Com o advento da Revolução Industrial, diversos movimentos visando a inserção da mulher devidamente reconhecida no mercado de trabalho surgiram. Entretanto, tal prerrogativa não tem se reverberado em sua totalidade, principalmente quando se verifica o atual enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado por mulheres. Tendo como principais agravantes dessa problemática a desigualdade social e a ineficiência estatal.
Em primeira análise, é possível constatar que a desigualdade social é um dos principais impulsionadores do problema. Na obra “Revolução dos Bichos”, de George Orwell, o personagem “Bola-de-Neve” afirma: “Alguns são mais iguais do que os outros” ironizando o fato de haver grande disparidade de classe e gênero no rancho. No entanto, tal afirmação também se torna real quando se analisa a atual conjectura social, onde as mulheres não tem o seu trabalho de cuidadora devidamente reconhecido, sendo assim desvalorizadas.
Ademais, a ineficiência estatal em garantir que seus direitos trabalhistas sejam respeitados faz com que o problema se reverbere. De acordo com o filósofo contratualista, Thomas Hobbes, é dever do Estado garantir os direitos do cidadão. Porém, essa garantia não tem sido respeitada, causando uma desvalorização do trabalho e o cumprimento de horas extras além das estipuladas pelos Direitos Trabalhistas.
Portanto, para a resolução desse problema, o Estado deve combater a precarização do trabalho dessas mulheres, através da garantia de um piso salarial decente, com a finalidade de garantir todas as suas necessidades, sendo uma das consequências dessa medida, a valorização do trabalho de cuidado por mulheres no Brasil.
DESAFIOS PARA O ENFRENTAMENTO DA INVISIBILIDADE DO TRABALHO DE CUIDADO REALIZADO PELA MULHER NO BRASIL
Compartilhar
lucas999
foi muito boa, só achei muitas citações com poucos “fatos” a revolução industrial é um bom ponto a ser trazido com esse tema, mas achei genérica sua proposta de resolução dos problemas abordados, eu tentaria melhorar o final dela, a conclusão.
no meu ponto de vista sua redação merece ter acima de 900 pontos, espero que consiga!
joacélio23
É uma redação bem feita, mas acho q poderia ser um pouco mais extensa: por exemplo você poderia desenvolver mais a sua proposta de intervenção. Mas, fora isso, você se saiu muito bem.
Competência 1 200
Competência 2 200
Competência 3 200
Competência 4 160
Competência 5 160
Nota total: 920.
Lembrando q é apenas a minha correção pessoal, espero q vc consiga tirar uma nota excelente, desde já fica minha torcida.
Temóteo
C1: (160)
C2: ( 200)
C3 (200)
C4 ( 160)
C5 (140)
Total: 860.
Sua redação está muito bem argumentada, ela tem potencial pros 960 e 980, uma que vc tem uma EXELENTE ARGUMENTAÇÃO, so que vc tá errando na parte mais “fácil”, a C5 é a mais fácil, estude mais sobre a mesma e vc terá um excelente desempenho nas demais.
NicholasJasper
Redação muito boa, porém, concordo com os outros comentários de que ela deveria ser um pouco mais extensa (talvez aprofundando um pouco mais em argumentos no d1 e d2). A conclusão poderia ser maior também para abordar todos os 5 pontos de forma eficaz. No geral, é uma ótima redação, daria 900+ com certeza!
C1 – 200
C2 – 200
C3 – 200
C4 – 160
C5 – 160