudantes por parte dos familiares, especialmente dos frequentadores da rede pública de ensino, sendo um dos fatores de risco durante a escolha profissional, haja vista que uma significativa quantidade dos adolescentes não possui o conhecimento necessário para entender sobre o perfil acadêmico exigido pela carreira ou pelas características do trabalho, os quais percebem como mais valioso o fato de uma tal profissão fornecer maior retorno financeiro do que uma que envolva mais afinidade. Ademais, a diversidade de opções disponíveis também facilita a incerteza do discente quanto ao seu futuro profissional, o que pode ocasionar problemas psicológicos relacionados ao arrependimento de não ter se encaminhado para uma área que você tenha relação e combine com você.
Diante do exposto, cabe ao governo e as escolas oferecerem oficinas e feiras de profissão para que os jovens possam conhecer mais sobre as diferentes áreas de trabalho e proporcionar orientação vocacional nas escolas com o objetivo de ajudar os alunos. Outrossim, campanhas de conscientização também é necessária para auxiliar os familiares a apoiar os jovens para que o adolescente consiga escolher com segurança a futura carreira.
Gabriellyr
Boa noite, achei sua redação legal mas ela não expõem seu ponto de vista, logo não é na estrutura pedida pelo Enem (como a colega acima tbm vou corrigir para o Enem). Além disso sua estrutura tá um pouco desorganizada, o 2 parágrafo de desenvolvimento ficou muito extenso.
Além disso,sugiro que vc tome cuidado com os conectivos, você tem que fugir dos conectivos clichês (portanto, sendo assim e etc) mas o uso de conectivos muito incomuns como (Outroassim) também pode não ser muito legal. Seria melhor você trocar por “Bem como”, “Do mesmo modo que” entre outros.
Correção pelas competências:
Comp. 1: 140
Comp. 2: 100
Comp. 3: 100
Comp. 4: 120
Comp. 5: 140
Total: 600
Você está um pouco abaixo de média (700) mas treinando mais você chega lá 😊
Carlos Eduardo
Olá, amiga, boa noite!! vou corrigir sua redação de acordo com as competências cobradas na banca do ENEM:
Comentários por competência:
C1- Para essa competência, eu vou reescrever seu texto com as pontuações gráficas e demais correções da escrita:
“A escolha profissional é um assunto, imensuravelmente, discutido entre os jovens, sendo causada tanto pela pluralidade de opções disponíveis no mercado, quanto pelos conceitos divergentes de possuir uma situação profissional financeiramente favorável e trabalhar com o que é apreciado pelo jovem. (Procure estudar como elaborar teses para textos dissertativos-argumentativos, através da tese é possível encaminhar os argumentos que serão discutidos nos demais parágrafos, recomendo o canal do Proenem no youtube com o professor romulo bolivar).
Ao longo da vida escolar e ao concluir o ensino médio, a maior preocupação dos jovens é descobrir qual profissão seguir, porém, é perceptível o fato da decisão da futura carreira ter se tornado um empecilho para diversos adolescentes, os quais, constantemente, solicitam a ajuda de um orientador vocacional ou dos próprios familiares durante o período de deliberação da escolha profissional. (Seus parágrafos possuem marca de autoria, no entanto, faltou inserir mais informações externas à própria opinião. Tais informações podem ser acrescentadas através de citações, notícias de sites, autores ou obras que comprovem o que você está afirmando no seu texto.)
Convém ressaltar que, também faz-se possível destacar a ausência de incentivos aos estudantes por parte dos familiares, especialmente dos frequentadores da rede pública de ensino, sendo um dos fatores de risco durante a escolha profissional. Isso ocorre, haja vista que uma significativa quantidade dos adolescentes não possui o conhecimento necessário para entender sobre o perfil acadêmico exigido pela carreira ou pelas características do trabalho, os quais percebem como mais valioso o fato da profissão fornecer maior retorno financeiro do que uma que envolva mais afinidade. Ademais, a diversidade de opções disponíveis também facilita a incerteza do discente quanto ao seu futuro profissional, o que pode ocasionar problemas psicológicos relacionados ao arrependimento de não ter se encaminhado para uma área que o indivíduo tenha relação e combine com ele. (Novamente, faltou inserir informações externas ao senso comum, a opinião sempre é importante para a redação, contudo, também é necessário demonstrar o conhecimento de outras áreas da educação e informação que possam ser aplicadas no texto).
Diante do exposto, cabe ao governo e as escolas oferecerem oficinas e feiras de profissão para que os jovens possam conhecer mais sobre as diferentes áreas de trabalho e proporcionar orientação vocacional nas escolas com o objetivo de ajudar os alunos. Outrossim, campanhas de conscientização também é necessária para auxiliar os familiares a apoiar os jovens para que o adolescente consiga escolher com segurança a futura carreira.”(Faltou o detalhamento da proposta e o meio/modo da execução dela)
C2- O candidato compreendeu a proposta de redação, no entanto, não atendeu a todos às exigências do texto dissertativo-argumentativo, tal como apresentar o ponto de vista embasado em informações, citações etc. Nunca se direcione ao seu leitor de forma direta, como em “você”.
C3- O candidato soube pouco selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
C4- O candidato soube empregar dos mais diversos termos coesivos para manter a coerência em seu texto, por meio de conjunções, como ademais, outrossim, haja vista etc.
C5- Faltou detalhar a proposta de intervenção e o meio/modo.
Notas por competência:
C1- 120
C2- 120
C3- 120
C4- 200
C5- 120
Nota final: 680
AnaLor
Oiê, Vanessa. Tudo bem? Vou tentar ir por tópicos, certo?
Introdução: apresenta caráter expositivo sem uma tese definida. Definir seu ponto de vista sobre o assunto, desde o início, é essencial para redações do Enem (no caso, eu to tentando corrigir pro enem kkkk). Tentaria colocar alguns fatos, dados científicos que corroborariam a descrição da situação que cê fez
Desenvolvimento: O primeiro parágrafo apresenta o msm problema que a introdução. Além disso, achei o segundo parágrafo um pouco extenso demais, com muitas ideias abordadas. Tentaria ser mais concisa.
Conclusão: Boa proposta de intervenção, acredito que cê deveria somente reforçar a tese já defendida desde o princípio do texto.
Bom, acho que é isso. Parabéns! Boa sorte e até mais :)