O astronauta brasileiro Marcos Pontes afirma que: Você pode ser tudo o que ser na vida, desde que você trabalhe, estude e sempre faça mais do que esperam de você. No entanto, no séc. XXI existem muitos desafios para o jovem brasileiro no momento de escolha da sua profissão, como a interferência familiar e a sua condição socioeconômica.
Em primeira análise, o filósofo John Locke dizia: ” o ser humano é como uma tela em branco que é preenchida por influência e experiências”. Nessa perspectiva, é possível afirmar que a influência oriunda da opinião e desejo por parte dos pais na decisão da profissão dos filhos, dificulta, em alguns casos, a escolha pessoal do indivíduo. Uma vez que, muitos não querem decepcioná-los ou mesmo são obrigados concordar com eles.
Em segunda análise, certos jovens brasileiros não têm condicões para o custeio do curso escolhido. Embora existam diversos mecanismos de acesso à Universida Pública, há casos de pessoas que precisam largar os estudos para ajudar ou sustentar sua familia em algum oficio. Não tendo assim, sequer o direito de pensar em profissão desejada. Repetindo assim, um ciclo de injustiça e escassez de profissionais qualificados no Brasil.
Desse modo, faz-se aprazível a assistência a esses brasileiros para garanti-los o direito de uma vida digna e livre desses ciclos sociais. Para isso, o Ministério da Educação deve consolidar a expansão de programas que facilitem ainda mais a entrada na universidade e veicular propagandas de apoio à escolha individual da profissão na vida do jovem brasileiro. Pois como Monteiro Lobato disse: Um país se faz com homens e livros.
Obs.: Por gentileza, coloquem a pontuação obtida conforme as notas do ENEM.
Agradeço pela correção dada…
dudamoreira
Ola!
PRIMEIRA COMPETÊNCIA: 160 PONTOS
SEGUNDA COMPETÊNCIA: 200 PONTOS
TERCEIRA COMPETÊNCIA: 200 PONTOS
QUARTA COMPETÊNCIA: 200 PONTOS
QUINTA COMPETÊNCIA: 180 PONTOS
SUA INTRODUÇÃO FOI BOA, TEVE CONTEXTO, TEMA E TESE, MAS TEVE UM ERRO ORTOGRÁFICO NA HORA DA DIGITAÇÃO, FIQUE ATENTO.
NOS DOIS DESENVOLVIMENTOS VOCÊ COMENTOU CORRETAMENTE A SUA TESE E USOU UM ARGUMENTO POR CITAÇÃO DIRETA O QUE FAZ COM QUE SEU TEXTO FIQUE MAIS CAPRICHADO!
NA CONCLUSÃO FALTOU VOCÊ DETALHAR UM POUCO MAIS, POR MEIO DE QUE E PARA QUAL FINALIDADE.
PARABÉNS PELA REDAÇÃO!!!
AnaLor
Oi, Vinnicius. Tudo bem?
c1: 160, pois em alguns momentos vc esquece da vírgula e faz uso inadequado desta e de alguns verbos e expressões.
c2: 120, pois o seu primeiro parágrafo me parece mais expositivo que argumentativo, o mesmo valendo para os dois desenvolvimentos.
c3: 160, vc cita 3 personalidades, porém a relação delas com o tema é bem vago, o que faz com que essa adequação fique um pouco evasiva
c4: 200
c5: 120, são propostas não muito detalhadas
Acho que é isso
Até mais e boa sorte ;)